F1: Jack Doohan confirmado como piloto da Alpine
Foi hoje confirmado que Jack Doohan será o companheiro de equipa de Pierre Gasly na Alpine na próxima temporada.
A Alpine anunciou a promoção do atual piloto de reserva Jack Doohan ao lugar a tempo inteiro para a temporada de 2025, fechando a porta da equipa francesa a pilotos como Valtteri Bottas, Zhou Guanyu ou Kevin Magnussen, que ficam, desta forma, com a vida mais complicada para se manterem na Fórmula 1.
Doohan juntar-se-á a Pierre Gasly, já contratado e anunciado, para formar a dupla de pilotos da equipa para a próxima época, tornando-se o primeiro candidato da Alpine Academy a graduar-se para um lugar na equipa.
O australiano de 21 anos – filho do lendário pentacampeão mundial de motociclismo de 500cc, Mick Doohan – tem sido o piloto de reserva da equipa nos últimos dois anos, depois de uma carreira júnior de sucesso em corridas internacionais de monolugares.
Jack terminou em segundo lugar no Campeonato de Fórmula 3 da FIA de 2021 e em terceiro lugar no Campeonato de Fórmula 2 da FIA de 2023, antes de se tornar piloto de reserva a tempo inteiro em 2024, onde contribui com o seu trabalho no simulador.
Jack Doohan tornou-se o primeiro piloto na história da Fórmula 2 a conquistar a pole position, a vitória na corrida, a volta mais rápida e liderar todas as voltas de uma corrida principal na Hungria em 2023. Alcançou seis vitórias na categoria, além de cinco pole positions e mais cinco subidas ao pódio durante duas temporadas de competição.
Continuará a desempenhar o papel de piloto de reserva durante o resto da época de 2024, participando em eventos regulares com o carro de Fórmula 1 A522 – no programa de testes permitido com monolugares de outros anos – bem como em tarefas no simulador da equipa em fins de semana de corrida selecionados.
Com esta confirmação, passam a dois os pilotos estreantes que estarão a competir na próxima temporada, com Jack Doohan a juntar-se a Oliver Bearman.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Fixe!
Esta falhei, sempre pensei que Zhou iria ser o escolhido.
Nem sempre o que se vê nas fórmulas de promoção se confirma na F1. Por vezes, desabrocham na F1, outras “desaprendem”. Até agora não vi nada no Doohan que o recomende para a F1, Acho-o um pãozinho sem sal, mas se o Latifi e o Sargeant lá chegaram, porque não ele? Veremos do que é capaz.
A questão principal é que não vale a pena ser campeão da F2, é melhor ser segundo ou terceiro, já que nos últimos anos, o campeão fica a ver navios. Foi assim nos últimos dois anos e este… a ver vamos.
Ser campeão de F2 no terceiro ano, como foi o caso de Pourchaire e Drugovich acaba por ser pouco valorizado (e bem na minha opinião) pelas equipas de F1.
Quanto a Doohan, sem ter feito nada de extraordinário (tal como Lawson), esteve bem na F2 e tanto um como o outro merecem a sua oportunidade.
Penso que o Pourchaire não fez três anos inteiros de F2, fez duas ou três corridas no primeiro ano e mais dois anos completos. O Drugovich sim, fez três anos completos. Mas temos de pensar em como estava a equipa no ano em que foram (e em que não foram) campeões. Basta olhar para o ano que a Prema está a ter.
Pourchaire fez duas corridas em 2020 e três anos completos. O que diz da equipas é um facto que se aplica a todos. No caso de Doohan na 1ª metade de 2023 a equipa teve bastantes dificuldades mas na 2ª metade Doohan ganhou três corridas principais o que diz muito sobre o valor do australiano.
Não dá para fixar tudo. Eu sabia que o Pourchaire tinha feito o final de um campeonato, antes de entrar a tempo inteiro, mas se foi dois ou três anos, já não me lembrava. Porém, lembro-me que errou bastante no ano passado, apesar do título. Talvez isso fosse determinante para não ser considerado.
Mas, ao menos, vai ter no próximo ano 4 pilotos estreantes , nascidos no 3° milénio. Dá 20%. Isto se não houver um 5° na Audi ( está na lista do Bin8).
Pois… Não há fome que não dê em fartura, como diz o ditado. É para compensar este ano, que não houve nenhum.
Eu gosto de ver renovação, só espero que todos mereçam o lugar.
Mais um que nunca ganhou nada na vida a chegar ao topo da categoria…
Quantos não chegaram à F1 sem ter ganho campeonatos? Ser P2 na F3 e P3 na F2 não é vergonha nenhuma!
Não tem nada que ver com ser vergonha ou não, tem a ver com a falta de CV, e o Doohan não o tem. É mais ou menos como diz em cima a forista Pity, compensa mais não ser o campeão e ser segundo ou terceiro.
Não tem CV???
Já aqui tinha escrito que o Doohan já teria assinado (faltava portanto o anúncio oficial), e com alguma pena pois preferia o Martins, afinal da mesma igualha. É a Alpine a voltar a escolhas tipo Petrov, Piquet ou Palmer. Ou a lembrar também o Albon. Ele que nos surpreenda.
Mas o Doohan tem um nome mais “sonante”.
Também preferia o Martins, mas ele, este ano, tem estado muito apagado, não sei se por culpa própria, se da equipa.
Talvez dos 2, piloto e ART. Esta tal como a Prema que falhou este ano, ao menos no início, é ver o Bearman.
Sabia que vinhas votar. E desta vez – curiosamente – já não trouxeste o link do que foi escrito. Saudações.
Vamos ver que Doohan temos. Gostei muito dele como rookie, mas depois não evoluiu o esperado. Gosto da postura pessoal dele, espero que se safe.