F1: Jos Verstappen defende o estilo de Max

Por a 3 Julho 2018 11:42

Os incidentes de Verstappen no início da época deram muito que falar e obrigaram o piloto a tomar uma posição de força nas conferências de imprensa. Eram muitas as questões sobre o seu estilo de condução e se o piloto via a necessidade de mudar. O jovem sempre se defendeu dizendo que se o estilo de condução que o caracteriza o fez  chegar até à F1 é porque resulta e não via motivos para mudar.

Com quatro pódios em seu nome este ano  (1 vitória), Verstappen ocupa o quinto lugar da classificação, a três pontos de Ricciardo. As últimas prestações têm sido muito melhores e os resultados estão à vista. Jos Verstappen aproveitou a vitória do seu filho para dizer que o estilo de Max não deveria ser questionado e que a vitória foi a prova que o #3 está certo:

“Foi dito que ele devida mudar seu estilo de pilotagem, mas foi graças ao seu estilo de pilotagem, ele venceu. Se o Max não tivesse passado o Raikkonen na primeira volta, ele não teria vencido. Creio que não vale a pena falar mais sobre isso. No domingo, ele mostrou que entende muito bem  o que se passa em pista. Acabei de falar com algumas pessoas e sugeri que nunca mais deveríamos questionar a sua capacidade, porque ele sabe o que faz.”

Claro que Verstappen sabe o que faz e o seu talento nunca esteve em causa. O que esteve em causa sim era a forma como usava esse talento. A forma como ele arriscava, especialmente nas primeiras voltas. E estes aspectos questionavam-se pois um talento como o de Max deve ser protegido. Para quem vê, os toques de Max eram um ingrediente extra bem vindo (em certas ocasiões), mas todos entendiam que Max era mais do que vimos no inicio do ano. E mesmo na Áustria a ultrapassagem a Kimi dá-se com um toque na roda do finlandês. E se esse toque se dá um pouco mais atrás, seria a asa de Verstappen a tocar no Ferrari, arruinando a sua corrida e a de Kimi, Num desporto como a F1 as margens são mínimas e é preciso atacar para tentar chegar ao lugar que se pretende. Mas a forma como se ataca também deve ser  ponderada e estudada. Não é por acaso que Ricciardo é considerado o rei das ultrapassagens (quanto ultrapassa não falha e raramente toca no adversário).

O que Max fez depois de chegar ao primeiro lugar foi de campeão. Uma gestão irrepreensível de todos os factores que lhe valeu uma justíssima vitória. Mas usar essa vitória para justificar a postura dada a toques desnecessários não parece a melhor solução. É a mesma coisa que termos um excelente chefe de cozinha que se corta em demasia. Ninguém pede que deixe de cozinhar da forma como ele o faz, apenas que mude ligeiramente a forma como usa a faca, para podermos ter os seus melhores pratos com mais frequência.

Max é um dos melhores talentos em pista, mostrou ter um carácter fortíssimo, e entende bem os terrenos que pisa. Tem tudo para ser um dos grandes nomes de sempre da F1 e pode fazê-lo a sua maneira. Mas  até os melhores aprendem e adaptam-se todos os dias.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
6 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado