F1, GP do Mónaco: Max Verstappen consegue a primeira pole no principado, Alonso ficou a 0.084 seg.

Por a 27 Maio 2023 16:16

Estivemos muito perto da surpresa, mas Max Verstappen mostrou porque é o melhor piloto da atualidade. Foi uma qualificação frenética, com muitas surpresas e muita indefinição. A melhor qualificação do ano. Foi servida à moda do Mónaco e no final, o lugar mais desejado foi para Verstappen. O piloto da Red Bull terminou a Q1 e a Q2 na frente do pelotão e era o grande favorito para a pole, mas na sua primeira volta na Q3 ficou algo afastado do primeiro lugar, com Fernando Alonso a mostrar-se e a fazer o melhor registo, seguido de perto por Carlos Sainz e Charles Leclerc. Na segunda tentativa, Verstappen regressou ao primeiro lugar, com pneus usados e ficava tudo por decidir nas derradeiras voltas. Esteban Ocon juntou-se à festa e fez a pole provisória, deixando todos de queixo caído, mas ainda faltavam as últimas voltas. Leclerc ainda passou pelo primeiro lugar, mas foi Alonso que fez o melhor tempo e parecia que o espanhol ia festejar a pole. Mas Verstappen voltou a fazer magia e mesmo tocando nas barreiras, fez a pole. Que qualificação!

Esteban Ocon acabou por ficar com o quarto lugar, com uma excelente volta na Q3 e Carlos Sainz fechou o top 5. Lewis Hamilton ficou com o sexto tempo, mesmo com dificuldades no seu monolugar, à frente de Pierre Gasly e George Russell. Yuki Tsunida e Lando Norris ficaram com o nono e décimo lugar, respetivamente.

O filme da qualificação

Q1

A qualificação iniciou-se com 24.4º C de temperatura no ar e quase 49º C de temperatura em pista, com céu limpo e com a chuva muito longe. As previsões do início da semana não se materializaram e tivemos até agora uma pista seca, como seria para a qualificação mais importante do ano. 

Depois de três sessões de treinos em que a Red Bull se superiorizou face à concorrência, tínhamos finalmente a sessão de qualificação mais exigente do ano. Red Bull parecia ser a mais forte, mas Ferrari e Aston Martin apresentavam argumentos para conseguir um lugar no tão desejado primeiro lugar da grelha. Mercedes, Alpine, Valtteri Bottas e Lando Norris eram os principais candidatos a um lugar na Q3, onde os dez mais rápidos tentariam encontrar a melhor posição para a largada do GP de amanhã. 

Os Williams, Alpha Tauri, Alpine e Alfa Romeo foram os primeiros a ir para a pista, seguidos da McLaren, com os favoritos a saírem pouco depois. A pista encheu-se de carros num ápice. Max Verstappen tratou de entrar no segundo 13 na sua primeira volta, tal como Sergio Pérez, numa altura em que o segundo 14 ainda era o “preferido”. Os Aston Martin fizeram tempos muito parecidos aos dos Red Bull e pareciam estar em forma para tentar a surpresa. Lando Norris e Oscar Piastri instalaram-se nos primeiros lugares pouco depois, no momento em que Sergio Pérez falhou a entrada em Saint Devote, acabando com a sua qualificação nesse impacto contra as proteções. Um impacto violento e que certamente dará muito trabalho aos mecânicos. A sessão foi interrompida, com as bandeiras vermelhas a serem mostradas, enquanto o carro #11 era removido da pista.

Nesta fase, Lewis Hamilton, Nyck de Vries, Logan Sargeant, Carlos Sainz e Alex Albon estavam na zona de eliminação. Faltavam 11 minutos para o fim da Q1. 

Como esperado, os pneus apenas davam o máximo de performance na primeira volta lançada, perdendo aderência rapidamente. Uma segunda volta lançada com o mesmo jogo de pneus tornava-se numa aposta arriscada. 

