F1, GP do México: McLaren iniciou um processo de “direito de revisão”

Por a 25 Outubro 2024 09:45

A McLaren iniciou um processo de “direito de revisão” para contestar a penalização de cinco segundos de Lando Norris no Grande Prémio dos Estados Unidos, onde foi penalizado por ultrapassar Max Verstappen fora da pista durante um duelo no final da corrida.

Esta é uma decisão surpreendente, pois para que a McLaren seja bem sucedida, deve apresentar provas novas, significativas e relevantes não disponíveis no momento da decisão, conforme exigido pelo Código Desportivo Internacional da FIA. Parece pouco provável que a McLaren tenha tido acesso a material que, primeiro, os comissários não tenham tido acesso, segundo, que os faça mudar de opinião.

A audiência de revisão, agendada para sexta-feira na Cidade do México, será realizada em duas fases, com a segunda fase a ocorrer apenas se os comissários concordarem que as novas provas justificam a reconsideração da penalização. Este caso espelha a tentativa da Mercedes em 2021 de rever as acções de Verstappen no GP do Brasil, em que foram consideradas novas imagens a bordo, mas que acabaram por ser consideradas insuficientes para justificar uma nova decisão.

O diretor da equipa da McLaren, Andrea Stella, expressou anteriormente dúvidas sobre a presença de provas genuinamente novas, sugerindo que o seu desacordo reside mais na interpretação do que em dados não vistos, pelo que esta manobra parece mais uma forma de marcar uma posição do que uma tentativa genuína de reverter a decisão.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
6 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Scirocco
Scirocco
5 dias atrás

Parabéns pela coerência entre o que afirmaram depois do GP e esta decisão. Andrea e Zak no seu melhor 🙂

Pity
Pity
5 dias atrás

Ainda vai a tempo? Os recursos não tinham de ser apresentados no prazo de 96 horas (quatro dias)? Ou o “direito de revisão” não é o mesmo que um recurso?
A não ser que a intenção seja apenas a de clarificar situações para futuro…

dannyricfanclub
dannyricfanclub
Reply to  Pity
5 dias atrás

O «direito de revisão» é um recurso.

Pity
Pity
Reply to  dannyricfanclub
4 dias atrás

Eu também acho que sim, e não percebo nada de direito…

NOTEAM2.0
NOTEAM2.0
4 dias atrás

E muito bem.
O que se passou em Austin foi grave e os adeptos merecem uma clarificação em relação a este assunto.
Tem de ser a Mclaren a liderar este processo, porque é neste momento aquela que mais tem a perder, mas todas as equipas deviam tomar uma posição firme em relação a este assunto, porque não é possível o desporto avançar nesta direção.

canam
canam
4 dias atrás

Nestas situações temos sempre que nos colocar no lugar do outro. Troquemos o Vestappen pelo Norris. A Mclaren nem abria a boca…nem muitos outros falantes por aí fora ! Tão simples quanto isso.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado