F1: houve “erro humano” em Abu Dhabi e resultado da corrida não pode ser alterado, diz relatório da FIA

Por a 19 Março 2022 13:39

O relatório da FIA sobre os acontecimentos da última prova de 2021 em Abu Dhabi foi tornado público após o Conselho Mundial da federação internacional, coincidindo com o final da última sessão de treinos livres do GP do Bahrein. 

No essencial, o relatório salienta que Michael Masi, diretor de corrida na altura dos acontecimentos, agiu de boa fé, mas admitem que “erro humano levou ao facto de nem todos os carros” retardatários poderem passar o Safety Car, também devido à “imensa pressão exercida pelas equipas”. Ainda assim, a FIA deixou claro que os resultados da corrida e o título mundial conquistado por Max Verstappen no final da prova, “são válidos, finais e não podem agora ser alterados”.

Conforme se pode ler no comunicado da FIA após o Conselho Mundial, “o relatório expõe os resultados, conclusões e recomendações resultantes do exercício de análise e esclarecimento detalhado. O relatório concentrou-se unicamente nos factos em torno destes eventos, e determinou os seguintes pontos-chave:

  • O procedimento de Safety Car foi um tema central de discussão durante o exercício de análise detalhada e esclarecimento, decorrente da aplicação deste procedimento no GP de Abu Dhabi de 2021, nos termos dos artigos 48.12 e 48.13 do Regulamento Desportivo da Fórmula 1; 
  • O diretor de corrida chamou o Safety Car de volta ao pit lane sem que este tivesse completado uma volta adicional, conforme exigido pelo Regulamento Desportivo de Fórmula 1 (Artigo 48.12);
  • A análise revelou que poderiam haver diferentes interpretações do Artigo 48.12 e do Artigo 48.13 do Regulamento Desportivo da Fórmula 1, e que isto provavelmente contribuiu para o procedimento aplicado;
  • Também foi considerado que as decisões relativas ao Safety Car no final do Grande Prémio de Abu Dhabi de 2021 provavelmente tiveram em conta discussões anteriores que deixaram clara a preferência das partes interessadas da Fórmula 1 (FIA, Fórmula 1, Equipas e Pilotos) em terminar as corridas em condições de bandeira verde, em vez de ser atrás do Safety Car, quando seguro para o fazer;
  • Em combinação com o objetivo de terminar em condições de corrida com bandeira verde aplicado ao longo da temporada de 2021, o relatório conclui que o Diretor de Corrida estava a agir de boa fé e com o melhor dos seus conhecimentos dadas as circunstâncias difíceis, reconhecendo particularmente as significativas restrições de tempo para a tomada de decisões e a imensa pressão exercida pelas equipas;
  • Os resultados do Grande Prémio de Abu Dhabi de 2021 e do Campeonato do Mundo de Fórmula 1 da FIA são válidos, finais e não podem agora ser alterados. De acordo com as regras, a Mercedes protestou aos comissários após a corrida, procurando alterar a classificação da corrida. Os comissários rejeitaram o protesto e a Mercedes teve então a oportunidade de recorrer dessa decisão para o Tribunal Internacional de Recurso da FIA, mas não o fez. Não existem outros mecanismos disponíveis nas regras para alterar a classificação da corrida;
  • O processo de identificação de carros com voltas em atraso tem sido até agora manual e o erro humano levou a que nem todos os carros fossem autorizados a ultrapassar. Devido ao facto das intervenções manuais comportarem geralmente um risco mais elevado de erro humano, foi desenvolvido um software que, a partir de agora, irá automatizar a comunicação da lista de carros que têm de ultrapassar. Além disso, os Regulamentos Desportivos de Fórmula 1 de 2022 foram recentemente atualizados para esclarecer que “todos” e não “qualquer” carros devem ser autorizados a ultrapassar;
  • Este processo de identificação de carros retardatários foi revisto como parte das recomendações anteriormente anunciadas pelo Presidente da FIA na sua declaração de 17 de fevereiro de 2022, que também inclui a criação do Centro de Operações Remotas da FIA, a integração de uma nova e alargada equipa para executar operações de pista, bem como uma revisão das interações entre as equipas e o Controlo de Corridas durante a corrida.”

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mariojscosta
mariojscosta
2 anos atrás

O que quer dizer se a Mercedes tivesse recorrido o Hamilton tinha sido campeão.

Scuderia Fast Turtle
Scuderia Fast Turtle
Reply to  mariojscosta
2 anos atrás

Como???

Faça o favor de me explicar como teria sido campeao se a mercedes recorrese.

Nao sou so eu e a mercedes a saber o porque nao valia a pena.

anotheruser
Reply to  mariojscosta
2 anos atrás

Se a Mercedes tivesse recorrido, este relatório não existiria ou não teria sido escrito nestes termos.

Scb2
Scb2
2 anos atrás

Seria interessante se houvesse um relatório da época inteira. Certamente iriam surgir bem mais situações de pressão das equipas e não só (porque não são conhecidas as comunicações de Spa??).
Não puseram cobro quando deviam e no Brasil, Arábia Saudita e Abu Dhabi as situações sucederam se a um ritmo avassalador e os erros (ou decisões erráticas) acabam por ficar na história de uma época que foi fantástica.
Masi é mais vítima que culpado.

Pity
Pity
Reply to  Scb2
2 anos atrás

Os erros começaram logo no Bahrein, com as alterações aos limites de pista, de sessão para sessão, algo que não veremos este ano. Os limites são a linha branca e mais nada (parece…)

asfalto
asfalto
2 anos atrás

Conclusão, o Masi foi injustamente despedido.

#99
#99
Reply to  asfalto
2 anos atrás

Leu o communiqué ?

asfalto
asfalto
Reply to  #99
2 anos atrás

Claro que li, a FIA demorou este tempo todo a dizer o que eu disse no final da corrida, devido a pressão das equipas principalmente a Mercedes o Masi demorou a mandar passar os carros e depois não deu tempo a passarem todos, o erro foi dar ouvidos a quem queria passar tempo para ver se a corrida terminava atrás do Safety car.

mariojscosta
mariojscosta
Reply to  asfalto
2 anos atrás

Principalmente da Mercedes, há há há há há há há.

inoferreira
2 anos atrás

Claro que não podem ser alterados, a Mercedes não recorreu!!!Mas isso não faz do campeonato e do campeão (sem qualquer culpa do Max) um campeão por mérito próprio, só vem provar a mentira que foi o campeonato passado, e não isenta a FIA em nada, pois a federação não fica nada bem na fotografia, pois se queria um campeonato legítimo não tinha validado os resultados e tinha ordenado logo uma investigação e no fim atribuía o campeonato a quem de direito, mas a própria FIA queria o Max campeão, o resto????? O resto são tretas.

RedDevil
RedDevil
2 anos atrás

LOL… 2021 já foi… Pela primeira vez na história da F1 (e talvez em toda a competição desportiva), fica registado (oficialmente) que um título foi ganho de forma irregular… Alguns não tiveram o discernimento para perceber na altura que se estava a cometer “um crime”… agora… têm o resto da vida para “saborear” o “roubo”… PS – Quando Max se apanhou com softs novos e viu à sua frente o Lewis com hards com 40 voltas… se tivesse tomado a opção de não ultrapassar… agora seria considerado o maior desportista de todos os tempos… PS2 – embora não simpatize com… Ler mais »

Pity
Pity
2 anos atrás

Pronto! Acabou. Vamos desfrutar 2022!

MP67
MP67
2 anos atrás

O relatório chega no dia da 1a qualificação para retirar margem de manobra à Mercedes. Temos o primeiro piloto da historia da F1 a ganhar o titulo de campeão por um erro humano da FIA. Espero mesmo que a Mercedes leve isto ás últimas consequências. Bom para a F1 não vai ser.

Pity
Pity
Reply to  MP67
2 anos atrás

Leu as palavras do Toto Wolff? Elas respondem ao seu comentário.

anotheruser
2 anos atrás

Masi Verstappen: o primeiro “campeão” com asterisco.

#99
#99
Reply to  anotheruser
2 anos atrás

Ah não tinha notado o ênfase:)

addicta
2 anos atrás

Pronto agora é seguir em frente e esperar que tenhamos um ano que seja tão competitivo como o anterior. Era excelente.

PS: não vi este fanatismo todo em relação a repor a verdade desportiva em 2008 devido ao Crashgate. O Massa devia ser campeão e esse foi muito mais escandaloso. O problema do Massa foi não ser inglês e não ter tantos adeptos

RedDevil
RedDevil
Reply to  addicta
2 anos atrás

O “crashgate” foi a meio da época e não estavam envolvidos os candidatos ao título… Massa perdeu porque não tinha o “suficiente” para ser campeão…

anotheruser
Reply to  addicta
2 anos atrás

Massa perdeu esse campeonato nos abandonos e pequenos erros ao longo da temporada. O mais óbvio foi em Singapura com a mangueira de combustível.

#99
#99
2 anos atrás

Eh pá até eu sentado no meu sofá sabia que havia mais carros com volta de atraso, agora imagine-se o Masi.

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