F1, Guanyu Zhou: “Estou contente por ter saído da Alpine”
Nos últimos dias, a Alpine tem recebido ‘mensagens’ de todos os lados. Especialmente após o acordo entre Fernando Alonso e a Aston Martin e surpreendente ‘nega’ que a equipa de Enstone levou de Oscar Piastri, depois do piloto ter sido dado como confirmado para 2023.
Foi precisamente da Alpine que Guanyu Zhou partiu há um ano atrás. O primeiro piloto chinês na história da Fórmula 1 foi formado pela academia da Renault e pilotou pela Alpine em vários testes, mas compreendeu que o seu futuro deveria ser fora da equipa francesa. O exemplo de Piastri ajudou-o a tomar a sua decisão.
O asiático admite que já não tem quaisquer laços com os gauleses. “Eles libertaram-me completamente. Tudo funcionou muito bem, porque o meu contrato terminou no final do ano passado e era nossa decisão continuar ou não, mas depois surgiu uma oportunidade com a Alfa Romeo. Portanto, o acordo foi definitivamente não continuar com a Alpine, porque não vi nenhum lugar onde pudesse ser a escolha para o próximo ano ou para este ano. E a Alfa Romeo e a Alpine são marcas que competem entre si, não só na Fórmula 1, mas em geral”, disse à Racer.
Zhou confessa que olhou para o que aconteceu a Piastri, que depois de ganhar a F2 em 2021 passou todo o ano de 2022 de lado e apenas como piloto de testes. “Não foi fácil sair da Alpine, mas estou muito feliz por tudo ter corrido bem porque se eu estivesse mais um ano fora, estaria um pouco ‘enferrujado’, o mesmo que agora acontece com Oscar. Não era a melhor coisa para mim. Sinto que houve aqui uma oportunidade, por isso fui atrás dela, e penso que foi uma decisão muito boa”, admite.
Zhou diz que se libertou mentalmente e que vai em busca de mais. “Acho que ninguém o pode imaginar, porque eu estava a enfrentar a pressão dos comentários enquanto ainda estava a correr na F2, tentando lutar pelo título. Isso deitou-me um pouco abaixo, mas não me impediu de me mostrar na F1 e isso é o mais importante”, concluiu o piloto de 23 anos.
Por Eduardo Moreira
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Não é farpa nenhuma à Alpine, como o título e parte do texto induz. É uma conclusão lógica de um piloto que tinha o caminho barrado e arranjou uma alternativa. Qualquer um estaria feliz na mesma situação.
Título: «Estou contente por ter saído da Alpine». Artigo: «Não foi fácil sair da Alpine». Em que ficamos? Antes de mais: põe-se entre aspas o que os citados dizem literalmente, palavra por palavra, e não aquilo que pensamos que eles disseram (ou gostaríamos que tivessem dito, como neste caso). Não devia ser necessário explicar isto a «jornalistas profissionais»! Além de o título contradizer o teor da entrevista, com o objectivo de atrair leitores, o que se faz aqui é criar a impressão de que a Alpine, agora que o ídolo da redacção vai sair, é uma equipa para a qual… Ler mais »
Já agora, um pequeno acréscimo: como entre os chineses o apelido precede o nome próprio, o piloto chama-se Zhou Guanyu, não «Guanyu Zhou».
Penso que a Alpine também não está muito triste por te ver fora da equipa. Portanto ficam os dois muito contentes, certo?