A sessão recomeçou alguns minutos depois, com todos os carros a regressarem à pista. Max Verstappen fez questão de voltar ao topo, seguido de George Russell e Alex Albon, com Valtteri Bottas e Lando Norris no top 5. Os tempos iam caindo a um ritmo furioso, até que Fernando Alonso foi o primeiro a entrar no segundo 12, instalando-se na frente do pelotão. Lewis Hamilton, Carlos Sainz e Charles Leclerc estavam abaixo do décimo lugar. Leclerc tratou de corrigir isso e a quatro minutos do fim, entrou no top 3. Nesta fase, na zona de eliminação tínhamos Zhou Guanyu, Logan Sargeant, Pérez e os dois Haas.

Yuki Tsunoda tratou de se colocar no primeiro lugar da tabela, com Lando Norris a subir para terceiro. Verstappen tratou de recuperar o primeiro lugar com o tempo de 1:12.386. Mas o interesse estava em Sainz e Hamilton, que tentava sair da zona de eliminação, o que foi conseguido in extremis. Seguiam-se Tsunoda, Alex Albon, Carlos Sainz e Lance Stroll. A pista continuava a evoluir a cada volta. 

Eliminados na Q1 ficaram Sargeant, Kevin Magnussen, Nico Hulkenberg,  Zhou Guanyu  e Sergio Pérez.

Q2

O arranque da Q2 deu-se assim que a luz verde se mostrou no final da via das boxes, com Max Verstappen a ser dos primeiros a sair. Ninguém quis esperar muito tempo nas boxes. Na primeira volta, Verstappen conseguiu fazer 1:12.038, com Fernando Alonso a aproximar-se do tempo do piloto da Red Bull, com Pierre Gasly a colocar-se em segundo lugar e Esteban Ocon em quarto. Fernando Alonso, já com quatro voltas nos seus pneus, ficou a 0.069 seg. do tempo de Verstappen com pneus novos, o que era um sinal interessante para o resto da qualificação. A meio da Q2, tínhamos Verstappen, Alonso, Gasly, Ocon, Sainz, Leclerc, Norris, Piastri, Hamilton e Valtteri Bottas. Na zona de eliminação tínhamos Russell, Albon, Stroll, De Vries e Tsunoda. 

Verstappen foi o primeiro a entrar no segundo 11, afastando-se de Alonso. George Russell entrou no top 3 pouco depois, enquanto Lewis Hamilton era apenas décimo. Se nos treinos, Hamilton parecia mais à vontade, na qualificação era Russell a destacar-se, enquanto Hamilton se queixava de um problema na sua suspensão. Charles Leclerc aproximou-se do tempo de Verstappen, mas estava ainda a 0.2 segundos do tempo do neerlandês.

A dois minutos do fim, Lando Norris bateu contra as proteções da pista a Nouvelle Chicane, o que danificou a sua direção, sendo o fim da sessão para o piloto da McLaren, que conseguiu regressar às boxes.

O fim da sessão chegou pouco depois e foram eliminados Oscar Piastri, de Vries, Albon, Stroll e Bottas. Passaram à Q3 Verstappen (1:11.908), Leclerc, Alonso, Russell, Hamilton, Gasly, Sainz, Ocon, Tsunoda e Norris, com os mecânicos da McLaren a tentarem a reparação a tempo da Q3. 

Q3

Verstappen foi o primeiro a fazer uma volta lançada na Q3 e na primeira tentativa foi mais lento do que tinha sido na Q2. Foi Fernando Alonso que se colocou no primeiro lugar, com o tempo de 1.11.706, ficando à frente de Carlos Sainz (+0.030 seg.) e Charles Leclerc (+0.053seg.). Verstappen tinha de recuperar e na sua segunda tentativa com pneus usados conseguiu o primeiro lugar, para ser destronado logo a seguir por Esteban Ocon. Leclerc tratou de se colocar no primeiro, mas foi destronado por Alonso, que parecia ter uma mão na pole. Faltava ainda a volta final de Verstappen. Parecia que o #1 da Red Bull não ia conseguir a pole olhando para o tempo dos primeiros dois setores, mas conseguiu um último setor estrondoso e mesmo tocando nas barreiras no final, conseguiu a pole para a corrida de amanhã. Acabou em apoteose esta espetacular sessão de qualificação.  Verstappen voltou a ser o mais forte, mas teve de suar muito para o conseguir.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
11 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
garantia4
garantia4
1 ano atrás

Gostemos ou não dele, é do Max esta pole, e não do carro. Fica na história este 3° sector, 18.8.

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
1 ano atrás

UAU! Que último sector do Max! Incrível. Nunca imaginaria que sacasse 3 décimas no último sector! Estragou-me a festa mas deixou-me sem palavras.
E Alonso! O homem não tem paralelo. Amanhã uma vitória é possível com um pouco de sorte e se vier chuva vai ser uma corrida mexida.
Ocon brilhante também. Excelente performance.

MLS
MLS
1 ano atrás

Grande quali, constantes trocas de posição.
Mas que erro estupido do Perez a expor completamente o carro as outras equipas, agora tem fotos de todos os ângulos da carro.
Mas que 3° setor de Max.
Excelente quali do Ocon.

Pity
Pity
1 ano atrás

Qualificação emocionante até ao último instante. Já não acreditava que o Max conseguisse a pole.
Surpresa? A Alpine. E Leclerc não bateu!!!! Será que, para variar, vai vencer?
Temos de admirar os mecânicos da F1. Ontem, a Williams conseguiu reconstruir o carro do Albon em relativamente pouco tempo, hoje os da McLaren mudaram uma suspensão em poucos minutos.

*RPMS*™
1 ano atrás

Carrega Alonso!
Só mesmo o super-Max no seu tão falado RedBull superior é que o conseguem superar.
O espanhol até faz arrepiar os seus haters…

Cumprimentos

917/30
Reply to  *RPMS*™
1 ano atrás

O espanhol até faz arrepiar os seus haters…” Andam todos a bater mal que já não dizem coisa com coisa, e quem sabe se este ano ainda têm que engolir outro sapo (uma vitória de Alonso) já que o sapo de Alonso ser o melhor não Red Bull já o estão a engolir desde a 1ª corrida!!

jacinto-18
1 ano atrás

Aos poucos vão-me dar razão. Os pilotos da Ferrari são medianos. E a confirmar-me a penalização do Lecrerc , o motivo é simplesmente estúpido. Aguardemos pelos próximos episódios.

Cágado1
1 ano atrás

O Max deu mesmo tudo por tudo, esteve 2 ou 3 vezes perto do desastre. Tenho pena pelo Alonso, mas foi merecida 👍

917/30
1 ano atrás

Que espectáculo, ver aqueles pilotos a guiar naquela pista em qualificação é para lá de bom! Max a fazer magia, Alonso e Leclerc a tirarem tudo do carro a mostarem bem quem guia. Enquanto Ocon está de parabéns, Sainz voltou a ser Sainz, muito esforçado mas não tem aquele ultimo décimo que Leclerc tem, não é vergonha nenhuma é apenas a realidade, uma nota para os dois Mclaren que estiveram melhor do que esperava. Quanto a Pérez, este ano não vai haver “malas fiestas” depois da corrida…

Last edited 1 ano atrás by .
Phil1971
Phil1971
1 ano atrás

Que qualificação. Pérez o azarado do dia vamos ver o que consegue amanhã. Verstappen a tirar tudo naquele último sector. Alonso parece um jovem “lutei como um animal “ a Alpine também bem e os mecânicos da McLaren merecem destaque também. Por fim o Yuki também esteve bem

GuiMoreiraMclaren
GuiMoreiraMclaren
1 ano atrás

Excelente qualificação, excelente volta do Max nada a fazer ultimo setor ganha quase 3 decimas ao Aston Martin, impressionante! Tenho pena do Alonso, deu tudo e mais alguma coisa hoje e nunca esteve tão proximo da pole como hoje desde 2012, excelente volta também, cada vez parece mais que estamos em 2012 e 2013 outra vez onde o Alonso não tem carro para lutar contra a superioridade dos red bulls e de um piloto jovem neste caso o Max da outra vez o Vettel! Incrivel, apesar de tudo tem sido o piloto mais consistente a par do Max, tem extraído… Ler mais »

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado