F1, GP dos EUA: SIGA A CORRIDA AQUI

Por a 22 Outubro 2023 19:36

50ª vitória de Max Verstappen, 12º pódio de Lando Norris e 197º pódio de Lewis Hamilton.

Volta 56 – Vitória de Max Verstappen, desta vez suada, com a McLaren e a Mercedes a darem mais trabalho. Hamilton em segundo com uma boa jogada estratégica da Mercedes e Norris em terceiro, com a escolha de dois pneus duros para a corrida a não resultar. Sainz e Pérez completam o top 5.

  1. Verstappen
  2. Hamilton
  3. Norris
  4. Sainz
  5. Perez
  6. Leclerc
  7. Russell
  8. Gasly
  9. Stroll
  10. Tsunoda

Volta 55 – Ritmo de Verstappen parece estar a piorar. Hamilton vai se aproximando. Problemas de travões no Red Bull acentuam-se.

Volta 53 – Pérez passa Leclerc e sobe ao quinto lugar. O top três não deverá mudar a não ser que Sainz consiga chegar a Norris.

Volta 51 – Leclerc teve de deixar passar Sainz e não ficou contente com isso. Sainz tenta chegar a Norris (está a 4 segundos). Norris está com alguma dificuldade com o seu ritmo. Verstappen tem a vitória na mão.

Volta 50 – Top 10

  1. Verstappen
  2. Hamilton
  3. Norris
  4. Leclerc
  5. Sainz
  6. Perez
  7. Russell
  8. Gasly
  9. Stroll
  10. Tsunoda

Volta 49 – Lewis Hamilton passa Norris e segura o segundo lugar. Fernando Alonso anuncia falha na suspensão traseira e perde posições.

Volta 48 – Hamilton está a um segundo de Norris e a luta pelo segundo lugar vai aquecer. Vertappen vai escapando na frente. Leclerc está sob a ameaça de Sainz.

Volta 45 –

  1. Verstappen
  2. Norris
  3. Hamilton
  4. Leclerc
  5. Sainz
  6. Perez
  7. Russell
  8. Gasly
  9. Alonso
  10. Tsunoda

Volta 44 – Hamilton está a aproximar-se de Norris e os pneus médios estão de boa saúde para já. Norris está a 2.6 segundos de Verstappen e Hamilton está a 3.5 de Norris.

Volta 43 – Hamilton passa Leclerc pelo terceiro lugar e está agora a 3 segundos de Norris.

Volta 41 – Verstappen lidera, com Norris a 1.5 seg. Leclerc poderá ter de parar ainda e Hamilton está a cinco segundos de Norris. Destaque para os Aston Martin que estão no top 10.

Volta 40 – Norris passa Leclerc e aguenta-se atrás de Verstappen. Eis o top 10:

  1. Verstappen
  2. Norris
  3. Leclerc
  4. Hamilton
  5. Sainz
  6. Russell
  7. Perez
  8. Alonso
  9. Stroll
  10. Gasly

Volta 39 – Hamilton tem 12 segundos de vantagem pra Leclerc que está a ser atacado por Verstappen, com Norris logo atrás. Hamilton entra para as boxes para colocar os pneus médios.

Volta 36 – Verstappen responde a Norris e entra nas boxes para coloccar pneus duros. Carlos Sainz também parou para colocar duros. Verstappen regressa à frente de Norris e o undercut da McLaren não resultou.

Volta 35 – Norris entra nas boxes para colocar o segundo conjunto de duros. Norris regressa em sexto lugar. Top 3 é agora Verstappen, Hamilton e Sainz.

Volta 32 – Nesta fase a estratégia começa a ganhar mais importância. Verstappen está em primeiro, mas terá de trocar os médios, que poderão estar a perder perfomance. A Mercedes poderá tentar ir até ao fim ou colocar médios para o último stint. Norris não tem mais médios novos e a McLaren poderá ter dificuldades para segurar Hamilton que se vai aproximando de Norris.

Volta 31 – Norris mantém-se perto de Verstappen, mas Hamilton vai se aproximando deste duo. Hamilton está a 5.5 seg. de Norris.

Volta 28 – Verstappen passa Norris e assume a liderança da corrida. O ritmo do Red Bull é demasiado forte para a McLaren. Hamilton está a seis segundos dos dois homens da frente. Sainz e Pérez completam o top 5. Destaques para Fernando Alnso e Alex Albon que estão a fazer boas corridas.

Resumo da primeira metade da corrida

Volta 25 – Lando Norris vê Max Verstappen aproximar-se, mas estão em estratégias diferentes e Verstappen terá de parar novamente.

Volta 23 – Charles Leclerc entra nas boxes para colocar pneus duros. Todos os pilotos já pararam para as primeiras paragens. Eis o top 10 :

  1. Norris
  2. Verstappen
  3. Hamilton
  4. Sainz
  5. Perez
  6. Leclerc
  7. Russell
  8. Gasly
  9. Tsunoda
  10. Alonso

Volta 21 – Mercedes manda Hamilton entrar e a tentativa de esticar o primeiro stint não correu bem. Leclerc está na liderança, com Russell e Norris no top 3. Os dois primeiros ainda não pararam. Norris passou Russell e já está no segundo posto. Russell entra para as boxes para colocar pneus duros, tal como fez Hamilton.

Volta 20 – Top 10

  1. Hamilton
  2. Leclerc
  3. Russell
  4. Norris
  5. Verstappen
  6. Ricciardo
  7. Sainz
  8. Alonso
  9. Perez
  10. Stroll

Volta 19 – Pierre Gasly entra nas boxes para colocar pneus médios. Mercedes pede mais cinco voltas a Hamilton que mantém os pneus médios.

Volta 18 – Lando Norris entra para as boxes para colocar um conjunto de pneus duros e Hamilton assume a liderança. Carlos Sainz também entra para colocar pneus médios. O top 3 é agora Hamilton, Leclerc e Russell. Mercedes poderá tentar uma paragem apenas.

Volta 17 – Max Verstappen entra para as boxes para colocar pneus médios.

Volta 16 – Norris queixa do equilíbrio do carro nas curvas 8 e 9. Lewis Hamilton aproxima-se do McLaren, mas a distância está nos dois segundos. Verstappen vai-se aproximando do duo da frente.

Volta 15 – Top 10

  1. Norris
  2. Hamilton
  3. Verstappen
  4. Leclerc
  5. Sainz
  6. Russell
  7. Perez
  8. Gasly
  9. Tsunoda
  10. Ricciardo

Volta 13 – A diferença entre Norris e Hamilton é agora de 2.1, com a volta mais rápida a ser de Hamilton. Verstappen está a 4 segundos de Hamilton e não se tem aproximado do segundo lugar.

Volta 11 – Albon, Bottas, Magnussen entram para trocar de pneus (colocam duros). Hamilton vai-se aproximando de Norris, enquanto Verstappen e Leclerc em luta acesa, com vantagem para o Red Bull. O top 3 é agora Norris, Hamilton e Verstappen.

Volta 10 – Zhou Guanyu entrou para as boxes para colocar um conjunto de pneus duros. Hamilton vai ganhando algum tempo a Norris e Verstappen continua a gerir o andamento. Piastri com problemas (radiador danificado) vai desistir da corrida, num fim de semana terrível para o jovem australiano.

Volta 9 – Corrida vai estabilizando, com os pilotos a gerirem os pneus. Norris tem 3.3 seg. de vantagem para Hamilton.

  1. Norris
  2. Hamilton
  3. Leclerc
  4. Verstappen
  5. Sainz
  6. Piastri
  7. Russell
  8. Perez
  9. Gasly
  10. Tsunoda

Volta 6 – Lewis Hamilton passa Leclerc e agarra o segundo lugar. Verstappen aproxima-se de Leclerc. Sainz e Leclerc estão a ser pouco agressivos na defesa da sua posição para poupar pneu. Esteban Ocon desiste da crrida com danos depois de um toque com o McLaren de Piastri.

Volta 5 – Max Verstappen passa Sainz e sobe ao quarto lugar. A diferença entre Norris e Leclerc estabilizou.

Volta 4 – Hamilton tenta apertar Sainz, Verstappen está atrás do Mercedes, mas ainda a alguma distância e Leclerc parece não ter andamento para acompanhar Norris. Hamilton passa Sainz e sobe ao terceiro lugar.

Volta 3 – Russell subiu ao sétimo lugar, com Pérez a aproveitar a boleia e Ocon caiu para nono. Lando Norris continua muito rápido e tem 2.5 seg. de vantagem para Leclerc.

Volta 2 – Lando Norris já tem pouco mais de dois segundos de vantagem para Leclerc. A luta entre Russell e Ocon pelo sétimo aquece, com Pérez por perto. Ocon tem danos no seu carro.

Volta 1 – Lando Norris com um excelente arranque agarrou a liderança da corrida, com Charles Leclerc em segundo e Carlos Sainz em terceiro. Verstappen já é quinto, atrás de Hamilton. Oscar Piastri pressina Verstappen e tentar passar para o quinto lugar. O #81 da McLaren ganhou quatro lugares na largada.

Todos os pilotos começam com pneus médios, exceto Nico Hulkenberg e Lance Stroll.

Temperaturas:

Temperatura da pista: 39.8 ºC

Temperatura do ar: 29,7 ºC

Humidade: 46 %

Probabilidade de chuva para esta corrida: 0%

Pneus e estratégia:

Grelha da corrida:

Dados da Pista:

Primeira corrida –2008

Comprimento da pista – 5.513km

Distância de corrida – 308.405 km

Nº de voltas – 56 voltas

Volta recorde – 1:36.169 Charles Leclerc (2019)

Foto: Philippe NANCHINO/MPSA

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
2020
2020
1 ano atrás

A SporTV e as suas anormalidades: mostraram uma foto dum bolo dum adepto e alguém disse:…. ” é o pneu do C. Sainz”… Lamentável.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado