F1, GP Japão: Max Verstappen terminou TL3 na frente dos dois McLaren
Max Verstappen fez o pleno nos treinos livres depois de voltar a ser o piloto mais rápido no último treino do Grande Prémio do Japão, com o registo 1:30.507s, batendo a dupla da McLaren, com vantagem de Lando Norris na frente de Oscar Piastri, por quase três décimos de segundo.
A última hora de treinos em Suzuka teve pouca ação em pista na primeira metade da sessão, uma vez que muitas equipas optaram por manter os seus pilotos nas boxes e apenas uma pequena parte do pelotão se aventurou em pista para testar as condições dos pneus macios e, em seguida, realizar simulações de corrida com o mesmo jogo de pneus, com os olhos postos num possível ‘stint’ da corrida, se bem que, com os níveis de degradação que os pneus têm sofrido, o composto macio parece muito arriscado.
À medida que entramos na segunda metade da sessão, os pilotos começaram a sair para as simulações de qualificação com pneus macios. Piastri saltou para o topo da tabela de tempos, com quatro décimos de vantagem sobre Verstappen, que tinha liderado o pelotão com uma volta em 1:30.906s numa volta anterior com os macios, e depois Norris foi ainda mais rápido para liderar a tabela de tempos com uma volta em 1:30.507s.
Verstappen, no entanto, também esteve em pista para uma simulação de qualificação e o neerlandês voltou a conquistar o primeiro lugar com uma volta de 1:30.267s, 0,240s à frente de Norris.
Atrás dos três primeiros, Sergio Pérez terminou no quarto com o outro RB19 da Red Bull Racing, mas o piloto mexicano ficou a 0,737s do seu companheiro de equipa líder do campeonato e a quase meio segundo dos carros da McLaren.
Charles Leclerc e Carlos Sainz terminaram em quinto e sexto, respetivamente, embora o piloto monegasco tenha terminado a sessão a 0.755s de Verstappen e o espanhol a 0.870s. No sétimo lugar na tabela de tempos ficou Lewis Hamilton a 0.892s do tempo mais rápido. O sete vezes campeão foi o último piloto a ficar a um segundo de Verstappen, com o oitavo lugar a ir para George Russell, no segundo Mercedes, que foi 1.238s mais lento que Verstappen. Fernando Alonso foi nono e o top-10 ficou completo com Zhou Guanyu, que ficou a 1.4s.
Foto: Clive Mason/Getty Images/Red Bull Content Pool
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI