F1, Helmut Marko: “Lawson não conseguiu cumprir desde o primeiro dia”

Por a 27 Março 2025 15:46

Helmut Marko criticou a decisão da Red Bull de promover Liam Lawson, chamando-lhe “um erro” após o neozelandês ter sido substituído por Yuki Tsunoda.

Lawson teve dificuldades nas duas corridas que disputou, não conseguindo marcar pontos nem passar da Q1, classificando-se em último lugar em Xangai. Marko admitiu que, embora a Red Bull tenha inicialmente escolhido Lawson em vez de Tsunoda devido à inconsistência de Yuki, a pressão revelou-se demasiado forte para Lawson, levando a uma espiral descendente.

Ele também apontou um problema com o turbo na Austrália que limitou o tempo de treino de Lawson, mas, em última análise, afirmou que a Red Bull precisa de um segundo piloto mais forte para apoiar as estratégias de corrida.

“Yuki era demasiado inconsistente, e foi por isso que escolhemos Lawson por unanimidade, mas sob a pressão acrescida, ele não conseguiu cumprir desde o primeiro dia”, disse Marko ao OE24. “Entrou numa espiral descendente, é como um pugilista atingido e, ainda por cima, é difícil sair dela. Nesse sentido, foi um erro. Na Austrália, Liam teve um problema com o turbo no terceiro treino livre. A quilometragem que perdeu aí, ficou aquém do esperado, e o que ele fez até agora não é obviamente suficiente, precisamos de um segundo piloto forte, nem que seja para táticas [em corrida].”

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
6 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Leandro Marques
4 dias atrás

Embora eu ache que ficam a perder em ter Tsunoda em vez de lawson, ao menos louvo a coragem na decisão de voltar atrás no que foi antes decidido. Nem todos os líderes apresentam esta coragem de assumir um erro que acham que cometeram de forma atempada. Basta recordar o que foi feito no ano passado na Williams com Logan. Lideres bons são os que tomam decisões a tempo e não os que se preocupam com a sua imagem na opinião pública e jornalística.

malhaxuxas
malhaxuxas
Reply to  Leandro Marques
4 dias atrás

Mas que treta. Marko foi apenas ridículo.

4RcNg
4RcNg
Reply to  Leandro Marques
4 dias atrás

Os erros não se cometem, evitam-se. Que grande consultor, só descobriu depois o que devia saber antes.

JAM3
JAM3
4 dias atrás

Então, apenas 3 meses bastaram para o Yuki ficar… “consistente”?

917/30
4 dias atrás

ele não conseguiu cumprir desde o primeiro dia” Marko sempre “elegante”, nada como bater em que já está em baixo. Isto a juntar às bocas sobre Bortoleto ser rookie de “nota b” ou do choro “embaraçoso” de Hadjar. Este homem é de uma falta de classe assinalável!

4RcNg
4RcNg
4 dias atrás

O ‘Makro’ Man, igual a ele próprio.
Um bacoco que quando erram, e erram muito, assobia e varre para debaixo do tapete.

Ativar notificações? Sim Não, obrigado