F1: Interesse da Audi pode causar problemas à Red Bull/Honda

A Red Bull Racing e a AlphaTauri vão continuar com os motores Honda para além de 2021, depois da saída do construtor japonês da Fórmula 1. Agora, as equipas de Fórmula 1 estão a negociar um ‘congelamento’ dos motores, que ajuda as equipas do universo Red Bull.
De acordo com a publicação alemã Auto Motor und Sport, a votação das equipas para aprovar o ‘congelamento’ dos motores vai ser favorável e ao que parece os novos regulamentos de motor vão entrar em vigor em 2025, ao invés de 2026.
A mesma publicação dá conta da possível entrada da Audi em 2025 e um possível parceiro seria a Red Bull Racing. Mas, ao que parece a Honda não quer a marca alemã fique com os seus dados, via Red Bull Racing.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Mas então os motores não vão sofrer alterações, em 2025? Será que os actuais dados da Honda vão servir para alguma coisa nessa altura?
A não ser que a Honda queira voltar oficialmente em 2025 (já nada me admira), o que é que ela quer? Que a Red Bull fique sem motores? Ou vão querer continuar a fornecer motores de forma encapuzada?
Olá Pity. Segundo julgo as alterações em 2025 vão ser na componente hybrida, não sendo significativas em termos de motor térmico, logo pode haver muita propriedade intelectual a proteger por parte da Honda, que teve tantas dificuldades durante 4 anos, com dezenas de unidades partidas ou quase. É sabido que se a Audi tiver acesso a esses dados, tudo isso será partilhado com as outras marcas do grupo, nomeadamente a Porsche. A RB já provou á muito tempo que é especialista a arranjar confusão com motores, e daí ter “unfinished business” com a Mercedes, e mesmo com a Renault que… Ler mais »
Por vezes, é preciso um testamento para expormos as nossas ideias, de forma conveniente. O curioso, no meio disto tudo, é que, na Honda, estão com medo que a Audi utilize os seus conhecimentos, mas eles não o fizeram com os motores Mercedes, quando chegaram à McLaren (vê-se pelos resultados)., ou será que só eles é que são sérios?
A situação é um bocado diferente porque a McLaren não tinha a preparação dos motores Mercedes. Curiosamente, a McLaren nunca teve interesse em ‘tocar’ nos seus motores, mesmo nos tempos dos Cosworth, em que muitas equipas tinham preparação própria, a McLaren entregava-os a um preparador externo, o John Nicholson – que era dito o melhor preparador de Cosworths e veio depois a fornecer várias outras equipas e categorias.
Tem razão, não valorizei o pormenor mais importante, talvez porque vai ser a primeira vez, que eu tenha conhecimento, que veremos esta situação.
Só para esclarecer, nenhum ponto negativo foi meu. A minha maneira de estar é explicar, ou discordar, nunca dar pontos negativos, se o comentário não fugir às regras da educação. A pergunta poderia ser pertinente, se, como outras marcas, a McLaren se metesse mais nos motores.
A Honda que se decida o que quer, se continua a fornecer motores à RB sem ser Honda, então tem de aceitar mudanças no futuro da equipa. Se não quer aceitar que digam logo para a RB decidir a sua vida, andar nesta puxa-estica é que não.