F1 GP do Canadá:Até onde vão os Ferrari e Pérez?

Por a 18 Junho 2023 15:57

As equipas vão disputar o Grande Prémio do Canadá menos bem preparadas do que gostariam, mas Max Verstappen continua a ser o favorito numa corrida que poderá ser um desafio estratégico.

A prova de Montreal tem sido uma das mais atribuladas da temporada, com a primeira sessão de treinos-livres a ser um não-evento, ao passo que a acção em pista durante o dia de sábado realizou-se quase sempre com pneus de chuva, ao passo que na corrida de hoje o asfalto deverá estar seco.

Isto contribui para que as equipas não tenham um entendimento perfeito do funcionamento dos pneus, encontrando ainda para a prova de setenta volta o asfalto bastante verde, depois das chuvadas de ontem, o que tendencialmente provocará a granulação dos pneus.

Isto levará a que os pneus macios, que devido à chuva todos os pilotos têm diversos jogos novos, não sejam os preferidos das equipas para iniciar a corrida, uma vez que são mais propensos a granular.

Deverão ser os médios as borrachas escolhidas pela generalidade dos pilotos para o primeiro ‘stint’ da prova, uma vez que dão boa aderência para defender posições na curta aceleração do arranque até à primeira curta, para além de dar alguma flexibilidade estratégica numa prova em que se esperam duas paragens.

Contudo, numa pista em que existe uma possibilidade elevada do Safety-Car entrar em pista ou de um Safety-Car Virtual, não será estranho que alguns pilotos, fora de posição, como é o caso dos pilotos da Ferrari, Sérgio Pérez e Lance Stroll, montem duros, sacrificando ligeiramente o arranque, para ter maior elasticidade estratégica, esperando uma neutralização da corrida depois das paragens dos pilotos com médios para realizar uma troca de pneus ‘mais barata’ e poder dar um salto na classificação.

Os utilizadores de pneus marcados a amarelo deverão entrar nas boxes entre a décima quinta e vigésima segunda volta, mas quem tiver duros, poderá estender o seu ‘stint’ e beneficiar de um hipotético Safety-Car ou Safety-Car Virtual, o que lhe poupará nove segundos (pit-stop com bandeira verde – 18,5s).

A estratégia apontada pela Pirelli para a corrida aponta para que, depois dos médios, os duros sejam os pilotos escolhidos, com uma segunda paragem entre a quadragésima e quadragésima oitava volta, mas os homens da Mercedes e da Ferrari não tem pneumáticos marcados a branco novos suficientes.

No entanto, com a pista mais limpa e mais borracha no final, alguns pilotos poderão arriscar nos médios, já com o carro mais leve, ou até nos macios, sem que a granulação seja um problema tão evidente como se espera nas primeiras voltas.

Seja como for, e esteja calor, frio ou chuva, Max Verstappen, a arrancar da pole-position, será o grande favorito ao triunfo, dado que o Red Bull RB18 Honda mostrou ser o mais forte em ritmo de corrida durante a segunda sessão de treinos-livres de sexta-feira.

Para além disso, Pérez voltou a falhar na qualificação, arrancando da décima segunda posição, ao passo que os pilotos da Ferrari, que foram quem mais se aproximou dos homens da formação de Milton Keynes nas simulações de corrida, tiveram problemas de diversa ordem, alinhado Leclerc no décimo posto e Carlos Sainz de décimo primeiro, depois de uma penalização.

Em circunstâncias normais, e sem intervenções afortunadas ou desafortunadas do Safety-Car ou de uma situação de Safety-Car Virtual, Fernando Alonso será o principal adversário ao domínio de Verstappen.

Contudo, o espanhol não mostra ter a velocidade de ponta que lhe permita poder ombrear de igual para igual com o neerlandês, isto apesar da profunda evolução de que o Aston Martin AMR22 foi alvo em Montreal, que pretendia precisamente melhorar a eficiências aerodinâmica do carro da marca britânica, mas que para já não está ainda a dar os frutos esperados.

Um dos motivos de interesse para a corrida será a recuperação dos pilotos da ‘Scuderia’ e de Pérez que, num circuito em que as ultrapassagens não são complicadas, poderão ser ameaçadores para os pilotos da Mercedes, que não têm estado em grande plano de evidência no Circuit Gilles Villeneuve, podendo o mexicano ter até o segundo posto de Alonso na sua mira…

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado