F1, GP Japão: Stroll e os dois Alfa Romeo eliminados no Q1
Depois do acidente de Logan Sargeant, que obrigou à interrupção do Q1, o piloto norte-americano foi um dos eliminados no primeiro segmento da qualificação, assim como Valtteri Bottas, Lance Stroll, Nico Hülkenberg e Zhou Guanyu, que se queixou de sofrer um impedimento na sua volta rápida.
Max Verstappen foi o piloto mais rápido nos três treinos livres e para a qualificação levava apenas três conjuntos de pneus macios para a sessão, enquanto a maioria dos adversários tinham quatro ou cinco jogos novos.
Liam Lawson e Lance Stroll foram os primeiros pilotos a realizar voltas rápidas na Q1, com vantagem para o neozelandês. No entanto, com Verstappen em pista, este saltou para o topo da tabela de tempos com o registo 1:29.878s. A resposta de Lando Norris ocorreu pouco depois, ficando a 0.185s do piloto da Red Bull, ainda fora do segundo 29 como fez o adversário.
A sessão teve de ser interrompida durante dez minutos, depois de Logan Sargeant ter batido nas proteções do circuito na entrada da reta da meta. O piloto norte-americano estava a terminar a primeira volta rápida quando colocou duas rodas fora de pista e a partir daí não conseguiu manter o controlo do monolugar.
Charles Leclerc e Carlos Sainz estavam, como outros pilotos, em volta rápida e tiveram de abortar a tentativa e eram os primeiros da fila quando os semáforos na saída das vias das boxes passaram a verde, para os nove minutos que faltavam do primeiro segmento da qualificação.
Leclerc, Zhou Guanyu e Valtteri Bottas ficaram sob investigação da FIA por alegadamente terem ultrapassado o tempo máximo, ditado pelo diretor de corridas nas suas notas para a prova japonesa, permitido entre linhas de Safety Car.
Terminada a primeira volta de Leclerc, o piloto monegasco não bateu o tempo de Norris, ficando a 0.515s de Verstappen e à frente de Oscar Piastri, enquanto Sainz foi apenas o quinto mais rápido, a 0.773s do neerlandês.
Quando faltavam cerca de 4 minutos para o final do Q1, vários pilotos regressaram à pista criando muito tráfego em pista. Estavam em risco de eliminação Bottas, Nico Hülkenberg, Alexander Albon e Pierre Gasly, enquanto Logan Sargeant estava nas últimas posições e seria eliminado, obviamente.
Enquanto Lewis Hamilton e George Russell terminaram a volta rápida final exatamente com o mesmo tempo, Valtteri Bottas, Lance Stroll, Nico Hülkenberg e Zhou Guanyu ficaram eliminados da restante qualificação, juntando-se a Sargeant.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI