F1, GP EUA: Pilotos da Aston Martin e da Haas arrancam do pitlane
Não está a ser um Grande Prémio muito fácil para a Aston Martin e por isso a equipa de Silverstone arrisca para a corrida de mais logo, arrancado Fernando Alonso e Lance Stroll da via de saída das boxes por alteração dos dois monolugares em situação de parque fechado. Os dois carros vão começar a prova com configurações diferentes para avaliar o desempenho do novo fundo.
Também os pilotos da Haas vão partir do pitlane. Neste caso, a equipa alterou a configuração que percebeu estar errada ontem para analisar o pacote de evoluções que introduziu neste Grande Prémio.
Depois de terem feito poucas voltas no único treino livre com evoluções em ambos os carros, apesar da equipa estar confiante que há melhorias e que estão mais rápidos do que no Catar, vão experimentar configurações diferentes para se perceber se de facto há ganhos com o novo fundo.
As primeiras indicações dão conta que Alonso vai iniciar a corrida com as especificações da prova anterior e Stroll com as atualizações, mas configuração diferente do que até agora no fim de semana.
A Haas alterou a configuração, também com os carros em parque fechado, porque percebeu na corrida Sprint que os seus pilotos tiveram muitas dificuldades. A equipa norte-americana insistiu que os primeiros dados do fim de semana dão conta do bom rendimento do pacote de atualizações introduzido no VF-23, apesar do nível na Sprint não o indicar, mas deverá tratar-se mesmo de um caso de má configuração de ambos os monolugares.
Foto: Philippe NANCHINO/MPSA
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
As regras da FIA para controlo do orçamento são tais que as equipas fazem evoluções e não as conseguem testar, ao ponto de terem de partir do Pit lane por necessidade de ajustes adicionais.
Trazer evoluções em fim de semana de sprint é um risco muito grande, já que só têm um treino livre.
Não deveria ser um risco. Deveria ser dado tempo de testes. Mais não seja por segurança.
E por questoes de orçamento. As equipas gastam em pacotes que não sabem se resulta.
O problema maior é a proibição de testes durante a época. Confia-se demais no túnel de vento e CFD e no simulador. Só que a prova real é a pista.
Introduzem-se, como agora se diz, pacotes de alterações e não pacotes de melhorias. Se são alterações parecem um pouco à toa, pode ser que corra bem.