F1, Juan Pablo Montoya: “Toda a Red Bull está adaptada ao Max”

Por a 31 Março 2025 11:30

Juan Pablo Montoya acredita que a despromoção de Liam Lawson para a Racing Bulls depois de apenas duas corridas com a Red Bull é, na verdade, uma jogada positiva, pois dá-lhe a oportunidade de reconstruir a sua confiança num ambiente familiar (um pouco à imagem de Pierre Gasly).

Montoyta acredita que o real problema na Red Bull é o seu foco em Max Verstappen, adaptando o carro inteiramente ao seu estilo de condução agressivo em vez de o adaptar a outros pilotos. Montoya sugere que Lawson foi pressionado a conduzir como Verstappen em vez de ter o carro ajustado às suas necessidades, o que prejudicou o seu desempenho.

“A Red Bull pode estar a salvar a carreira do Liam ao levá-lo para o Racing Bulls, porque ele já lá esteve, tem-se saído bem. Ele tem sido competitivo, tem estado a par do Yuki, venceu-o em algumas corridas, ficou atrás de outros, mas tem-se saído bem. Vai ter a oportunidade de voltar a entrar num carro e dizer: ‘Oh, isto parece normal’.

Sei que toda a Red Bull está adaptada ao Max. Tudo foi feito para que Max se sinta confortável, para o que Max quer. O Max quer que o carro vire. Se for instável, ele não se importa. Se virar, é o que ele mais quer, e é perfeito. O problema é que do outro lado da garagem também há engenheiros. Não estive lá para saber qual é a filosofia, mas tenho quase a certeza que falaram muito sobre isso [na Red Bull]. ‘Ele está a conduzir mal, está a travar mal. Vê como o Max trava. Vê como o Max solta o travão, vê como o Max mexe as mãos”.

Com base na sua própria experiência na Williams, Montoya salienta a importância de os engenheiros adaptarem o carro ao piloto em vez de forçarem um estilo de condução específico. Ele conclui que Yuki Tsunoda se encaixa melhor na visão da Red Bull, tornando-o a escolha ideal para se desenvolver ao lado de Verstappen.

“E é disto que a Red Bull precisa. A Red Bull precisa de contratar alguém e construir o outro lado da garagem com essa pessoa, e têm de ter tempo para o fazer. Para eles, Yuki é a pessoa perfeita”, concluiu Montoya.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
mariojscosta
mariojscosta
3 dias atrás

Mas é isto que eu digo à MUITOS anos, para a Red Bull só o Max é que interessa, o resto é tudo acessório.

iluminaty_luz2022_gmail_com
iluminaty_luz2022_gmail_com
3 dias atrás

Basta fazer um pequeno exercicio…Quantos pilotos queimou nos jovens promissores!…

Ativar notificações? Sim Não, obrigado