F1, Jack Doohan esqueceu-se de desligar DRS: “apanhou-me de surpresa, vou aprender com isso”

Por a 4 Abril 2025 13:54

A Alpine revelou o “erro de julgamento” que levou ao grave acidente de Jack Doohan durante o TL2 em Suzuka, enquanto avalia as possibilidades de reparar o carro para a qualificação.

Um violento acidente do estreante da Alpine, Jack Doohan, provocou as bandeiras vermelhas nos Treinos Livres 2 para o Grande Prémio do Japão em Suzuka, com a equipa a revelar posteriormente a causa do incidente.

VEJA O VÍDEO, CLIQUE AQUI

Após ter entregue o seu Alpine A525 ao piloto de reserva Ryo Hirakawa para o TL1 na manhã de sexta-feira, a primeira volta de Doohan no TL2 resultou numa forte colisão na Curva 1. O australiano declarou-se felizmente “bem” após o acidente, antes de ser enviado para exames no Centro Médico do circuito.

Uma peculiaridade da pista de Suzuka é que o Sistema de Redução de Arrasto na asa traseira precisa ser desligado manualmente pelos pilotos ao entrarem na Curva 1, em vez de se desligar automaticamente como acontece quando o carro é travado. Parece que foi isso que ‘apanhou’ Doohan, de acordo com a própria equipa.

“Estamos todos aliviados por ver o Jack sair ileso do seu incidente no Treino Livre 2 e contentes por saber que ele está bem após as verificações de precaução”, disse o Diretor da Equipa Alpine, Oli Oakes. “Foi um erro de julgamento não ter fechado o DRS na Curva 1. É algo com que podemos aprender.”

Oakes acrescentou ainda: “Sei que o Jack e a equipa estarão prontos para amanhã. A equipa dele vai trabalhar arduamente para preparar o carro após os danos.”

Refletindo sobre o acidente, Doohan afirmou: “Antes de mais, estou bem após o incidente. Foi um acidente forte, algo que me apanhou de surpresa, e vou aprender com isso. Sei que a equipa tem muito trabalho pela frente para reparar o carro até amanhã, por isso agradeço-lhes desde já os seus esforços. O meu foco está no dia de amanhã, onde teremos o Treino Livre 3 para nos prepararmos para a Qualificação.”

Doohan agora tentará maximizar o seu TL3 para ganhar uma sensação de um carro de Fórmula 1 em Suzuka antes da crucial sessão de Qualificação no sábado à tarde.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
6 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pity
Pity
24 dias atrás

Há um pormenor que eu aponto à Alpine, o facto de pôr o Hirakawa no lugar do Doohan no TL1, teria sido mais lógico ter colocado o japonês no carro do Gasly, já que o Doohan não conhecia a pista.
Que fique bem claro que não estou a culpar a Alpine pelo acidente, pois o mesmo podia ter acontecido no TL1, se o Doohan lá estivesse, apenas acho que não foi uma gestão muito “amiga” do piloto.

917/30
Reply to  Pity
24 dias atrás

Briatore é muito “amigo” de Doohan. Tudo o que o rapaz precisava era estar de fora no TL1 na sua 4ª corrida…

Last edited 24 dias atrás by ...
Pity
Pity
Reply to  917/30
24 dias atrás

Terceira. A sprint não conta, ou, se quiser, terceiro fim de semana.

917/30
Reply to  Pity
24 dias atrás

É a sua 4ª corrida, Doohan correu na última prova do ano passado.

Pity
Pity
Reply to  917/30
24 dias atrás

Tem razão, esqueci-me que ele correu em Abu Dhabi.

garantia4
garantia4
24 dias atrás

Neste episódio e nesta F1 – a única modalidade desportiva (?) em que é proibido treinar – só falta agora o AMuS ter acertado quando avança a hipótese de o piloto ter testado no simulador não desactivar o DRS., e a seguir replica’- lo em pista. Inquietante, no mínimo.

últimas Newsletter
últimas Autosport
newsletter
últimas Automais
newsletter
Ativar notificações? Sim Não, obrigado