F1: James Allison considera que “há coisas nos regulamentos que não servem” nenhuma equipa
O diretor técnico da Mercedes, James Allison, criticou a decisão da Fórmula 1 de dar prioridade à questão do ‘ar sujo’ como forma de melhorar a competição em pista, classificando-a como um erro crucial.
A mudança de regulamento implementada no início da temporada de 2022 teve como objetivo facilitar as ultrapassagens, reduzindo o ar turbulento produzido pelos carros da frente, que muitas vezes impedia os adversários de conseguirem perseguir e tentar manobras de ultrapassagens. Um dos principais ajustes incluiu a reintrodução da aerodinâmica de efeito de solo, uma técnica que aumenta a força descendente ao “sugar” efetivamente o carro para a pista.
“A Red Bull está a fazer um bom trabalho e o resto de nós tem o dever de fazer um trabalho melhor. Não acho que isso seja culpa do regulador, mas há coisas nos regulamentos que não servem bem a nenhum de nós”, disse James Allison. “Não acho que seja sensato ter carros que ‘agarram’ o solo da forma como estes carros o fazem”.
Allison ainda sublinhou que o regulamento está focado na “ideia de que se consegue uma boa corrida controlando ar e ignorando os pneus”, esperando que se possa retirar algumas lições sobre o que correu mal com as alterações de 2022 para o próximo ciclo regulamentar. “Não acho que haja nada de errado em particular com os fundos de efeito de solo, mas a FIA ainda está muito empenhada em colocar a gestão ‘wake’ no topo de tudo, sacrificando estas coisas. Seria útil se houvesse uma abordagem mais equilibrada. A disposição particular destes carros, que têm uma resposta à altura da traseira que não é particularmente boa, não é algo que devamos levar para 2026”, considerou o responsável da Mercedes.
FOTO: MPSA/Phillippe Nanchino
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI