F1: Hamilton critica comparação de Ben Sulayem com rappers, e fala em “elemento racial”

Por a 20 Setembro 2024 11:00

Ontem, o presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, criou uma polémica ao dizer que os pilotos de F1 não são ‘rappers’ referindo-se ao que diz ser o uso exagerado de palavrões na Fórmula 1.

Como sempre sucede nestes casos, sempre que alguém tenta encontrar um exemplo para reforçar a sua mensagem, ‘suja um pé todo’, e foi esse o caso de Sulayem, que desde que é presidente ainda não conseguiu parar com as polémicas.

O que Ben Sulayem fez foi chamar malcriados aos ‘rappers’. E porque carga de água?

Totalmente desnecessário, a começar logo pelo tema, pois há tanta coisa mais importante para tratar, do que ponderar se algumas asneiras em direto, quando todos sabemos que os pilotos e as equipas estão em ‘stress’ máximo, não vem daí grande mal ao mundo, as asneiras.

Recorde-se que o presidente da FIA pediu aos pilotos para reduzir o uso de linguagem obscena nas comunicações por rádio durante as corridas e a comparação que fez levou Lewis Hamilton a reagir com o piloto da Mercedes a criticar a escolha de palavras de Ben Sulayem, argumentando que a comparação com rappers, que são em grande maioria negros, possui um “elemento racial”.

Hamilton considera que a afirmação estereotipa os rappers e generaliza um grupo étnico.

De qualquer maneira, Hamilton concorda que o uso excessivo de palavrões nas comunicações por rádio não é adequado, especialmente considerando o público infantil que acompanha a Fórmula 1 e sugere… multas. Hamilton defende ainda que os pilotos devem ter liberdade para expressar as suas emoções durante as corridas, mas também reconhece a importância de serem responsáveis pelas suas palavras, considerando o impacto que elas podem ter em outras pessoas.

FOTO MPSA/Phillipe Nanchino

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
9 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Vagueante
Vagueante
2 meses atrás

Porque raio o Hamilton mete a raça no assunto? Lá pelo facto de haver mais (será mesmo?), não é exclusivo…
Esta malta é que cria os problemas do racismo

F1 FOR FUN
F1 FOR FUN
Reply to  Vagueante
2 meses atrás

Foi por excesso de politiquices de deixei de ser fã do Hamilton em 2020.

Nostradamus
Nostradamus
Reply to  Vagueante
2 meses atrás

Admira me que no fim de td consiga encontrar no racismo um problema. Quer dizer,o Ben Sulaymen decide identificar (descriminar) um determinado grupo como os “oficiais” portadores do vírus.O hamilton claramente apontou que no conteúdo concorda com o ponto,discorda da FORMA como foi apresentado.Um “rapper” é no imaginário urbano o quê?Um homem branco,graduado em harvard,monógamico e conservador?? Pois,é por aí que os sempre voluntariosos apoiantes de “agora td é racismo” não se incomodaram tanto quando o Alonso veio dizer que FIA penaliza mais depressa os pilotos de fala Castelhana/Sul americanos que de outras latitudes. Aí já nao ouvi os arautos… Ler mais »

Scirocco
Scirocco
2 meses atrás

Lewis a ser… Lewis. Agradar e usar as redes socias (rs) (não é á toa que se têm 9Mio de seguidores) e promover discussões deslocadas do contexto.
O que não se percebe é se Lewis se considera um actor politico dentro da F1. Esta não precisa das discussões estéreis e polarizadoras das “rs” que normalmente não trazem nada de positivo e construtivo. E trazer o argumento da raça baseado numa avaliação pessoal é simplesmente baixa politica.

917/30
2 meses atrás

Não há pachorra para esta palhaçada, os pilotos dizem palavrões quando estão ao volante e em situações de stress…Sulayem está a criar uma tempestade num copo de água. Por outro lado, e não menos palhaçada, fala-se de palvrões e LH mete o racismo ao barulho. Alguém que diga ao LH que há rappers pretos e brancos…

2020
2020
Reply to  917/30
2 meses atrás

Qual o mal dizer palavrões via rádio?… Cortem a comunicação para o exterior e assim tb deixamos de ouvir os comentários parvos dos comentadores… É assunto interno e ponto.
Palhaçada. Até parece que nunca ninguém se exaltou e dizer palavrões qd extá de cabeça quente… !… Preocupem-se mas é com coisas importantes para o desporto e deixem-se de m*****

Last edited 2 meses atrás by simiao jms
Thor
Thor
2 meses atrás

O Hamilton que não é de todo o meu piloto favorito, faz muita coisa útil “fora” da Fórmula 1.
Esta comparação ou associação não foi certamente uma delas.

Miguel DB
Miguel DB
2 meses atrás

Seria mais facil filtrar as comunicações na transmissão televisiva e dar a opção de quem usa as versoes de streaming de ouvir a totalidade. Se ja podemos ver onboards á escolha não seria dificil do ponto de vista técnico.

Leandro Marques
2 meses atrás

Um estupido diz uma barbaridade e vem sempre alguém tentar fazer-lhe concorrência que só desvia o foco.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado