F1, GP Japão: Pole Position conquistada por Max Verstappen com um tempo ‘canhão’
Excelente volta completada por Max Verstappen na sua segunda volta rápida no derradeiro segmento da sessão da qualificação, batendo de longe o seu tempo da pole position do ano passado (1:29.304s) e com uma vantagem de 0.581s para Oscar Piastri, que vai arrancar da primeira fila da grelha de partida na corrida de amanhã.
Sem os dois Ferrari a conseguirem acompanhar o ritmo dos McLaren, Lando Norris foi o terceiro mais rápido na Q3, à frente de Charles Leclerc, Sergio Pérez e Carlos Sainz. Lewis Hamilton foi o mais rápido dos Mercedes, alcançando o sétimo posto da grelha, seguido de George Russell, enquanto Yuki Tsunoda qualificou-se com um tempo mais rápido do que Fernando Alonso, que fechou o top 10.
Verstappen já tinha começado forte na discussão final da pole position, com os dois McLaren atrás de si e os Ferrari na box, saindo apenas para uma volta rápida. Leclerc e Sainz não bateram o tempo de Piastri e Norris, naquele que foi o duelo mais esperado da sessão, uma vez que o tempo de Max Verstappen pareceu sempre inalcançável para os adversários, depois de ter sido o mais rápido em todas as sessões de treino e na Q1. Apenas na Q2 é que Leclerc foi capaz de bater o tempo de Verstappen.
Assim foi a Q3:
Não querendo correr qualquer risco, Max Verstappen saiu prontamente para a pista para colocar um tempo rápida na tabela. O neerlandês, que não tinha terminado a Q2 com o registo mais rápido, completou a sua volta em 1:29.012s, um tempo canhão que é mais rápido do que a pole position do ano passado.
Oscar Piastri terminou a primeira tentativa a 0.446s de Verstappen e Lando Norris colocou-se atrás do seu companheiro de equipa, com uma desvantagem de 0.481s para o tempo mais rápido naquele momento. Enquanto isso, os dois pilotos da Ferrari mantinham-se dentro das garagens.
No momento em que George Russell terminava a sua volta rápida – a 1.2s do tempo de Verstappen – os dois Ferrari estavam em pista para a única tentativa de volta rápida da Q3, quando todos tinham pneus novos montados nos monolugares, o que não aconteceu no início deste segmento.
Verstappen também em pista, estava melhorar o seu anterior registo, entrando no segundo 28 quando terminou a volta com 1:28.877s. Enquanto isso, os dois pilotos da Ferrari não conseguiam bater os registos dos McLaren e Sergio Pérez ficava no meio de Leclerc e Sainz.
Max Verstappen levou apenas três conjuntos de pneus macios para a sessão de qualificação, enquanto a maioria dos adversários tinham quatro ou cinco jogos novos.
O que aconteceu nos restantes segmentos?
Liam Lawson e Lance Stroll foram os primeiros pilotos a realizar voltas rápidas na Q1, com vantagem para o neozelandês. No entanto, com Verstappen em pista, este saltou para o topo da tabela de tempos com o registo 1:29.878s. A resposta de Lando Norris ocorreu pouco depois, ficando a 0.185s do piloto da Red Bull, ainda fora do segundo 29 como fez o adversário.
A sessão teve de ser interrompida durante dez minutos, depois de Logan Sargeant ter batido nas proteções do circuito na entrada da reta da meta. O piloto norte-americano estava a terminar a primeira volta rápida quando colocou duas rodas fora de pista e a partir daí não conseguiu manter o controlo do monolugar.
Charles Leclerc e Carlos Sainz estavam, como outros pilotos, em volta rápida e tiveram de abortar a tentativa e eram os primeiros da fila quando os semáforos na saída das vias das boxes passaram a verde, para os nove minutos que faltavam do primeiro segmento da qualificação.
Leclerc, Zhou Guanyu e Valtteri Bottas ficaram sob investigação da FIA por alegadamente terem ultrapassado o tempo máximo, ditado pelo diretor de corridas nas suas notas para a prova japonesa, permitido entre linhas de Safety Car.
Terminada a primeira volta de Leclerc, o piloto monegasco não bateu o tempo de Norris, ficando a 0.515s de Verstappen e à frente de Oscar Piastri, enquanto Sainz foi apenas o quinto mais rápido, a 0.773s do neerlandês.
Quando faltavam cerca de 4 minutos para o final do Q1, vários pilotos regressaram à pista criando muito tráfego em pista. Estavam em risco de eliminação Bottas, Nico Hülkenberg, Alexander Albon e Pierre Gasly, enquanto Logan Sargeant estava nas últimas posições e seria eliminado, obviamente.
Enquanto Lewis Hamilton e George Russell terminaram a volta rápida final exatamente com o mesmo tempo, Valtteri Bottas, Lance Stroll, Nico Hülkenberg e Zhou Guanyu ficaram eliminados da restante qualificação, juntando-se a Sargeant.
O primeiro carro em pista na Q2 foi o de Max Verstappen, numa fase em que os pilotos entravam no traçado com pneus macios usados para a primeira volta rápida. O neerlandês completou a volta com o tempo 1:29.964s, seguido por Alexander Albon, com pneus novos montados no FW45, que ficou a 1.5s desse registo.
Charles Leclerc e Carlos Sainz saltaram para os lugares imediatamente seguintes ao posto de Verstappen, mas os dois McLaren saiam para a pista com pneus novos, enquanto os carros italianos tinham conjuntos usados. Lando Norris colocou-se à frente de Sergio Pérez, que tinha completado uma volta mais rápida do que os dois Ferrari também com pneus novos, mas Oscar Piastri fez ainda melhor do que o seu companheiro de equipa, ficando no segundo lugar a 0.158s de Verstappen. Mesmo assim, o tempo do neerlandês foi registado com um jogo usado da Pirelli.
Yuki Tsunoda registou um bom tempo na sua volta rápida, saltando para o quinto lugar da tabela de tempos, a 0.389s de Verstappen.
Sergio Pérez foi o único piloto da Red Bull a regressar à pista para a última tentativa de volta rápida, enquanto Oscar Piastri ficou parado na via das boxes, obrigando os mecânicos a puxarem o MCL60 para dentro da garagem. Na zona da eliminação antes das últimas voltas rápidas da Q2 estavam Liam Lawson, Fernando Alonso, Esteban Ocon, Pierre Gasly e Kevin Magnussen.
Charles Leclerc fez o melhor tempo da Q2, com pneus novos, com 1:29.940s. Também Lawson melhorou o seu anterior registo, eliminando Albon, que não saiu para uma segunda volta. No entanto, o neozelandês da AlphaTauri foi apenas o 11º após todos os pilotos terem terminado as suas últimas voltas, sendo eliminado juntamente com Pierre Gasly, Albon, Esteban Ocon e Magnussen.
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Max Versttapen a humilhar a concorrência o RB19 a esmagar e provar toda a superioridade depois da surpresa de Singapura estão de volta mais fortes que nunca, mais de 5 décimos de segundo para o 2º lugar e mais de 1 segundo de vantagem para os Mercedes! Amanhã vai ser um passeio no parque para o Max e a Red Bull tem tudo para segurar o titulo de construtores! Mclaren bem, parece neste momento a 2ª equipa mais forte da f1 ultrapassou a Ferrari e a Mercedes na corrida ao desenvolvimento, e já é justo afirmar que é a melhor… Ler mais »
McLaren a subir. Chegando. Sem erros no 2º sector ambos os pilotos Mcl estariam a 0.3 a 0.4s
Mas a evoluir assim o Max que se cuide. Perez é um ZERO.
Ferrari no seu lugar, Mercedes a desiludir. E o Alonso? Cadê o Alonso?
Bem o Tsunoda.
Sobretudo não podes dizer aqui mal do Alonso. Que atrevimento !
Foi uma qualificação muito interessante de assistir. Das melhores desta época.
A futura Adidas (atual Alpha Tauri) a demonstrar que os desenvolvimentos que efetuou ao seu monolugar parecem ter resultado. Tsunoda numa pista que conhece perfeitamente bem a chegar à Q3 e Liam (que também conhece bem a pista) a ficar a um lugar de passar à Q3. O carro parece bem melhor mas o conhecimento da pista de ambos os pilotos também deve ter ajudado a esta performance.
Alonso com o carro às costas.
Leclerc regressa à normalidade batendo o colega de equipa.
Max, carro e categoria.
Piastri estabelece novo padrão dentro da equipa.
Tsunoda, bom trabalho em casa.
Temos corrida!
Ainda bem que Sargent não é russo! Lol. Fucking useless. Stroll. Fucking useless. Pérez. Fucking useless. Grande McLaren! Grande Piastri. Gosto muito mais do Piastri do que do mimado Lando. Epá, espero bem que a falta de prestações da AM seja porque mudaram o foco para o ano que vem, mas sendo as regras as mesmas… E que adianta investirem num carro se vão sempre acabar atrás das suas potencialidades com um piloto, fucking useless, como o Stroll!? A Alpine então, credo. Boa quali de Hamilton. E Tsunoda. Se o Lawson não estiver num Williams para o ano, pelo menos… Ler mais »
Tudo voltou ao normal pelo que à Red Bull respeita( entenda-se Vestappen, porque o Perez continua na mediocridade) o que adensa mais o apagão da corrida anterior. Os Mclaren também muito bem e ficando à espreita de que algo suceda ao holândes. Este é um grande circuito, um dos melhores do mundo, ainda com curvas naturais. Um dos melhores GPs do ano é sempre o do Japão.
No início do ano o Pérez chegou a bater o Verstappen. À medida que o desenvolvimento do carro evoluiu o Pérez caiu. O Pérez não será um fora de série um Senna ou um Prost mas não é um mau piloto. Não será justo pensar que possa estar a ser penalizado pelo desenvolvimento do carro à medida do seu colega? Eu diria que sim e não vejo problema nisso, mas isso não nos dá o direito de dizer que ele é medíocre. Esta é a minha opinião mas respeito quem possa ter uma diferente
Mas…Mas, estavam mortos com a nova diretiva.
Porque são sempre uns trapaceiros que arranjam uma maneira ilegal para ganhar…
Nada como os anos dourados da Mercedes em que era tudo limpinho, limpinho…
Anda por aí muita azia.
Sim, são uns trapaceiros, isso é verdade.
As primeiras palavras tem que ir para o Tsunoda, passar a q3 no grande prémio do seu país é merecido. Quanto as demais, Verstappen já nem existem palavras, Piastri e Norris bem, relativamente ao Pérez eu acho que é melhor em corrida que em qualificação, a diferença para o início do ano face ao colega acredito que seja da via de desenvolvimento do carro à medida de Verstappen. A Ferrari não esteve mal, a uma equipa como a Mercedes exige-se mais face ao desenvolvimento de outros. Veja-se o caso da McLaren ou mais recentemente a Ferrari e até a Alpha… Ler mais »
Uma qualificação esperada (mais ou menos). Verstappen a ser Verstappen. A McLaren muito bem, a Mercedes para o fracote, a Ferrari menos mal, Perez normal, Tsunoda bastante bem e Alonso a salvar os móveis da Aston Martin.
Dos restantes… Sargeant não parte o carro ao meio, mas está a fazer lembrar o Mick Schumacher, se estivesse na Haas, já tinha sido chamado ao DRH para assinar a guia de marcha. Eu sou apologista de que os estreantes devem ter mais do que um ano para mostrarem serviço, mas o Sargeant ainda não mostrou rigorosamente nada.