F1 GP Miami: Vitória inquestionável de Max Verstappen

Por a 7 Maio 2023 22:04

O GP de Miami deu-nos boas lutas, mas o domínio da Red Bull foi mais uma vez claro. Sergio Pérez largou da pole e aguentou a liderança na primeira metade da corrida, mas o ritmo de Verstappen, que começou com pneus duros (que se revelaram a melhor escolha no arranque da prova) tornou-se irresistível. Verstappen não cometeu um erro, foi superior em todos os aspetos e venceu a corrida sem contestação. Sergio Pérez teve de se contentar com o segundo posto, sem andamento para aguentar o colega de equipa. Foi uma boa corrida do mexicano, mas não o suficiente para tentar a vitória. Em terceiro lugar ficou Fernando Alonso, com mais um pódio brilhantemente conquistado. Uma corrida algo solitária, com um ritmo claramente superior ao do Ferrari de Carlos Sainz, que se deixou ultrapassar por George Russell (que conseguiu ainda aproximar-se de Alonso perto do fim, numa corrida em crescendo para o piloto Mercedes). Carlos Sainz fechou o top 5, sem andamento para mais, com o desgaste dos pneus no Ferrari a ser demasiado.

Lewis Hamilton, à imagem de Russell, foi melhorando ao longo da corrida e terminou em sexto, à frente de Leclerc, que teve uma corrida de paciência, parando cedo e aguentando os pneus duros o máximo que conseguiu. Ficou à frente de Pierre Gasly, com um bom oitavo posto, à frente de Ocon, que conseguiu pontos importantes, tal como Kevin Magnussen, que fechou o top 10.

Foi uma corrida entretida, com boas lutas no meio do pelotão, mas a tendência ficou clara logo desde início. Os Red Bull acabariam na frente, como aconteceu e Alonso era o candidato mais forte ao terceiro posto, o que se confirmou. As lutas do terceiro até ao 10º foram boas, mas a Mercedes levou a melhor sobre a Ferrari (mais uma corrida desapontante) e os Alpine mostraram que têm potencial para mais. Magnussen capitalizou o quarto lugar na qualificação.

O filme da corrida AQUI

A largada de Sergio Pérez foi boa, mantendo a liderança, com Fernando Alonso em segundo e Carlos Sainz em terceiro. Max Verstappen perdeu um lugar no arranque, caindo para 10º, recuperando o lugar pouco depois. O piloto que mais se destacou foi Oscar Piastri (que largou com macios, o único, a par do seu colega, Lando Norris) que conquistou cinco lugares logo nos primeiros metros. Nyck de Vries perdeu cinco lugares e caiu para último, depois de ter tocado em Lando Norris, com ambos os pilotos a caírem para o fim do pelotão.

Logan Sargeant foi o primeiro a ir às boxes, na volta 3, para trocar de asa dianteira e colocar pneus duros no seu Williams. Enquanto isso, as lutas no meio do pelotão eram intensas e Max Verstappen passou Valtteri Bottas e atacava a dupla Charles Leclerc e Kevin Magnussen (ambos em luta), passando os dois. Lando Norris também parou cedo para se livrar dos pneus macios, com Oscar Piastri a seguir o exemplo pouco depois (a McLaren apostou num Safety Car nas primeiras voltas, o que não aconteceu).

Na volta 8, Verstappen era já quinto, depois de passar George Russell, com Pierre Gasly como próximo alvo. Na volta seguinte, francês viu passar por si o campeão em título e logo a seguir Russell aproveitou a deixa e passou o Alpine.

As posições estabilizaram na frente (Pérez com três segundos de vantagem para Alonso, que conseguia segurar Sainz) enquanto um pouco atrás, Leclerc tentava passar Magnussen, mas o dinamarquês estava determinado em segurar o sétimo posto. Ocon seguia Leclerc e Bottas criava um comboio com Nico Hulkenberg, Alex Albon, Lewis Hamilton, Yuki Tsunida e Zhou Guanyu por perto.

Na volta 14, Verstappen subiu ao terceiro lugar e Alonso não conseguiu segurar o #1 por muito tempo. Em 15 voltas, Verstappen conseguiu subir do 10º ao segundo posto.

Depois de Verstappen passar para o segundo lugar, o cenário era ainda equilibrado. Verstappen tinha pneus duros (a melhor escolha para esta fase da corrida) enquanto Pérez tinha médios calçados, tendo de passar para os duros. Verstappen ganhava muito tempo ao mexicano.

George Russell entrou nas boxes na volta 18 para trocar de pneus, tal como Charles Leclerc, ambos a sair com pneus duros. Sainz entrou pouco depois para também colocar as borrachas mais duras.

Na volta 21, troca de líder, com Pérez a entrar e colocar os pneus duros, dando a liderança a Verstappen.

A corrida piorou para Carlos Sainz, que era investigado por exceder o limite de velocidade na via das boxes, com uma penalização de cinco segundos a ser entregue pouco depois.

Na volta 25, Alonso entrou nas boxes para colocar pneus duros, o último piloto a começar com médios a largar os pneus marcados a amarelo. O espanhol conseguiu alcançar o Ferrari de Sainz pouco depois e parecia estar bem encaminhado para recuperar o lugar ao seu compatriota, ficando em boa posição para o terceiro lugar, o que aconteceu pouco depois.

Nesta fase tínhamos Verstappen, Pérez, Alonso, Ocon ( que ainda não tinha parado) e Sainz no top 5.

Max Verstappen continuava na frente, enquanto Pérez tentava encurtar as distâncias para o líder da corrida, que ainda tinha de parar para colocar pneus médios. Mais atrás, Fernando Alonso parecia com o terceiro lugar garantido, pois Sainz e Ocon iam lutando entre si, o que dava mais tempo ao espanhol da Aston Martin. George Russell já tinha passado por Lewis Hamilton (que ainda não tinha parado). Eram sexto e sétimo, à frente de Yuki Tsunoda (que ainda não tinha parado), Pierre Gasly e Lance Stroll (que ainda não tinha parado).

Na volta 38, Sainz perdeu o quarto lugar para Russell, ao mesmo tempo que Charles Leclerc estava em luta com Kevin Magnussen, sem conseguir livrar-se do dinamarquês.

Com 15 voltas pela frente, Max Verstappen ainda tinha os mesmo pneus com que começou, mas Pérez não tinha andamento para se chegar ao seu colega de equipa e a vitória do #1 parecia agora uma probabilidade cada vez maior. Verstappen entrou nas boxes na volta 46 e saiu atrás de Pérez. Verstappen tem agora pneus mais novos e mais aderentes e um Pérez algo desprotegido pela frente.

Verstappen passou para a liderança da corrida pouco depois (volta 48) e o triunfo parecia cada vez mais próximo. Alonso era terceiro, com Russell e Sainz a completar o top 5. A ordem seria mantida até ao fim da corrida.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
18 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
787B
787B
1 ano atrás

Max, Max, Max, super Max, Max Super, super Max, Max, Max Super Max, Max Super, super Max, Max, Max Super Max, Max Super, super Max, Max, Max Super Max, Max I enjoy Max’ greatest moments How he takes on his opponents He is the king since Barcelona He took the lead from Spa to Monza The smell of fuel and melting rubber He is a driver like no other His overtakes are so amazing He is the boss of hardcore racing Jo fucking ho, straight to the top Race to the max, he won’t give up His skills are insane,… Ler mais »

Thor
Thor
Reply to  787B
1 ano atrás

Não bebes mais nada.

Pity
Pity
Reply to  787B
1 ano atrás

Enganei-me… Julgava que estava no Autosport.pt, afinal estava no Autosport. uk😀

chicanalysis
Reply to  Pity
1 ano atrás

É o hino ao max.

alexis
alexis
Reply to  787B
1 ano atrás

O raio do Mazda está a queimar mais óleo que gasolina, uns morrem outros ficam assim coitado…

GuiMoreiraMclaren
GuiMoreiraMclaren
1 ano atrás

Grande vitória do Max, que ritmo diabólico no melhor carro da grelha este RB19 é um verdadeiro foguete bala, têm tudo para vencer todas as corridas este ano se não tiverem problemas de fiabilidade, diferença enorme em ritmo de corrida para todos e sem puxar a 100%! Mais uma excelente corrida do Alonso, 4º pódio da temporada, o primeiro neste circuito, excelente corrida do espanhol, Aston Martin está muito forte em ritmo de corrida! Ferrari desastre total, ritmo horrivel nos duros, leclerc sem ritmo nenhum ultrapassado diversas vezes pelo haas do magnussen, humilhação total, têm ritmo igual ou melhor que… Ler mais »

Pity
Pity
1 ano atrás

Uma corrida onde não houve, sequer, uma bandeira amarela, nem um abandono, mas que deu uma boa corrida, com bastantes ultrapassagens, algumas lutas interessantes..
Verstappen em grande, com uma ultrapassagem à la Hakkinen e a estratégia perfeita. Perez e Alonso terminaram na sua posição natural, face à qualificação.
Os Ferrari fracos, os Mercedes bem melhor do que na qualificação, os Alpine razoavelmente bem, assim como Magnussen.
Os McLaren um horror, Alfa Romeo, Alpha Tauri e Williams,. na segunda metade da tabela, como de costume.

jacinto-18
1 ano atrás

6 comentários! Em Portugal o interesse na F1 é praticamente zero. Ou estou enganado. Venha o Rally de Portugal onde o interesse aumenta. Lá estaremos.

Thor
Thor
Reply to  jacinto-18
1 ano atrás

Cinco porque o primeiro não pode ser considerado comentário. 😁

dannyricfanclub
dannyricfanclub
Reply to  jacinto-18
1 ano atrás

Talvez esta F1-espectáculo-à-americana não interesse a quem cresceu a ver pilotos como o Villeneuve, Andretti, Prost, Senna ou Schumacher, que corriam em pistas a sério com carros que eram fiéis à essência do desporto e autênticas manifestações de inventividade dos seus criadores. Neste GP, por exemplo, a realização passou tanto tempo a filmar a corrida como a mostrar idiotas na audiência. Mas enfim, that’s entertainment, como dizem por lá. Já houve tempos em que os comentários a um GP ocupavam três páginas, agora o desinteresse é evidente. Talvez um artiguinho sobre as jóias do Hamilton levante o interesse dos (poucos)… Ler mais »

Cavaleiro do Asfalto
Cavaleiro do Asfalto
1 ano atrás

Mais um dia negro para os anti-Verstappen! Verstappen diabólico a demonstrar porque é, sem dúvida, o melhor e o mais rápido piloto da atualidade: vitória, gestão fenomenal dos pneus e volta mais rápida; Não houve pancadaria (tão ansiada por muitos e que só a ela se podem, provavelmente, agarrar este ano) entre Verstappen e Pérez. Andam à espera de uma Galambada entre eles e ainda não foi desta; O SIS não levou o portátil da Hannah Schmitz… mais um azar; O W14 parece a TAP: por mais dinheiro que nele se gaste, nunca vai levantar voo; A anedota do Häkkinen de… Ler mais »

Last edited 1 ano atrás by Cavaleiro do Asfalto
Pity
Pity
Reply to  Cavaleiro do Asfalto
1 ano atrás

Nada contra a substância do seu comentário, mas podia ter expressado a sua opinião sem recorrer a imagens da triste política portuguesa.

Ma Ling Hua
Ma Ling Hua
Reply to  Pity
1 ano atrás

Cada um expressa-se como bem entender, desde que não insulte ninguém.

Vagueante
Vagueante
Reply to  Pity
1 ano atrás

O Max é um grande piloto e tem melhorado, mas alguem não acredita que o Leclerc, Hamilton, Russel, Alonso ou Norris naquele carro não ficava à frente do Perez? Ele teve a estratégia correcta e um carro fabuloso, então com DRS é mesmo impressionante a velocidade, mesmo a passar por outro RedBull. Mas este idolatrar de um piloto nestas formas, naturalmente cada um o pode fazer, mas num site específico de desporto automóvel e não generalista (sem falar no Facebook), não tem lógica nenhuma (não so para o Max, o mesmo se aplica para o Hamilton, Alonso ou outro qualquer),… Ler mais »

Scuderia Fast Turtle
Scuderia Fast Turtle
1 ano atrás

Vitoria mais que obvia do versttapen assim que ficoua poucos segundos do perez. Depois das boxes o versttapen teria medios e perez duros. Ficava facil.

Daniel Sousa
Daniel Sousa
1 ano atrás

uma corrida bonita, e muito rápida, sem bandeiras amarelas sequer. prova a competência do atual conjunto de pilotos que se encontram na F1. nem todos são brilhantes, mas todos merecem lá estar. lamento muito a Mclaren não ter ritmo, e também lamento a Ferrari. é uma pena. tiveram anos de equilíbrio com os mais fortes, e quando surgiu a oportunidade de apareceram lá na frente, ficaram muito atrás. não esperava uma Mercedes tão bem. para mim o melhor conjunto de pilotos. Hamilton assina mais uma corrida de grande nível, e Russel faz também uma excelente exibição e uma excelente ultrapassagem.… Ler mais »

userAS85147
userAS85147
1 ano atrás

Mercedes, Ferrari, Mclaren, não dá para entender ou o mágico da Red Bull (o Adrian) continua a fazer toda a diferença! Chapeu para Alonso com nova performence notável.

leandro.marques
1 ano atrás

Adorava ter visto Checo a ganhar mas o Max está num planeta distante de todos os outros pilotos do grid. Talvez só mesmo Alonso ou Lando (e neste tenho algumas reservas) conseguiriam talvez fazer um pouco mais. Alonso prova fantástica a puxar mais do que o carro permite, basta ver o que faz o seu companheiro, que embora não seja um fenômeno também é não assim tão mais fraco que alguns dos pilotos melhores classificados que ele, para ver o que ele consegue fazer. A velha questão que tendo um carro minimamente razoável e semelhante a duas outras equipas o… Ler mais »

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado