F1, GP do México: Max Verstappen conquista 16ª vitória do ano

Por a 29 Outubro 2023 22:11

Mais um GP, mais uma corrida imaculada de Max Verstappen. O #1 da Red Bull mostrou mais uma vez porque é o tricampeão em título, com uma prestação sem margem para dúvida.

Verstappen largou melhor, agarrou o primeiro lugar que apenas cedeu a bem da estratégia. Regressou à liderança, fez um excelente recomeço após bandeira vermelha e venceu sem espinhas. A corrida de Verstappen acabou por ser monótona de tão boa que foi. A verdadeira animação aconteceu mais atrás. Lewis Hamilton, com uma estratégia mais forte e um bom arranque no recomeço, passou por Charles Leclerc e agarrou com unhas e dentes o segundo lugar. Leclerc, mais uma vez, não conseguiu aproveitar a pole, mas ficou com o terceiro lugar, à frente de Carlos Sainz com uma corrida sólida.

Mas uma das estrelas da tarde foi Lando Norris, que largou de 17º, andou nos pontos até a bandeira vermelha, teve um péssimo recomeço, caiu para 14º e recuperou até ao quinto posto, numa das melhores prestações do piloto britânico. George Russell foi sexto, numa prestação segura, mas algo discreta, Daniel Ricciardo conseguiu um brilhante sétimo posto (Yuki Tsunoda perdeu a hipótese de terminar nos pontos com uma manobra pouco pensada do japonês). Oscar Piastri foi oitavo, Alex Albon conseguiu mais pontos importantes para a Williams e Ocon levou para casa o último ponto do décimo lugar.

O filme da corrida

Foi com céu limpo e uma temperatura de 48ºC no asfalto do Autódromo Hemanos Rodriguez (25ºC de temperatura no ar) que os pilotos enfrentaram os desafios do GP do México.

As bancas estavam repletas de fãs que queriam ver um bom resultado do homem da casa, Sergio Pérez, que largava do quinto posto. Na pole, tínhamos Charles Leclerc, com Carlos Sainz ao seu lado na primeira linha da grelha de partida. Max Verstappen era o terceiro classificado, teoricamente com o carro mais rápido do fim de semana, tendo ao seu lado o seu antigo colega de equipa, Daniel Ricciardo, com um espantoso quarto lugar na qualificação de ontem. Havia também curiosidade para ver o que faria Oscar Piastri, com o McLaren a ser também um dos carros mais rápidos em teoria. Lando Norris, a largar do fundo do pelotão, teria trabalho redobrado para chegar aos pontos. Lance Stroll iria largar das boxes, com a Aston Martin a reverter para o pacote aerodinâmico do Catar, com Alonso a usar a nova atualização que ainda não convence. Alex Albon era também um dos pilotos que poderia animar a tarde, com o Williams a dar-se bem com os ares da Cidade do México.

A grande maioria dos pilotos optou por largar com os pneus médios, exceto Alex Albon, Esteban Ocon (ambos com duros) e Lando Norris, o único a optar pelos pneus macios. Fernando Alonso era investigado por exceder o limite de velocidade na via das boxes, isto nas voltas de lançamento, antes da corrida.

A corrida começou com um ataque tremendo de Max Verstappen que conseguiu agarrar a liderança logo na primeira curva. Sergio Pérez também largou bem e tentava atacar o segundo posto, mas acabou por tocar no Ferrari de Leclerc, que acabou por atirar o Red Bull ao ar. Pérez caiu para a última posição. Nico Hulkenberg foi o piloto que mais posições ganhou no arranque (4). A corrida de Sergio Pérez acabou logo na primeira volta, pois os danos no Red Bull eram demasiado extensos.

Max Verstappen “tirou bilhete” e afastou-se dos Ferrari e já tinha dois segundos de vantagem sobre Leclerc.

Na volta 5, foi acionado o Virtual Safety Car para retirar um pedaço de carbono da asa dianteira de Leclerc. A neutralização da corrida foi breve e meia volta depois, a corrida regressou.

Enquanto na frente as posições pareciam estabilizadas, um pouco mais atrás, Hamilton pressionava Ricciardo pelo quarto lugar. O australiano defendia-se com mestria enquanto Hamilton tentava tudo para ganhar a posição. No final da volta 10, a ordem no top 10 era a seguinte:

Verstappen

Leclerc

Sainz

Ricciardo

Hamilton

Piastri

Russell

Hulkenberg

Gasly

Zhou

Esta era uma fase de gestão para a grande maioria dos pilotos que queriam poupar borrachas para chegar perto da volta 30 para parar apenas uma vez nesta corrida. Na volta 11, Hamilton conseguiu passar por Ricciardo, enquanto Piastri se defendia de Russell, com os homens da Mercedes ao ataque. Yuki Tsunoda foi o primeiro a parar para colocar os pneus duros. Lando Norris também parou pouco depois e colocou pneus duros.

Na frente, Verstappen tinha 3.5 seg. de vantagem para Leclerc, que tinha também 3 seg. de vantagem sobre Sainz. A corrida estava numa fase mais morna em que todos tentavam chegar perto do meio da corrida para trocar de pneus. Alex Albon entrava nos pontos, despachando Zhou Guanyu.

Na volta 19, Max Verstappen queixava-se dos pneus, enquanto Hamilton atacava Sainz que era obrigado a fazer “Lift and coast”. Na volta seguinte, Verstappen entrou para as boxes para colocar pneus duros. Regressou à corrida em sétimo, mas depressa passou por Russell. Leclerc liderava a corrida, mas as hipóteses de se manter na frente eram parcas, uma vez que Verstappen despachou Piastri pelo quinto lugar uma volta depois.

Na volta 25, Mercedes entrou para as boxes, com Hamilton a tentar o undercut a Carlos Sainz. Max Verstappen era já terceiro sem precisar de esperar pelas paragens dos seus adversários. Oscar Piastri começava também a dar nas vistas com os pneus novos passando por Valtteri Bottas, despachado Alex Albon pouco depois pelo sétimo lugar. Na frente, Verstappen atacava Sainz, numa prova clara do poderio do Red Bull e da vantagem de ter pneus novos.

Na volta 30, Sainz entrou nas boxes para colocar pneus novos e o undercut de Hamilton acabou por se confirmar. Sainz teria a vantagem no final da corrida com pneus mais novos. Nessa altura, Norris estava já no oitavo lugar, depois de ter passado Albon. Na volta seguinte, Leclerc entrou para colocou também pneus duros.

Na volta 33, um acidente violento de Kevin Magnussen motivou a entrada do Safety Car. Algo cedeu no carro do #20 e motivou um violento impacto. Verstappen entrou nas boxes e coloco pneus duros novos, Norris entrou e coloco médios. Logo a seguir, as bandeiras vermelhas foram mostradas e a corrida foi interrompida. O top 10 nesta fase era este:

  1. Verstappen
  2. Leclerc
  3. Hamilton
  4. Sainz
  5. Ricciardo
  6. Piastri
  7. Russell
  8. Tsunoda
  9. Hulkenberg
  10. Norris

O recomeçou da corrida seria feito com uma largada estacionária, o que poderia baralhar as contas. Vertappen e Leclerc escolheram os pneus duros para o arranque, mas Hamilton escolheu os médios. Sainz e Ricciardo recomeçaram com duros, enquanto Piastri e Russell escolheram médios. Tsunoda (duros), Hulkenberg (médios) e Norris (médios) iriam tentar ganhar posições.

O recomeço sorriu a Verstappen, que manteve a posição, tal como os homens do top 3. Russell ganhou posições e subiu ao quinto lugar, enquanto Norris caiu para o 14º lugar. Vertappen conseguiu afastar-se da concorrência enquanto Hamilton atacava Leclerc. O monegasco aguentava-se, mas Hamilton não largava o Ferrari. Verstappen já estava a mais de 2 segundos deste duo e só um azar o poderia retirar do caminho da vitória.

Na volta 40, Hamilton não teve medo de ir à relva para passar Leclerc. O #44 subiu ao segundo lugar, numa manobra espetacular. Carlos Sainz também estava pressionado por George Russell, numa luta pelo quarto lugar. Mas os Ferrari estavam com pneus duros e os Mercedes com pneus médios, que poderiam degradar-se mais depressa.

Lando Norris estava de faca nos dentes e na volta 46, já era 11º e a atacar Hulkenberg, pelo 10º lugar. Uma volta depois, Norris já estava nos pontos novamente. Um pouco mais atrás a luta entre Tsunoda e Piastri aquecia, com o australiano a aguentar o sétimo posto. Na volta 48, Alonso desistiu e deu por terminado um fim de semana negro.

A luta entre Tsunoda e Piastri resultou num toque que atirou o japonês em pião. Lando Norris, por seu lado, era já oitavo, logo atrás do seu colega de equipa.

Na frente, Verstappen tinha quase 10 segundos de vantagem para Hamiltn que conseguiu sacudir a pressão de Leclerc, que por sua vez estava a três segundos do colega de equipa. Russell, em quinto, estava a dois segundos de Sainz. As melhores lutas aconteciam mais atrás.

Oscar Piastri recebeu ordens para deixar passar Norris, se não tivesse capacidade para igualar o ritmo de Norris. Um erro do jovem australiano abriu a porta para Norris que subia ao sétimo posto, em busca de Ricciardo que estava a 2.5 segundos.

Na entrada das últimas dez voltas este era o top 10:

  1. Verstappen
  2. Hamilton
  3. Leclerc
  4. Sainz
  5. Russell
  6. Ricciardo
  7. Norris
  8. Piastri
  9. Albon
  10. Hulkenberg

As últimas lutas seriam entre Norris e Ricciardo e Leclerc a tentar chegar a Hamilton, que tinha uma boa margem para gerir. Hulkenberg tentava também segurar o décim lugar dos homens da Alpine. Na volta 60, Lando Norris conseguiu passar Ricciardo, numa manobra espetacular e ainda tentava chegar a Russell.

Norris aproximava-se de Russell e a equipa aconselhava calma no ataque, com Russell a ser conhecido por ser muito agressivo. Esta era a luta que prendia as atenções nas últimas voltas, com Norris muito mais rápido que Russell, enquanto Ocon conseguiu passar Hulkenberg pelo décimo posto. Norris conseguiu mais uma espetacular manobra e conseguiu subir ao quinto posto, numa prestação espantosa.

Lance Stroll acabou por desistir depois de uma manobra algo otimista sobre Bottas, que acabou com o canadiano a fazer um pião.

Russell estava em apuros nas últimas voltas, pressionado por Ricciardo com pneus mais saudáveis que o homem da Mercedes. Russell aguentou o sexto lugar. Max Verstappen venceu e conseguiu a 16ª vitória do ano, mais um recorde. Hamilton foi segundo, assinando a melhor volta da corrida e Leclerc fechou o pódio com o terceiro lugar. Sainz foi quarto e Norris conseguiu um brilhante quinto lugar. Russell, Ricciardo (grande fim de semana), Piastri, Albon (mais uma vez nos pontos) e Ocon conseguiram pontos.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
25 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Phil1971
Phil1971
1 ano atrás

Verstappen saia de 1 ou terceiro e o resultado é P1. Lando merece o prémio de melhor piloto do dia que belas ultrapassagens. Ricciardo segunda corrida após o regresso a conquistar pontos, e o Yuki que até estava a fazer uma boa prova a estragar tudo, creio que se tivesse tido um pouco mais calma poderia ter tido um excelente resultado. Por fim uma palavra para o Pérez o homem está mesmo sem sorte, com uma reação excelente no arranque acaba por ter levado ao limite o mesmo tal como o Yuki com um pouco mais de calma o resultado… Ler mais »

Pity
Pity
Reply to  Phil1971
1 ano atrás

Calma e Tsunoda são duas palavras que não combinam.

alvesba22020_gmail_com
alvesba22020_gmail_com
Reply to  Phil1971
1 ano atrás

O caso de Perez não é sorte ou azar. A entrevista dele diz tudo.
Ele teve noção do que estava a fazer e apertou o leclerc propositadamente para que ele travasse. O problema foi que o leclerc…. Não travou. Simples.
O Perez já usou esta tática vezes sem conta. Das duas últimas correu-lhe mal.
As vezes não compensa ser bully.

Daniel Sousa
Daniel Sousa
Reply to  alvesba22020_gmail_com
1 ano atrás

É uma questão de filosofia da equipa como sabemos. No passado funcionou múltiplas vezes e até deu um campeonato.

917/30
Reply to  Daniel Sousa
1 ano atrás

O ódio e choro continuam…🤣

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
1 ano atrás

A AM vai começar a fazer retroescavadoras. Metade do marketing está feito. Uau, incrível! Pérez, Sergio Pérez… o Leclerc podia ter travado mais cedo, o piloto do meio fica sempre sem espaço de manobra mas obviamente Pérez devia ter deixado mais espaço. É a primeira curva, vão haver mais carros! Enfim, bem-vindo à RB, Ricciardo. Grande performance. O Norris estava em chamas. Este McLaren para o ano, se não começarem com o pé esquerdo, poderá estar muito próximo dos RB. Excelente corrida do Hamilton. E Max está imparável. Albon a pontuar mais uma vez. Grande pancada do K Mag! A… Ler mais »

F1 FOR FUN
F1 FOR FUN
Reply to  sr-dr-hhister
1 ano atrás

E a FIA até permite que se ultrapasse por fora da pista no arranque, por isso tinha muito espaço na escapatória.

Daniel Sousa
Daniel Sousa
1 ano atrás

Lewis Hamilton & Lando Norris show.

alvesba22020_gmail_com
alvesba22020_gmail_com
Reply to  Daniel Sousa
1 ano atrás

Do lando até concordo. Do Hamilton nem tanto. Aposta ganha dos médios sobre os duros.

Pity
Pity
1 ano atrás

Corrida mais animada do que eu esperava. Demasiado boa largada de Perez, que foi com tanta sede ao pote, que quase ficou de rodas para o ar.. Custa sempre, mas em casa deve custar ainda mais. Max, igual a si próprio. Hamilton com uma boa corrida. Os Ferrari não tinham carro para vencer, mas fizeram uma corrida de bom nível. Norris, fantástica recuperação. Russell muito abaixo do que pode fazer. Boa corrida de Ricciardo, Piastri, talvez a sofrer do desconhecimento da pista. Albon e Ocon os sortudos do dia, com a bandeira vermelha. Grande cacetada do Magnussen. É uma pena… Ler mais »

4RcNg
4RcNg
Reply to  Pity
1 ano atrás

O Alonso ‘El Pelayito’ já combinou voltar para as Astúrias, e completar ao gosto dele as pinturas rupestres de Altamira.
A F1 ‘ há quedado horrible de aburida… mejor volverse de tintas’.

Last edited 1 ano atrás by Nrpm
dannyricfanclub
dannyricfanclub
1 ano atrás

Dois pontos que me mereceram atenção: O primeiro foi o terrível azar do Checo. Não foi exactamente «azar», porque podia ter evitado o toque com o Leclerc, mas este é o resultado de carregar nos ombros uma pressão desmesurada. Pressão ainda mais intolerável por provir, em parte, do interior da própria equipa, mais concretamente do Dr. Helmut Marko. Este ultimo pensa, porventura, que espicaça o Pérez com as suas declarações, mas nem toda a gente reage como ele espera a este tipo de estímulo. Hoje, na primeira curva do Hermanos Rodríguez, vimos um homem esmagado pela pressão a tentar provar… Ler mais »

necax007
necax007
Reply to  dannyricfanclub
1 ano atrás

100% de acordo!

917/30
Reply to  dannyricfanclub
1 ano atrás

Mais um comentário, mais uma “pérola”… Em 2023 dizer que um piloto (LN), ao volante de um Mclaren, “banalizou” outro que guia um Alphatauri (DR) é só estúpido… Se houve um piloto a banalizar outros foi Ricciardo na qualificação, percebeste hater ressabiado? Ou queres que te faça um desenho??

malhaxuxas
malhaxuxas
Reply to  dannyricfanclub
1 ano atrás

Banalizou o Piastri?
Acho que ainda este ano vais engolir todo esse vómito.
Banalizado foi LN apesar da excelente corrida que fez.
Piastri já mostrou bem mais fibra de campeão que Norris. E não serei apenas eu a pensar assim. Mas ok. Vamos todos em contramão e o amigo é que vai direitinho, no sentido certo da via.
Espere só mais um pouquito. Não demora.

4RcNg
4RcNg
1 ano atrás

Troféus GP Mexico

Cereja : LNrs
Laranja : LHam
Manga: MVrs

Ameixa: LnStr
Banana: SPrz

Tangerina : Mercedes
Morango : Ferrari
Pêra : Alpha Tauri

Melão: Aston Martin
Marmelo: Haas

Diospiro: CHor
Melancia: LwStr

Cavaleiro do Asfalto
Cavaleiro do Asfalto
1 ano atrás

Soichiro Honda era um japonês incomum: tinha um extraordinário sentido de humor, o gosto por uma boa piada e gesticulava, surpreendentemente, como um italiano, ao contrário dos movimentos sóbrios da fleuma nipónica. Junto a Ayrton Senna deixava transparecer a sua imensa admiração por ele, sem esconder as suas emoções perto do brasileiro. Estou certo de que estaria orgulhoso pelo atual desempenho do seu motor e não deixaria de saudar, efusivamente, e mostrar admiração pela excelência de pilotagem de Max Verstappen. Ao conquistar a 16.ª vitória numa só temporada, Verstappen não lhe deixaria dúvidas de que é um fantástico piloto. É… Ler mais »

mariojscosta
mariojscosta
1 ano atrás

Adeptos da Ferrari são agredidos depois do abandono de Perez, no respectivo artigo tem um vídeo do acontecimento.https://www.f1mania.net/f1/f1-torcedores-da-ferrari-sao-agredidos-depois-de-abandono-de-perez-veja-o-video/

Phil1971
Phil1971
Reply to  mariojscosta
1 ano atrás

Infelizmente isto é o resultado da falta de civismo e desportivismo, mas se olharmos para os comentários de alguns por aqui percebemos bem o motivo destas situações. Felizmente que o desporto motorizado ainda não chegou ao ponto do futebol, aqui ainda é possível ter adeptos lado a lado.

alvesba22020_gmail_com
alvesba22020_gmail_com
Reply to  Phil1971
1 ano atrás

Caminhamos bem rápido nesse sentido. Drive to survive trouxe muita atenção para a F1, e com ela muita malta com aquele comportamento que vemos no futebol

js1970
js1970
1 ano atrás

A MA/FIA ainda não procedeu a desclassificação do Hamilton?!

Phil1971
Phil1971
Reply to  js1970
1 ano atrás

A própria equipa reconheceu a ilegalidade. Este tipo de comentários demonstra bem o caráter de alguns adeptos.

917/30
Reply to  js1970
1 ano atrás

Bravo, bravo, continuas em grande forma batatinha, mais uma palhaçada da tua parte…🤡

Pity
Pity
Reply to  js1970
1 ano atrás

Então o Leclerc não é gente? Ele também foi desclassificado…
Se os carros estavam não conformes com o regulamento, só tinham de ser desclassificados.
Será que se tivesse sido o Max o desclassificado, teria feito aquele comentário?

NOTEAM2.0
NOTEAM2.0
1 ano atrás

Max volta a vencer sem concorrência, fica sempre a sensação de que o piloto neerlandês da RB nem sequer força muito o ritmo para obter algumas destas vitórias que tem acumulado em 2023. Mais uma corrida ultra competente do Hamilton, claramente mais focado e motivado do que na época anterior, e este Lewis Hamilton com armas capazes, pode muito bem voltar e envolver-se numa luta pelo título mundial. Corrida competente dos Ferrari, apesar de ser cada vez mais confusa a razão pela qual o Leclerc não transforma as poles em vitórias. O Norris vai-se mostrando às equipas de topo, só… Ler mais »

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado