F1: Honda a fazer contas ao futuro

Por a 25 Novembro 2019 16:00

A Honda voltou a sorrir na F1 e 2019 trouxe a primeira vitória desde 2006. Os primeiros anos do regresso da marca nipónica ao Grande Circo não foram fáceis, com muitos problemas quer no desenvolvimento da sua unidade motriz, quer no relacionamento com a McLaren.

Agora com a Red Bull, o ambiente é muito mais leve e os resultados dão esperança para o futuro. Mas os responsáveis da marca terão de fazer contas à vida e entender se podem permanecer na competição de forma sustentável:

“Começamos a calcular quanto custará [a permanência na F1] com as futuras regulamentações”, disse Masashi Yamamoto, diretor da Honda, ao Motorsport.com. “Percebemos que é muito difícil para todos os fabricantes de automóveis no momento, devido à mudança no ambiente a favor da eletrificação. Então, estamos a calcular o custo de desenvolvimento e a discutir o assunto internamente. É verdade que o custo é o maior problema. Ganhar é a primeira prioridade. Uma vez que decidimos participar, apenas tentamos ganhar. É positivo ter bons resultados. Mas o mais importante é um equilíbrio com os custos. Temos que colocar muito orçamento para acelerar nosso desenvolvimento e alcançar os melhores. E agora estamos a planear como manter a condição atual e reduzir os custos ao mesmo tempo.”

O custo de desenvolvimento destas unidades motrizes é muito grande e a Honda teve de investir muito para recuperar terreno face às outras concorrentes que tiveram muito mais tempo. Agora com a unidade motriz a atingir níveis interessantes de performance e fiabilidade, resta saber que a Honda quer continuar a investir numa tecnologia cada vez mais colocada de lado e numa competição com custos tão elevados. Se a Honda resolver sair, a Red Bull terá dores de cabeça para se manter pois as restantes opções para o fornecimento de motores são impossíveis ou não agradam.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
12 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado