F1, GP dos EUA: SIGA A CORRIDA AQUI
50ª vitória de Max Verstappen, 12º pódio de Lando Norris e 197º pódio de Lewis Hamilton.
Volta 56 – Vitória de Max Verstappen, desta vez suada, com a McLaren e a Mercedes a darem mais trabalho. Hamilton em segundo com uma boa jogada estratégica da Mercedes e Norris em terceiro, com a escolha de dois pneus duros para a corrida a não resultar. Sainz e Pérez completam o top 5.
- Verstappen
- Hamilton
- Norris
- Sainz
- Perez
- Leclerc
- Russell
- Gasly
- Stroll
- Tsunoda
Volta 55 – Ritmo de Verstappen parece estar a piorar. Hamilton vai se aproximando. Problemas de travões no Red Bull acentuam-se.
Volta 53 – Pérez passa Leclerc e sobe ao quinto lugar. O top três não deverá mudar a não ser que Sainz consiga chegar a Norris.
Volta 51 – Leclerc teve de deixar passar Sainz e não ficou contente com isso. Sainz tenta chegar a Norris (está a 4 segundos). Norris está com alguma dificuldade com o seu ritmo. Verstappen tem a vitória na mão.
Volta 50 – Top 10
- Verstappen
- Hamilton
- Norris
- Leclerc
- Sainz
- Perez
- Russell
- Gasly
- Stroll
- Tsunoda
Volta 49 – Lewis Hamilton passa Norris e segura o segundo lugar. Fernando Alonso anuncia falha na suspensão traseira e perde posições.
LAP 49/56
Bullish defence from Norris but he can't keep Hamilton behind#F1 #USGP pic.twitter.com/Wlf5y7xDKi
— Formula 1 (@F1) October 22, 2023
Volta 48 – Hamilton está a um segundo de Norris e a luta pelo segundo lugar vai aquecer. Vertappen vai escapando na frente. Leclerc está sob a ameaça de Sainz.
Volta 45 –
- Verstappen
- Norris
- Hamilton
- Leclerc
- Sainz
- Perez
- Russell
- Gasly
- Alonso
- Tsunoda
Volta 44 – Hamilton está a aproximar-se de Norris e os pneus médios estão de boa saúde para já. Norris está a 2.6 segundos de Verstappen e Hamilton está a 3.5 de Norris.
Volta 43 – Hamilton passa Leclerc pelo terceiro lugar e está agora a 3 segundos de Norris.
Volta 41 – Verstappen lidera, com Norris a 1.5 seg. Leclerc poderá ter de parar ainda e Hamilton está a cinco segundos de Norris. Destaque para os Aston Martin que estão no top 10.
Volta 40 – Norris passa Leclerc e aguenta-se atrás de Verstappen. Eis o top 10:
- Verstappen
- Norris
- Leclerc
- Hamilton
- Sainz
- Russell
- Perez
- Alonso
- Stroll
- Gasly
Volta 39 – Hamilton tem 12 segundos de vantagem pra Leclerc que está a ser atacado por Verstappen, com Norris logo atrás. Hamilton entra para as boxes para colocar os pneus médios.
Volta 36 – Verstappen responde a Norris e entra nas boxes para coloccar pneus duros. Carlos Sainz também parou para colocar duros. Verstappen regressa à frente de Norris e o undercut da McLaren não resultou.
Volta 35 – Norris entra nas boxes para colocar o segundo conjunto de duros. Norris regressa em sexto lugar. Top 3 é agora Verstappen, Hamilton e Sainz.
Volta 32 – Nesta fase a estratégia começa a ganhar mais importância. Verstappen está em primeiro, mas terá de trocar os médios, que poderão estar a perder perfomance. A Mercedes poderá tentar ir até ao fim ou colocar médios para o último stint. Norris não tem mais médios novos e a McLaren poderá ter dificuldades para segurar Hamilton que se vai aproximando de Norris.
Volta 31 – Norris mantém-se perto de Verstappen, mas Hamilton vai se aproximando deste duo. Hamilton está a 5.5 seg. de Norris.
Volta 28 – Verstappen passa Norris e assume a liderança da corrida. O ritmo do Red Bull é demasiado forte para a McLaren. Hamilton está a seis segundos dos dois homens da frente. Sainz e Pérez completam o top 5. Destaques para Fernando Alnso e Alex Albon que estão a fazer boas corridas.
Resumo da primeira metade da corrida
Volta 25 – Lando Norris vê Max Verstappen aproximar-se, mas estão em estratégias diferentes e Verstappen terá de parar novamente.
Volta 23 – Charles Leclerc entra nas boxes para colocar pneus duros. Todos os pilotos já pararam para as primeiras paragens. Eis o top 10 :
- Norris
- Verstappen
- Hamilton
- Sainz
- Perez
- Leclerc
- Russell
- Gasly
- Tsunoda
- Alonso
Volta 21 – Mercedes manda Hamilton entrar e a tentativa de esticar o primeiro stint não correu bem. Leclerc está na liderança, com Russell e Norris no top 3. Os dois primeiros ainda não pararam. Norris passou Russell e já está no segundo posto. Russell entra para as boxes para colocar pneus duros, tal como fez Hamilton.
Volta 20 – Top 10
- Hamilton
- Leclerc
- Russell
- Norris
- Verstappen
- Ricciardo
- Sainz
- Alonso
- Perez
- Stroll
Volta 19 – Pierre Gasly entra nas boxes para colocar pneus médios. Mercedes pede mais cinco voltas a Hamilton que mantém os pneus médios.
Volta 18 – Lando Norris entra para as boxes para colocar um conjunto de pneus duros e Hamilton assume a liderança. Carlos Sainz também entra para colocar pneus médios. O top 3 é agora Hamilton, Leclerc e Russell. Mercedes poderá tentar uma paragem apenas.
Volta 17 – Max Verstappen entra para as boxes para colocar pneus médios.
Volta 16 – Norris queixa do equilíbrio do carro nas curvas 8 e 9. Lewis Hamilton aproxima-se do McLaren, mas a distância está nos dois segundos. Verstappen vai-se aproximando do duo da frente.
Volta 15 – Top 10
- Norris
- Hamilton
- Verstappen
- Leclerc
- Sainz
- Russell
- Perez
- Gasly
- Tsunoda
- Ricciardo
Volta 13 – A diferença entre Norris e Hamilton é agora de 2.1, com a volta mais rápida a ser de Hamilton. Verstappen está a 4 segundos de Hamilton e não se tem aproximado do segundo lugar.
Volta 11 – Albon, Bottas, Magnussen entram para trocar de pneus (colocam duros). Hamilton vai-se aproximando de Norris, enquanto Verstappen e Leclerc em luta acesa, com vantagem para o Red Bull. O top 3 é agora Norris, Hamilton e Verstappen.
Volta 10 – Zhou Guanyu entrou para as boxes para colocar um conjunto de pneus duros. Hamilton vai ganhando algum tempo a Norris e Verstappen continua a gerir o andamento. Piastri com problemas (radiador danificado) vai desistir da corrida, num fim de semana terrível para o jovem australiano.
Damage to the sidepod on Ocon's car 👀#F1 #USGP pic.twitter.com/FJgBEKCwDs
— Formula 1 (@F1) October 22, 2023
Volta 9 – Corrida vai estabilizando, com os pilotos a gerirem os pneus. Norris tem 3.3 seg. de vantagem para Hamilton.
- Norris
- Hamilton
- Leclerc
- Verstappen
- Sainz
- Piastri
- Russell
- Perez
- Gasly
- Tsunoda
Volta 6 – Lewis Hamilton passa Leclerc e agarra o segundo lugar. Verstappen aproxima-se de Leclerc. Sainz e Leclerc estão a ser pouco agressivos na defesa da sua posição para poupar pneu. Esteban Ocon desiste da crrida com danos depois de um toque com o McLaren de Piastri.
Volta 5 – Max Verstappen passa Sainz e sobe ao quarto lugar. A diferença entre Norris e Leclerc estabilizou.
Volta 4 – Hamilton tenta apertar Sainz, Verstappen está atrás do Mercedes, mas ainda a alguma distância e Leclerc parece não ter andamento para acompanhar Norris. Hamilton passa Sainz e sobe ao terceiro lugar.
Volta 3 – Russell subiu ao sétimo lugar, com Pérez a aproveitar a boleia e Ocon caiu para nono. Lando Norris continua muito rápido e tem 2.5 seg. de vantagem para Leclerc.
Volta 2 – Lando Norris já tem pouco mais de dois segundos de vantagem para Leclerc. A luta entre Russell e Ocon pelo sétimo aquece, com Pérez por perto. Ocon tem danos no seu carro.
Volta 1 – Lando Norris com um excelente arranque agarrou a liderança da corrida, com Charles Leclerc em segundo e Carlos Sainz em terceiro. Verstappen já é quinto, atrás de Hamilton. Oscar Piastri pressina Verstappen e tentar passar para o quinto lugar. O #81 da McLaren ganhou quatro lugares na largada.
Todos os pilotos começam com pneus médios, exceto Nico Hulkenberg e Lance Stroll.
We've missed him 🥰@danielricciardo is back in the saddle, and back in his natural habitat in Austin! 🤘#USGP #F1 @AlphaTauriF1 pic.twitter.com/brp64am01A
— Formula 1 (@F1) October 22, 2023
Temperaturas:
Temperatura da pista: 39.8 ºC
Temperatura do ar: 29,7 ºC
Humidade: 46 %
Probabilidade de chuva para esta corrida: 0%
Pneus e estratégia:
Grelha da corrida:
Dados da Pista:
Primeira corrida –2008
Comprimento da pista – 5.513km
Distância de corrida – 308.405 km
Nº de voltas – 56 voltas
Volta recorde – 1:36.169 Charles Leclerc (2019)
Foto: Philippe NANCHINO/MPSA
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
A SporTV e as suas anormalidades: mostraram uma foto dum bolo dum adepto e alguém disse:…. ” é o pneu do C. Sainz”… Lamentável.