F1, James Vowles: “pilotos capazes de lutar consistentemente por pontos”
Desvendada a decoração do Williams FW46 que vai competir na próxima temporada do mundial de Fórmula 1, o responsável da equipa de Grove quis sublinhar o passo dado pela estrutura desde que assumiu funções em fevereiro de 2023. James Vowles chamou a atenção para o facto da sua equipa conseguir captar mais interesse de novos e fazer regressar alguns parceiros, ao mesmo tempo que procura a “excelência” no trabalho de todos em Grove.
“O FW46 tem sido o foco da equipa durante muitos meses e ainda há um esforço tremendo de todos em Grove para entregar o nosso carro deste ano”, explicou James Vowles no evento que serviu para apresentar o projeto de 2024. “Enquanto procuramos aproveitar a dinâmica da época passada, temos um alinhamento de pilotos com Alex [Albon] e Logan [Sargeant] que é capaz de lutar consistentemente por pontos, ao mesmo tempo que ajuda a liderar o nosso desenvolvimento para o futuro”.
O líder da Williams diz ter assistido à união de toda a equipa nos últimos meses para “ultrapassar uma série de desafios e conquistar o sétimo lugar no campeonato de construtores, o que significou muito para todos os envolvidos. Também mostrámos ao mundo que estamos a construir as bases para seguir em frente”.
Apesar do 7º posto alcançado, que esteve em risco no final da temporada quando a então AlphaTauri melhorou de tal forma que saiu do último lugar do mundial para discutir aquela posição com a Williams, Vowles quer mais do que isso. “Por muito duro que pareça, [estou] orgulhoso do que conseguimos, mas o sétimo lugar não significa muito para mim. Fizemos um bom trabalho, mas não um ótimo trabalho. Procuramos a excelência e sabemos o que temos de fazer entre estas duas etapas. Não o vamos conseguir fazer num ano, isso é simplesmente impossível”. Como tal, o responsável quer continua a “reforçar a equipa dentro e fora da pista através de melhorias nas nossas infraestruturas, investindo nos nossos colaboradores e atraindo novos parceiros fantásticos como a Komatsu”.
Ao mesmo tempo que está “ansioso por ver o que esta época nos reserva”, James Vowles garante estar “muito orgulhoso do que a equipa fez em vários aspectos. Antes de mais, olhem para o carro de há 12 meses e olhem para o carro de hoje. Vejam a quantidade de patrocinadores de marcas de topo que estão connosco nesta viagem e isso, para mim, é um verdadeiro ‘boom’ e uma sugestão do rumo que tomamos. Em segundo lugar, é que, quando olho para a pintura, tem uma progressão muito agradável entre os azuis, o que para mim significa onde estivemos e para onde vamos”, concluiu.