F1: Jacques Villeneuve critica promoção de adolescentes

Por a 14 Dezembro 2016 11:07

Jacques Villeneuve criticou a promoção recente de vários pilotos com menos de 20 anos à Fórmula 1, afirmando que passa a imagem errada sobre o desporto. De acordo com o antigo campeão mundial, isto faz a F1 parecer fácil demais. Para Villeneuve, pilotos não deviam saltar diretamente da Fórmula 3 para a Fórmula 1 como aconteceu com Max Verstappen e Lance Stroll.

Villeneuve explicou que “antes era preciso chegar à F1 com metade da bagagem, e depois tínhamos que arranjar a outra metade. Agora, a bagagem é acabadinha de estrear e nem sequer foi aberta. O talento não chega para entrar na Fórmula 1. Um piloto pode mostrar ser talentoso, mas devia ter que penar para lá chegar, e agora está a faltar qualquer coisa”.

Lance Stroll vai estrear-se na F1 com 18 anos, tendo nascido um ano e três dias depois de Villeneuve se ter sagrado campeão mundial. O canadiano do Québec não ganhou mais nenhuma corrida desde o título de 1997, mas permaneceu na F1 até 2006. Desde então, nunca mais nenhum piloto deste país tinha chegado à F1.

Villeneuve tinha vencido a IndyCar e as 500 Milhas de Indianapolis em 1995, antes de chegar à F1. Antes disso, correu vários anos na Fórmula 3 (na Itália e no Japão, onde foi vicecampeão) e na F. Atlantic, e disputou a sua primeira corrida de automóveis já com 18 anos de idade. Lance Stroll, entranto,  vai ascender com o título europeu de F3 no bolso, um título conquistado no segundo ano da categoria, mas ainda com 17 anos de idade.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
7 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
2fast4u
2fast4u
7 anos atrás

De certa forma compreendo. Fazendo uma analogia com o desporto rei, parece que se “excitam” com o talento dos miúdos e põem a carroça à frente dos bois. O resultado na maior parte das vezes é que afinal não é assim tão bom como parecia, ou qualquer coisa do género. Tem de se dar tempo, mesmo que haja talento, para evoluir no tempo certo, e dar o salto nos timings adequados. Senão podem ser um Bruma, ou um Hugo Leal…

Pity
Pity
Reply to  2fast4u
7 anos atrás

Outra analogia possível: passam do ensino básico directamente para a universidade, sem passarem pelo secundário. E depois na universidade, andam a penar.

Kimi Iceman
Kimi Iceman
Reply to  Pity
7 anos atrás

A penar, depende… se forem da Lusófona tiram os cursos ao fim-de-semana, lol.

Pity
Pity
Reply to  Kimi Iceman
7 anos atrás

Eu referi-me a Universidades, não a fábricas de canudos 🙂

noteam
noteam
7 anos atrás

O que diz o Villeneuve faz algum sentido…em 1985! Se o Villeneuve saísse da sua bolha muito particular vai perceber que este tipo de situações acontece com cada vez maior frequência um pouco por todos os desportos, não é exclusivo da F1. Jovens recrutados por marcas como a Red Bull ou Mclaren passam por um regime de preparação fortíssimo a todos os níveis, seja físico, mental, tudo o que é preciso para chegar á competição super preparados eles têm á sua disposição. Este tipo de acompanhamento não exista algumas décadas atrás e não permitia que enormes talentos se desenvolvessem mais… Ler mais »

Kimi Iceman
Kimi Iceman
7 anos atrás

Qualquer dia as equipas de F1 assinam contratos ainda no infantário!
Nem pela F3 vão passar, vão dos Karts directos para a F1!

asfalto
asfalto
7 anos atrás

Pois a maturidade também faz muita falta neste desporto. E não é por acaso que já se vê criar regras pela falta de maturidade do Max.

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado