F1 GP Singapura: Ferrari favorita e Vettel tem de ganhar ou… ganhar!

Por a 12 Setembro 2018 12:16

A copiosa derrota da Ferrari em casa deixou a equipa de Maranello numa situação complicada no que toca às contas dos títulos de pilotos e construtores, mas que se transforma em algo simples: Sebastian Vettel tem de ganhar ou… ganhar em Singapura e esperar que a RedBull dê uma ajudinha intrometendo-se na luta pelas primeiras posições.

Recordo que há um ano, Hamilton e Vettel estavam separados por meros três pontos. Hoje o tamanho do abismo que os separa tem 30 pontos e por isso, o alemão e, também, a Ferrari, têm de fazer tudo o que estiver ao seu alcance para recuperar pontos a um cada vez mais confiante Hamilton que, agora, até passou a ser um crente nas capacidades divinas de auxílio à sua causa.

E nada melhor que este esforço final até ao epílogo do campeonato no AbuDhabi começar em Singapura, pista que serve que nem uma luva ao SF71H. Sim, é verdade que no ano passado, num acidente que tem tanto de estúpido como de evitável, os dois Ferrari ficaram na largada, dando de bandeja a vitória a Lewis Hamilton.

Mas isso não representa aquilo que têm sido as dificuldades dos Mercedes em Singapura nem a superioridade que a Ferrari tem no circuito asiático. Além disso, Kimi Raikkonen já sabe que não vai continuar a vestir de vermelho em 2019, mas a Ferrari não o atirou para fora da Fórmula 1, oferecendo-lhe dois anos ao volante do Sauber Alfa Romeo (que está cada vez mais perto de ser a Ferrari B), pelo que não cistará nada ver o finlandês a fazer de aguadeiro de Vettel, sem reclamações ou manobras que não facilitem a vida ao alemão, como se viu em Monza.

A superioridade da Ferrari deverá ficar bem vincada logo de entrada, deixando os homens de Maranello a discussão pelas outras posições entre a Mercedes e a RedBull. Os homens de Milton Keynes acreditam que a versão C do motor Renault lhes pode oferecer um pouco mais de capacidade de se aproximarem dos Mercedes e o circuito ajusta-se na perfeição ao chassis da RedBull. Tudo dependerá, como sempre, da qualificação. Mas ai, a vantagem está, todinha, do lado da Mercedes já que o motor do W09EQ deixa o bloco da Renault distante. Estará nas mãos de Verstappen arrancar uma volta fabulosa e tentar ficar com um lugar na segunda fila da grelha, já que Ricciardo já “desligou” e já só pensa em 2019 e na Renault. Até porque dentro da equipa, participa em pouca coisa…

Contas feitas, a Ferrari terá de fazer bem o seu trabalho, dando clara primazia a Vettel, e esperar que a RedBull possa incomodar a Mercedes, roubando-lhe um lugar no pódio, permitindo assim uma boa recuperação de pontos do alemão face ao britânico. “Easier said than done”, mas é a situação que temos neste GP de Singapura.

Curiosidade para ver o que fará a Renault para manter a quarta posição entre os construtores na frente da Haas, o que o novo pacote aerodinâmico da Racing Point Force India vai fazer para ajudar a equipa a recuperar, depois de belíssimas exibições desde que deixou de ser, apenas, Force India e como Leclerc vai reagir a esta mudança para a Ferrari. Será que com mais uma exibição de talento e mais pontos para a Sauber Alfa Romeo?

Finalmente, lembrar que a chuva é, sempre, um fator a levar em conta em qualquer antevisão, comentário ou previsão para o GP de Singapura. A previsão diz-nos que não vai faltar calor, mas haverá chuva nos três dias, com o dia de sábado a ser o mais castigado, podendo influenciar a qualificação. O que deixaria Lewis Hamilton e Toto Wolff com um sorriso nos lábios e um sobrolho franzido em Maurizio Arrivabene e em Sebastian Vettel…

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
13 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado