F1: Jackie Stewart critica Lewis Hamilton

Por a 29 Novembro 2016 14:09

O antigo tricampeão do mundo de Fórmula 1 Jackie Stewart criticou a forma como Lewis Hamilton geriu a derrota na luta pelo título de 2016. Embora tenha dado os parabéns a Nico Rosberg depois da corrida de Abu Dhabi, o piloto inglês rapidamente apontou o dedo aos problemas de fiabilidade sentidos esta temporada, levantando ainda dúvidas sobre se de facto o melhor piloto tinha sido campeão. No entanto, em sua defesa, Hamilton disse também aos microfones da Sky que não queria “retirar nada do Nico”, elogiando o campeonato feito pelo colega de equipa. Mas para Jackie Stewart, “tem de haver alguma dignidade” na vitória e derrota.

“Quando algo assim acontece, tens de te esquecer do passado”, apontou. “Ele venceu a corrida, o que é impressionante. Venceu 10 provas este ano. Mas não devia estar infeliz. Já venceu o campeonato por três vezes e não há muita gente que o tenha feito. Devia estar feliz por isso”, insistiu.

Sobre as regras da equipa e o facto de a Mercedes ter pedido a Hamilton para aumentar o ritmo face à chegada iminente de Sebastian Vettel e Max Verstappen nos instantes finais da prova, Stewart mostrou-se ao lado da equipa, apesar de muitas vozes terem apoiado o comportamento de Lewis Hamilton, que revelou não ter feito “nada” de mal:

“Penso que no meu tempo nenhum de nós teria dito ou feito algo semelhante. Tens apenas que seguir as ordens de equipa. Ele deve estar agradecido por representar a Mercedes, uma equipa totalmente dominante, e não chateado. A equipa fez o que tinha a fazer. Este ano foi uma confirmação do quanto são bons, mas tens que manter igualmente um bom relacionamento dentro da equipa, em particular com o teu colega”, concluiu ‘Sir’ Jackie.

 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
18 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
RogerM
RogerM
7 anos atrás

O Hamilton tem uma competitividade muito grande, levando a que por vezesnão saiba perder, e ficar amuado. Quantos e quantos Pilotos, não poderiam ter mais Títulos, se não fosse os problemas de fiabilidade. Um desses é o Kimi.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  RogerM
7 anos atrás

Viu a cerimónia do pódio e o pré-pódio? Viu algum Hamilton amuado ou com mau-perder? Eu vi um hamilton até bastante humilde, deu os parabéns ao companheiro e não o vi esboçar nada que me faça pensar que estava com mau perder, bem pelo contrário.

asfalto
asfalto
Reply to  Frenando_Afondo™
7 anos atrás

Até foi ajudar a dar um banho de champanhe.

Paulo Cunha
Paulo Cunha
7 anos atrás

Até que enfim aparece alguém que a pensar direito. Não posso compreender como um piloto que representa uma marca, lidera uma corrida, sequer lhe pode passar pela cabeça baixar o ritmo, por em risco a vitória para prejudicar um colega de equipa.

Pity
Pity
Reply to  Paulo Cunha
7 anos atrás

Mais do que um colega de equipa, era o rival para o título. Além disso, nunca pôs a vitória em perigo, pois precisava dela, para poder ainda sonhar com o título. Ou alguém acredita que, se o Vettel passasse o Rosberg, Hamilton não aceleraria de imediato?

sky47
sky47
Reply to  Pity
7 anos atrás

Não acelerava não senhor! Porquê? Porque mesmo com o 3º o Nico era campeão, ele queria era confusão atrás dele e se houvesse mais umas voltinhas não estaríamos aqui a falar assim. Mas atenção não estou a dizer que o Lewis fez mal não senhor. Lutou com a arma que tinha disponível naquela parte especifica da corrida e acho que todos o fariam ai se não o fariam, todos nós temos a certeza disso, ou não?

aguia25
aguia25
Reply to  Paulo Cunha
7 anos atrás

Prejudicar o colega de equipa!!!!???? Não sei se sabe, mas o que estava em causa era apenas o campeonato. Sabia?

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  Paulo Cunha
7 anos atrás

Por em risco a vitória? Dúvido, ele precisava da vitória para ganhar o título. Prejudicar o companheiro de equipa? Diga isso ao Rosberg quando fechou a porta em barcelona e forçou hamilton a ir à relva, onde acabaram os dois na relva. E na austria que se esqueceu de virar o volante porque não queria ser ultrapassado pelo inglês. A intenção de baixar o ritmo é mesmo prejudicar o principal rival ao título, deixem-se de hipocrisias, qualquer outro piloto o faria, outros até fizeram bem pior e são agora considerados “grandes campeões”, as pessoas gostam é de se fazer de… Ler mais »

Pity
Pity
7 anos atrás

Curiosamente, o mais interessado, ainda não falou sobre o tema: Nico Rosberg. Porquê? Se calhar porque se os papéis se invertessem, ele faria o mesmo.

Génesis
Génesis
Reply to  Pity
7 anos atrás

ou pior….

taz-gml
taz-gml
7 anos atrás

Podia fazer como o Senna fez ao Prost em 1990 ou Schumacher ao Hill em 1994 e não o fez, claramente é mau piloto.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
7 anos atrás

O Jackie Stewart também tem uma grande entalada com o Hamilton. Não perde uma para o criticar. Já se estivessem lá faziam o mesmo…

asfalto
asfalto
7 anos atrás

Como é obvio qualquer pessoa mais experiente não pode dizer outra coisa que não seja isto. Não respeitou ordens superiores dadas de forma discreta, e assistiu-se a um espetáculo lamentável onde toda a gente ficou a perceber coisas que nenhum responsável por este desporto queria. Não são corridas onde cada um pega no seu carro e vai competir.

anotheruser
7 anos atrás

E se tivesse feito nada?
Se não tivesse tentado nada e entregue o título de “mão beijada” ao Rosberg?
Como seria criticado pelo Jackie Stewart: exactamente pelo motivo oposto.
Na Vida há maior arrependimento pelo que não fizemos e do que poderia ter sido, do que por aquilo que fizemos e suas consequências.

tifosi
tifosi
7 anos atrás

Parece que há muita gente a comer gelados com a testa. O ambiente na Mercedes nunca foi bom, a relação Rosberg e Hamilton nunca foi a melhor. Logicamente diria eu, por se tratar de uma equipa campeã do Mundo, onde um dos seus pilotos é alemão há sempre conflito de interesses. Hamilton fez o que lhe competia, “jogar” com as suas armas, mesmo que isso significasse desrespeitar as ordens de equipa. Qualquer um o fazia. Vettel nunca passaria Rosberg, mesmo este último sendo campeão. É o mesmo que haver 2 pilotos portugueses em pista na F1 e um deles poder… Ler mais »

Kimi Iceman
Kimi Iceman
7 anos atrás

Árrrrrr… este Jackie critica toda a gente.

can-am
can-am
7 anos atrás

Quem é o Jackie Stewart ao pé do Lewis Hamilton ? Só por respeito à terceira idade !
Ele que se ponha no lugarzito dele. Os cata-ventos são isso mesmo- mudam conforme o tempo ! Mas estão sempre do lado certo…do vento !

diabolique
diabolique
Reply to  can-am
7 anos atrás

“Lugarzito dele?” Vê-se logo que você não percebe nada de Fórmula 1 e da história da modalidade, muito menos sobre o respeito a uma das suas eternas lendas, cuja postura foi apenas e só responsável pela maior transformação do desporto no que à segurança diz respeito!

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado