F1: Grupo de Estratégia fecha porta a inovação aerodinâmica

Por a 15 Dezembro 2016 14:59

A proposta de Bob Fernley, chefe de equipa da Force India, para reduzir a investigação aerodinâmica em túnel de vento e permitir às equipas usar mais simulação com tecnologia CFD (dinâmica de fluidos computacional) foi rejeitada pelo Grupo de Estratégia da Fórmula 1.

Fernley pretendia colocar a F1 no caminho para a liberalização do uso de CFD, uma tecnologia que poderá eliminar o uso de túneis de vento para pesquisa aerodinâmica, reduzindo bastante os custos nesta área. No entanto, a proposta foi rejeitada com os votos contra da Mercedes, Ferrari, McLaren, Williams e Red Bull, o que levou o chefe da Force India no terreno a questionar a validade e utilidade do Grupo de Estratégia.

Conforme o engenheiro britânico disse ao site Motorsport.com, “a proposta foi rejeitada devido a interesses pessoais, o que mostra o falhanço do Grupo de Estratégia. Esta ideia podia ter beneficiado a F1 em geral, podíamos ser os líderes nesta tecnologia. Foram as equipas grandes que recusaram estas ideias, só para não perceberem a vantagem que tinham em pista”.

Atualmente, a FIA controla o número de horas que se podem passar em túnel de vento e a quantidade de dados que se pode acumular em CFD. Fernley quer liberalizar esta tecnologia, que ainda não é tão eficaz como os túneis de vento, mas que poderá sê-lo no futuro, quando os programas de software forem mais evoluídos. O desenvolvimento desta tecnologia seria sempre mais barata que a manutenção e atualização de túneis de vento, que necessitam de muito espaço e equipamento.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
3 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
7 anos atrás

Em suma, quem está na frente vetou algo que podia meter outras equipas na frente deles…

ernie
ernie
7 anos atrás

OK! Nick Wirth tentou fazer isto com a Virgin, e todos vimos a M**** que deu. Nick Wirth já tinha tido bastante sucesso com outros projectos arrojados como o Simtek que se desmontou e custou a vida a Roland Ratzenberger em Imola no dia 30 de Abril de 1994.
Se o fulano é um génio, porque não está na RB, Mercedes, Mclaren ou Ferrari?
Ele pode fazer o que quiser com os computadores, mas não pode exigir que os outros abdiquem dos testes de laboratório, só porque não tem dinheiro para isso.

2fast4u
2fast4u
7 anos atrás

O problema é que se acabaram os testes em pista para reduzir custos e o que se assistiu foi a um investimento gigante em simuladores e túneis de vento… Isto acaba por ser sempre a lei do mais forte no momento e as regras mudam-se para agradar vontades, em vez de se mudarem para melhorar a competição. Só não vê quem não quer…

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado