F1: Kimi Antonelli é primeira opção de Toto Wolff, que continua atento a Verstappen
Em fevereiro, o anúncio de Lewis Hamilton de se juntar à Ferrari em 2025 deixou uma vaga na Mercedes, dando origem a especulações sobre o seu substituto. Inicialmente, a Mercedes teve dificuldade em atrair interesse devido aos recentes problemas de desempenho. No entanto, à medida que a sua forma melhorou, pilotos como Max Verstappen foram associados ao lugar.
O diretor da equipa Mercedes, Toto Wolff, vê a saída como uma oportunidade e não tem pressa em decidir. Wolff admitiu que Kimi Antonelli é a sua principal escolha, apesar do modesto desempenho do italiano na F2. Wolff reconhece os riscos, em particular a inexperiência de Antonelli e a pressão dos media, mas vê o seu potencial e está disposto a correr um risco calculado.
Verstappen é considerado uma alternativa, mas parece irrealista. Wolff prefere um compromisso a longo prazo do que um contrato de um ou dois anos com outros pilotos. O seu objetivo é desenvolver Antonelli da mesma forma que Oscar Piastri foi integrado na McLaren. Wolff continua aberto às mudanças do mercado, nomeadamente à evolução da Red Bull.
“Sempre vi a saída de um piloto como uma nova oportunidade para a equipa”, diz Wolff ao Autosportwereld. “A mudança é boa, temos de a aceitar. Não nos estamos a precipitar, queremos esperar para tomar a decisão certa. Os critérios para o nosso próximo piloto são simples: queremos o melhor piloto disponível. De momento, a minha primeira opção é Kimi Antonelli”.
“Claro que há riscos. Não é tanto pelo seu talento como piloto, mas Antonelli ficaria exposto aos media e às capacidades de George Russell, um dos melhores pilotos da grelha. Mas Kimi tem um enorme potencial. A sua velocidade e talento já estão a um certo nível, só lhe falta a experiência”.
“Um cenário alternativo é, obviamente, Verstappen, mas neste momento isso não me parece realista. Outros pilotos assinariam um contrato de um ou dois anos, o que não é suficiente para nós. Por isso, não me importo de correr o risco com Antonelli, porque é um risco calculado”.
“Se olharmos para o progresso de Piastri, ele demorou um ano e meio a competir pela vitória ao nível do seu companheiro de equipa Lando Norris. Queremos tentar fazer o mesmo com Kimi. Em 2025, com as mudanças em 2026, estaremos em transição de qualquer forma. Por isso, esta é uma boa época para o integrar na nossa equipa. No entanto, vou continuar a observar o mercado. Não tenho a certeza de como as coisas vão evoluir na Red Bull”.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
O totó é o empresário de Kimi e terá todo o interesse em o promover. Mas pelo que vi ao vivo hoje de manhã aqui em Spa, penso ser melhor para o piloto deixá-lo estar mais um ano, pelo menos, na F2. Vi tantos erros dele – até mesmo nas trajetórias das curvas de Les Combes – que denota-se que ainda não está preparado. Se ainda faz disto na F2 não me parece que fará muito melhor na F1, embora neste momentos as fórmulas de promoção de pouco mais servirem do que emborrachar a pista para a F1. Bons pilotos… Ler mais »
O que o toto está á espera é de ver se o Max muda de ideias e aceita vir para a Mercedes já!
Caso contrário ele já tinha assinado com o Carlos Sainz que é bem melhor piloto que o Russell, o Antonelli é para entrar em uma equipa que anda no fundo do pelotão, como o Russell quando entrou na Williams.
Ainda hoje se viu o Sainz ser melhor que o Russell 🤣
O verdadeiro ‘smooth operator’ foi o inglês.
A afiliação de pilotos à formação das equipas de F1 pode ser muito perniciosa. Até agora não vi quase nada de destaque no Antonelli. Não fosse a ligação que já têm com ele, diria que o Aron ou o Bortoleto seriam muito mais interessantes, pelo que estão a fazer como rookies na F2, mas tb pela carreira anterior (em especial o brasileiro).
Aron teve azar hoje de manhã. Porque também esteve muito bem. Aron, Bortoleto e Hadjar estão claramente acima dos outros. Até de Bearman que tão bem esteve este ano quando teve de substituir Sainz e que já garantiu uma vaga na F1 no próximo ano.