F1: Honda admite dificuldades no desenvolvimento do motor de 2026

Por a 29 Janeiro 2025 12:30

O presidente da Honda Racing Corporation, Koji Watanabe, admitiu, em Daytona que a Honda está a ter dificuldades no desenvolvimento do novo motor de Fórmula 1 de nova geração, previsto para 2026.

Em declarações ao Planet F1, Watanabe assim que a Honda enfrenta desafios no desenvolvimento da sua unidade de potência para as novas regulamentações da Fórmula 1 em 2026. Essas mudanças visam uma maior eletrificação dos motores, mais eficiência e sustentabilidade, mas quem julgou que estes novos motores seriam mais fáceis de desenvolver que os atuais, que levaram tempo a ser equalizados entre os vários construtores, pelos vistos, os pressupostos impostos pelo regulamento não são fáceis de atingir.

Como se sabe a Honda vai regressar à F1 com a Aston Martin, o regulamento de 2026 exige avanços tecnológicos significativos, com destaque para o aumento da potência elétrica do sistema híbrido isto num motor compacto e altamente eficiente, uma bateria leve e densa em energia, e ainda manter um motor de combustão interna competitivo.

Tudo junto é um desafio para toda a indústria e as dificuldades da Honda não são únicas. Todos as fabricantes estão a ser levados aos limites das suas capacidades de engenharia pelas novas regras. Audi e Ford também estão a enfrentar desafios semelhantes.

Neste contexto a Honda está a trabalhar com urgência para superar os desafios, mas o cronograma de desenvolvimento está a revelar-se apertado. Os próximos 12 meses serão cruciais.

Olhando para o histórico da Honda na F1, todos se lembram do ‘GP2 engine’ e das dificuldades iniciais, mas provou-se depois que a empresa tem capacidade para superar os obstáculos, como demonstraram os seus sucessos mais recentes com a Red Bull.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
5 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pity
Pity
19 dias atrás

Alonso, ao saber disto, levou as mãos à cabeça e exclamou: “Não! outra vez? Não!!!!”
E Verstappen pensou: “mudo… não mudo… uma vai fazer motores pela primeira vez, a outra parece andar para trás, o que é que eu faço à minha vida?”
Brincadeiras à parte, são declarações preocupantes, especialmente para a maior interessada, a Aston Martin.

Patucho10
Patucho10
Reply to  Pity
19 dias atrás

Eu não acho que sejam tão preocupantes, porque ninguém sabe onde está? Nenhuma equipa Mercedes, Ferrari, Audi e Red Bull sabe se estão no caminho certo, porque não á referência. Então na minha opinião não é tão preocupante, e ainda falta muito tempo até todos mostrarem o têm.

Pity
Pity
Reply to  Patucho10
19 dias atrás

Não lhe tiro a razão, mas quando é a própria a admitir os problemas, é porque estão à nora.

dannyricfanclub
dannyricfanclub
19 dias atrás

Jipitu Injinn! Jipitu Injinn!

malhaxuxas
malhaxuxas
19 dias atrás

Alonso uma vez mais com equipamento inferior. Que azar!

Ativar notificações? Sim Não, obrigado