F1 GP dos Países Baixos, TL3: Pierre Gasly foi o mais rápido em sessão encurtada
O TL3 teve pouco menos de 20 minutos de ação em pista. Além da pista molhada, um incidente com Logan Sargeant obrigou a uma reparação demorada das barreiras que comprometeu a sessão. Pierre Gasly foi mais rápido, num treino que terminou com um pequeno sprint, sem que os tempos sejam representativos.
A meteorologia voltou a dar dores de cabeça aos pilotos e às equipas. Com a chuva a regressar a Zandvoort, com uma temperatura do ar de 18,7 °C e temperatura de pista de 20,2 °C, os pilotos foram para a pista com os pneus intermédios e, em alguns casos, os pneus de chuva, que rapidamente deram lugar aos pneus marcados a verde.
Foram os homens da Haas abrir as hostilidades e ainda nos primeiros dez minutos da sessão, Nico Hülkenberg voltou a ter uma saída de pista motivada por problemas nos travões, uma dificuldade que se arrasta desde ontem. Os pilotos iam acumulando voltas, com tempos longe das referências.
Mas quando chegamos aos 15 minutos da sessão foram mostradas bandeiras vermelhas. Logan Sargeant foi um pouco mais agressivo no ataque a um corretor, acabando com duas rodas na relva, o que motivou uma perda de aderência e um pião, que o atirou para as barreiras, num acidente violento. A sessão foi interrompida e as reparações às barreiras prometiam ser demoradas.
Nesta fase, havia apenas 10 tempos na tabela, com Fernando Alonso no topo com o registo de 1:21,461, seguido de Oscar Piastri, Lance Stroll, Kevin Magnussen, e Logan Sargeant, que não iria melhorar o seu registo. Seguiam-se Lando Norris, George Russell,, Alex Albon, Valtteri Bottas e Daniel Ricciardo.
🔴 FUERTE CHOQUE DE LOGAN SARGEANT.
📉 Lamentablemente no participará en la Qualy y posiblemente en la carrera.#f1 #dutchGP
— Todo_F1🏎️ (@TodoF1__Noticia) August 24, 2024
It's going to be a long night for Williams Mechanics and Pit Crew 🫣#F1 #DutchGP 🇳🇱 pic.twitter.com/nHIJzhkeLF
— Formula Source (@FormulaSourceIG) August 24, 2024
As reparações demoraram e apenas a dois minutos do fim da sessão, a direção de corrida deu luz verde para o regresso dos carros à pista, numa sessão que ficou irremediavelmente comprometida.
Os pilotos regressaram à pista, que já tinha secado um pouco, com a chuva a afastar-se da pista. Tivemos uma pequena corrida com os pilotos a tentarem evitar a bandeira de xadrez e conseguir uma volta lançada. Lance Stroll, Alex Albon, Daniel Ricciardo, Yuki Tsunoda e Sergio Pérez não conseguiram cruzar a linha de meta a tempo de fazer uma volta.
A sessão terminou pouco depois e Pierre Gasly ficou com o melhor tempo, seguido de Kevin Magnussen e Valtteri Bottas. Max Verstappen ficou sob investigação dos comissários por ter pisado a linha branca na saída das boxes.
Max Verstappen picks up a warning from race control for crossing the white line at the pit exit.pic.twitter.com/eaJq6hUetA
— RBR Daily (@RBR_Daily) August 24, 2024
Não é possível tirar qualquer conclusão desta sessão. Apenas dez pilotos tinham feito tempos antes do incidente de Logan Sargeant. Tsunoda e Pérez não conseguiram colocar qualquer tempo na tabela e os tempos não são representativos. A Williams trabalha no carro, mas será preciso quase inevitavelmente um chassis novo e dificilmente Sargeant terá carro para fazer a qualificação, agendada para as 14h.
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Eu continuo a não entender certas atitudes do Max.
O problema não é o max mas sim os comissários!… O que vão fazer agora com mais uma atitude destas com este mono desgraçado?… Reprimenda? … Chamado ao colégio para ficar de castigo voltado para a parede como se fazia aos putos?…
Mas há alguém actualmente que que possa gostar desta modalidade com atitudes destas porcas sem penalizações drásticas? É que este mimado de m*** só faz farinha com quem o deixa fazer… Abençoados aqueles que os têm no sítio.
Ficar de castigo, voltado para a parede, não era má ideia 😀, mas falando a sério, uns lugares na grelha não seria mau.
Isso não adianta muito hoje em dia, pois ainda dá para sair de último e poder vencer…
Talvez 1 ou 2 gp de fora já que pode causar um acidente perturbador nas boxes…
A sportv tb pouco ou nada fez referencia
“Normal”
O ano passado diria que sim, mas este ano e nesta pista, faria mossa.
Tirou-me as palavras do teclado, mas acrescento que também não entendo a vantagem de retomar a sessão a dois minutos do fim.
Sim tb concordo… Não faz sentido
Haaaaai … Piqueyt, montoya, Schumacher, Ayrton, Irvine, vettel, Kimi + o 44 … Não fazias farinha e estavas metido num grande buraco sempre a chorares para o patrão…
Investigação por pisar a linha?… O mais grave ” ninguém viu”.
Faz uma dessas durante uma prova crucial para o título e atiram-te contra o muro. Abençoado.
Estes TL mostraram mais uma vez como as regras das ” obrigações televisivas” são uma porcaria ( e já ninguém reage). Não suspender a contagem do tempo com bandeira vermelha é uma anormalidade. Há vários pilotos que não rodam o suficiente para adquirir a experiência necessária, e este peso e dimensões de camião TIR dos F1 em certas pistas tornam- nos ingovernáveis com consequências óbvias. Para correr com estes TIRs tem que ser em pistas com o tamanho dos parques de estacionamento dos supermercados. E ainda dizem alguns que esta é a melhor F1 de sempre… E ainda vem aí… Ler mais »
É certo que a fórmula E não tem corridas de apoio, o que facilita as coisas, mas lá, quando têm interrupções longas nos treinos livres, acrescentam sempre algum tempo.