F1: Helmut Marko quis dispensar Daniel Ricciardo antes do GP de Espanha

Por a 1 Outubro 2024 09:15

O chefe de equipa da Red Bull, Christian Horner, revelou que Helmut Marko, conselheiro da equipa, queria Daniel Ricciardo fora da RB já no Grande Prémio de Espanha devido a desempenhos inconsistentes.

Apesar de Ricciardo ter mostrado lampejos da sua antiga forma, nomeadamente em Miami e Montreal, não conseguiu ser suficientemente consistente para justificar um regresso permanente à Red Bull. Horner lutou para dar a Ricciardo mais tempo para provar o seu valor, mas reconheceu que nem Ricciardo, nem Sergio Perez tiveram um desempenho suficientemente bom para justificar uma troca de pilotos.

A Red Bull substituiu Ricciardo por Liam Lawson durante o resto da época para avaliar o seu potencial como sucessor de Perez a longo prazo.

“Ele [Ricciardo] começou a temporada de forma irregular, e depois Miami foi um fim de semana de duas metades”, disse Horner. “A sexta-feira e o sábado de manhã foram fantásticos, e parecia o Daniel de antigamente a defender-se dos Ferraris e a ultrapassar o carro. Mas a tarde de sábado e o domingo foram desastrosos. Por isso, mesmo perto de Barcelona, Helmut queria-o fora do carro, e já havia muita pressão sobre ele.

Quando chegámos a Montreal, foi o velho Jacques Villeneuve que o pôs em sentido, fazendo-o passar um mau bocado, o que o animou definitivamente, porque a forma como conduziu o carro nesse fim de semana… agarrou-o pela nuca e fez um fim de semana de corrida muito forte. Por isso, eu disse-lhe]: ‘telefona ao Jacques em todos os Grandes Prémios, durante o resto do ano, porque o que quer que ele tenha dito, funcionou.”

“Todos os pilotos estão sob pressão para cumprir os seus objetivos, mas a razão pela qual o Daniel estava naquele carro era para se colocar no segundo carro da Red Bull se o Checo não cumprisse os seus objetivos” continuou o britânico. “O problema é que ambos tiveram problemas de forma em alturas diferentes. O Checo começou a época muito bem, muito forte, e o Daniel estava a ter dificuldades. E depois, obviamente, quando o Checo perdeu a forma, o Daniel recuperou um pouco. Mas nunca foi suficientemente convincente para dizer, ‘ok, devemos trocar os dois pilotos’.”

“Precisamos de respostas para o quadro geral em termos de pilotos”, disse Horner. “Com seis corridas restantes, é a oportunidade perfeita para alinhar Liam ao lado de Yuki [Tsunoda] para ver como ele se comporta nos seis grandes prémios restantes.”

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
dannyricfanclub
dannyricfanclub
1 hora atrás

O que confirma a minha impressão, que já estava expressa em comentários anteriores: a Red Bull deu todas as oportunidades possíveis ao Daniel Ricciardo e protelou a sua substituição até ao limite, na esperança de que «Danny Ric» recuperasse a forma. O que, manifestamente, não aconteceu.
Mesmo assim, suspeito que vai continuar a haver gente a usar o cliché estúpido de «trituradora de talentos» a propósito da Red Bull…

Pity
Pity
18 segundos atrás

Há pressão em todas as equipas, mas o facto da Red Bull ter duas equipas exacerba essa pressão, e quem acaba prejudicada é a própria Red Bull. Pressionaram, talvez demais, dois pilotos, um tinha a cabeça a prémio, a outro acenaram com uma “cenoura”, o que fez com que nenhum fosse consistente.
A mesma pressão recai agora em cima de Lawson, a quem vão pedir que bata claramente um piloto com mais experiência, para talvez ser promovido.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado