F1: Haas prepara atualizações aerodinâmicas para Xangai

Por a 13 Abril 2024 10:17

A Haas ficou fora dos pontos no Japão, depois de duas provas consecutivas a terminar com, pelo menos, um carro nas dez primeiras posições da classificação e com as primeiras atualizações introduzidas por parte de equipas adversárias diretas por essas posições, os responsáveis da equipa norte-americana vão apresentar novos componentes aerodinâmicos já no GP da China, com o pormenor de ser introduzido apenas no carro de Kevin Magnussen. 

A Haas está a tomar medidas estratégicas para melhorar o seu desempenho em pista. Com os rivais a apresentarem já as suas primeiras atualizações, a Haas está pronta a revelar os seus próprios kits aerodinâmicos para o VF-24, embora em número limitado.

Segundo o Auto Motor und Sport, as alterações aerodinâmicas estavam inicialmente planeadas para o Grande Prémio de Emilia Romagna, estarão agora pronta antes do Grande Prémio da China. No entanto, devido a restrições de produção, apenas dois conjuntos de atualizações estarão disponíveis. Esta limitação representa um dilema para a equipa, uma vez que equipar ambos os pilotos com os novos componentes arrisca-se a potenciais penalizações na grelha em caso de acidentes durante os fins-de-semana de sprint em Xangai e Miami. Se ambos os carros estivessem de acordo com a nova especificação, no caso de ser necessário trocar para a anterior versão – em caso de acidente por exemplo – esse piloto seria penalizado com o arranque a fazer-se do final do pitlane. Assim, com apenas um monolugar na nova versão, caso tenha um acidente, há um ‘kit’ novo sobressalente.

Foi tomada a decisão de dar prioridade a Kevin Magnussen para a atualização em Xangai. Embora ambos os carros venham a receber o pacote completo de atualização em Imola, onde Magnussen terá de ceder o seu carro a Oliver Bearman para a primeira sessão de treinos livres. 

A Haas está a contar com estas atualizações para melhorar o seu desempenho nas curvas de alta velocidade sem comprometer demasiado as secções mais lentas da pista. De acordo com o diretor técnico da Haas, Andrea de Zordo, o lançamento de atualizações é sempre um equilíbrio delicado entre maximizar os ganhos e minimizar as perdas. “Tenta-se ganhar o máximo possível numa ponta sem perder demasiado na outra. Uma atualização só é lançada quando se chega ao melhor compromisso possível”, disse o responsável.

Foto: LAT Images

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado