F1, Hamilton ’empata’ ou Vettel ‘faz’ 5 – 3?
Para quem assistiu ao GP da Bélgica de F1 pela TV pode ter concluído que se tratou duma corrida chata em que primeiro e segundo só por uma vez estiveram em vias de mudar de posição. Mas a corrida foi muito mais do que isso e esta luta pelo título tem tudo para ser épica. Hamilton faz o ‘tetra’ ou Vettel o ‘penta’?
Pode até ter passado um pouco despercebido, mas a verdade é que a luta entre Lewis Hamilton e Sebastian Vettel no GP da Bélgica de Fórmula 1 foi de altíssimo nível. Os dois melhores pilotos com os dois melhores carros do plantel conseguiram realizar um Grande Prémio completo quase em ritmo de qualificação, num duelo em que nunca estiveram separados por mais de dois segundos (ou pouco mais do que isso) numa corrida que foi um autêntico jogo do gato e do rato, quando ambos esperavam um pequeno erro do outro para desferir o ataque decisivo, mas em que nenhum deles cometeu o mais pequeno erro, nem quando após a saída do Safety Car, na volta 34, Vettel passar o britânico em Kemmel, que se defendeu com tudo o que tinha, mantendo a liderança até ao fim da corrida.
E é isto que se pode esperar daqui para a frente, na luta pelo título, sendo que nas doze corridas Vettel e Hamilton são os dois únicos pilotos que pontuaram em todas, com Vettel a ser o mais regular, sendo por aí que se explica a diferença atual de sete pontos. Temos assistido a algumas lutas pelo título muito interessantes nos últimos anos, mas esta tem tudo para ser especial, pois entre ambos há sete títulos mundiais de F1, 104 vitórias e 108 poles.
Mesmo considerando que Hamilton pode ter um pouco de vantagem no próximo fim de semana em Monza, depois disso vem Singapura, Malásia, onde a Mercedes não tem sido muito feliz, Japão, EUA, México, Brasil e Abu Dhabi, circuitos que claramente não caem para qualquer dos lados…
No próximo fim de semana se os dois pilotos, Lewis Hamilton e Sebastian Vettel repetirem o resultado de hoje, o inglês torna-se líder do campeonato pela primeira vez este ano. Basta a Hamilton vencer, qualquer que seja o resultado de Vettel para passar a ser o novo líder, pois há agora somente sete pontos a separá-los. Com 220 e 213 pontos, Vettel e Hamilton são cada vez mais os dois únicos candidatos ao título. No Mundial de Construtores, a Mercedes continua a ter grande vantagem face à Ferrari, que por sua vez tem também uma enorme diferença para a Red Bull.
Pilotos | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | Pts | |
AUS | CHN | BHR | RUS | ESP | MCO | CAN | AZE | AUT | GBR | HUN | BEL | ITA | SGP | MYS | JPN | USA | MEX | BRA | ABD | |||
1. | S. VETTEL | 25 | 18 | 25 | 18 | 18 | 25 | 12 | 12 | 18 | 6 | 25 | 18 | 220 | ||||||||
2. | L. HAMILTON | 18 | 25 | 18 | 12 | 25 | 6 | 25 | 10 | 12 | 25 | 12 | 25 | 213 | ||||||||
3. | V. BOTTAS | 15 | 8 | 15 | 25 | – | 12 | 18 | 18 | 25 | 18 | 15 | 10 | 179 | ||||||||
4. | D. RICCIARDO | – | 12 | 10 | – | 15 | 15 | 15 | 25 | 15 | 10 | – | 15 | 132 | ||||||||
5. | K. RAIKKONEN | 12 | 10 | 12 | 15 | – | 18 | 6 | – | 10 | 15 | 18 | 12 | 128 | ||||||||
6. | M. VERSTAPPEN | 10 | 15 | – | 10 | – | 10 | – | – | – | 12 | 10 | – | 67 | ||||||||
7. | S. PEREZ | 6 | 2 | 6 | 8 | 12 | – | 10 | – | 6 | 2 | 4 | – | 56 | ||||||||
8. | E. OCON | 1 | 1 | 1 | 6 | 10 | – | 8 | 8 | 4 | 4 | 2 | 2 | 47 | ||||||||
9. | C. SAINZ | 4 | 6 | – | 1 | 6 | 8 | – | 4 | – | – | 6 | 1 | 36 | ||||||||
10. | N. HULKENBERG | – | – | 2 | 4 | 8 | – | 4 | – | – | 8 | – | 8 | 34 | ||||||||
11. | F. MASSA | 8 | – | 8 | 2 | – | 2 | – | – | 2 | 1 | – | 4 | 27 | ||||||||
12. | R. GROSJEAN | – | – | 4 | – | 1 | 4 | 1 | – | 8 | – | – | 6 | 24 | ||||||||
13. | L. STROLL | – | – | – | – | – | – | 2 | 15 | 1 | – | – | – | 18 | ||||||||
14. | K. MAGNUSSEN | – | 4 | – | – | – | 1 | – | 6 | – | – | – | – | 11 | ||||||||
15. | F. ALONSO | – | – | – | – | – | – | 2 | – | – | 8 | – | 10 | |||||||||
16. | P. WEHRLEIN | – | – | – | 4 | – | – | 1 | – | – | – | – | 5 | |||||||||
17. | D. KVYAT | 2 | – | – | – | 2 | – | – | – | – | – | – | – | 4 | ||||||||
18. | S. VANDOORNE | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | 1 | – | 1 | ||||||||
19. | J. PALMER | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | 0 | ||||||||
20. | M. ERICSSON | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | – | 0 | ||||||||
21. | A. GIOVINAZZI | – | – | 0 |
Construtores | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | Pts | |
AUS | CHN | BHR | RUS | ESP | MCO | CAN | AZE | AUT | GBR | HUN | BEL | ITA | SGP | MYS | JPN | USA | MEX | BRA | ABD | |||
1. | Mercedes | 33 | 33 | 33 | 37 | 25 | 18 | 43 | 28 | 37 | 43 | 27 | 35 | 392 | ||||||||
2. | Ferrari | 37 | 28 | 37 | 33 | 18 | 43 | 18 | 12 | 28 | 21 | 43 | 30 | 348 | ||||||||
3. | Red Bull TAG Heuer | 10 | 27 | 10 | 10 | 15 | 25 | 15 | 25 | 15 | 22 | 10 | 15 | 199 | ||||||||
4. | Force India Mercedes | 7 | 3 | 7 | 14 | 22 | – | 18 | 8 | 10 | 6 | 6 | 2 | 103 | ||||||||
5. | Williams Mercedes | 8 | – | 8 | 2 | – | 2 | 2 | 15 | 3 | 1 | – | 4 | 45 | ||||||||
6. | Toro Rosso Renault | 6 | 6 | – | 1 | 8 | 8 | – | 4 | – | – | 6 | 1 | 40 | ||||||||
7. | Haas Ferrari | – | 4 | 4 | – | 1 | 5 | 1 | 6 | 8 | – | – | 6 | 35 | ||||||||
8. | Renault | – | – | 2 | 4 | 8 | – | 4 | – | – | 8 | – | 8 | 34 | ||||||||
9. | McLaren Honda | – | – | – | – | – | – | – | 2 | – | – | 9 | – | 11 | ||||||||
10. | Sauber Ferrari | – | – | – | – | 4 | – | – | 1 | – | – | – | – | 5 |
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Monza em teoria é para a Mercedes. Em SPA tivemos o Vettel a jogar pelo seguro, demasiado até, mas em Monza a história será diferente porque a Ferrari fará de tudo para vencer a sua corrida caseira. Vai estar um ambiente brutal no próximo fim de semana, tem tudo para ser uma das corridas do ano.
Vettel a jogar pelo seguro, demasiado até, ….Soft(Hamilton) contra Ultrasoft (Vettel)?
Chamei-lhe “jogar pelo seguro” para não ser desagradável…
Em Monza a Ferrari costuma sempre arranjar uns pozinhos. É uma corrida rapidíssima em que normalmente quem sair da 1ª chicane à frente tem meia vitória ganha. O facto é que este Ferrari de 2017 é mesmo muito bom, melhor que o Mercedes em tudo menos na aerodinâmica.
A importância de fazer a pole é fundamental em Monza.
Agora o Hamilton ontem ganhou com pneus soft ao Vettell que tinha ultrasoft, na fase das decisões. Nem com vantagem técnica o alemão o conseguiu bater. Isso é significativo.
Essa sua mania de minimizar o Vettel, para enaltecer o Hamilton, já irrita e de que maneira. Lá por o Vettel ter usado os Supersofts, não iria à partida alterar o decurso da corrida, uma vez que este circuito estava mais ao jeito dos Mercedes,pela sua Unidade Motriz.O que me deixou mais impressionado,foi o Vettel ter aguentado o ritmo do Hamilton. Isto dá-nos a ideia, que a Ferrari,conseguiu de alguma forma amenizar o deficit de potencia para a Mercedes, visível em Silverstone.
É precisamente ao contrário, onde a ferrari está superior é na aerodinâmica. Basta ver a diferença na abordagem às curvas. Já agora em monza a ferrari vai levar motor atualizado, o que a mercedes já fez em spa. Vamos ver para onde pende a balança.
Deixe de usar palas, apesar da Ferrari estar quase equiparada em performance à Mercedes, ainda sentem algum deficit de potência face a eles. Basta rever a passada corrida, em que o Vettel sem DRS, nem conseguiu ultrapassar o Hamilton, estando lado a lado com ele.
Monza deverá ser para a Ferrari, vão fazer tudo para ganhar a corrida por ser em frente ao seu público.
A Mercedes vai ter de estar forte se quiser ganhar, teoricamente é uma pista que se adequa ao seu monolugar, mas Spa também era e a ferrari conseguiu manter-se sempre a 1 ou 2 segundos toda a corrida.
Ah…finalmente admites que certas pistas são mais ao jeito dos Mercedes…pois tanto tu como o can-am das palas,insistem coma tanga do “Ferrari tem o melhor carro”. Até a ler o que vocês escrevem parece que o Hamilton, guia alguma carroça. Monza é um circuito ao jeito da Mercedes, quer queiramos, quer não. Agora o que me impressionou,foi o Vettel ainda acompanhar o ritmo do Hamilton,depois do banho que levaram em Silverstone.
E o que as pessoas lêem dos teus comentários é que o Ferrari é um carro mau, a tal história do “monolugar inferior”. A verdade é que até ao Mónaco o Ferrari era o melhor carro (também vais dizer que era tanga?), agora está bastante equiparado, com pistas que servem um monolugar para velocidade (mercedes) e outras que são boas para monolugares de circuitos sinuosos (ferrari). Mas qual deles parece ter vantagem? A Ferrari, conseguiu manter-se a par da Mercedes num circuito que era mais para a Mercedes, ou vais dizer que também é tanga? E em Silverstone o Ferrari… Ler mais »
Não seja parvo…tu e o can-am quando vence a Ferrari, arranjam tretas de teorias para minimizar o acontecimento. Não me esqueço de vocês andarem a dizer que o Rosberg venceu o campeonato pela Mercedes andar a sabotar o carro ao Hamilton. Agora andas com falinhas mansas pois o Hamilton venceu…mas noutros posts, não perdias tempo a falar dessa “carroça” que é o Mercedes, e do “melhor monolugar” que é o Ferrari. Custa-te a entender que na F1 o carro conta e muito…e que do que se tem visto, a Ferrari só consegue dar luta aos Mercedes em pistas onde se… Ler mais »
Perante os dois pilotos e respetivos carros a que nos estamos a referir é sempre complicado apostar num ou noutro pois os mesmos são muito equivalentes diria eu. Agora penso que em monza a mercedes terá uma ligeira vantagem devido ao motor, mas não nos esqueçamos que a mercedes foi para spa(pista que à partida os favorecia) com o motor atualizado e mesmo assim não foi um passeio. Esperemos pois se tudo correr pelo normal sem avarias e toques( complicado) só será decidico em Abu Dhabi