F1 GP do Canadá: Max Verstappen faz a pole, Nico Hulkenberg brilha e é segundo

Por a 17 Junho 2023 22:16

Numa sessão de qualificação marcada pela chuva, Max Verstappen conquistou a sua quinta pole na época 2023. O piloto da Red Bull conseguiu o primeiro lugar para a grelha de amanhã, apesar de ter sido uma sessão por vezes difícil de ler, com a chuva a baralhar as contas. A Q1 foi molhada, mas com a pista a secar gradualmente, permitindo que a Q2 fosse feita com pneus slicks, o que nos deu alguns golpes de teatro. Mas a chuva reapareceu na Q3 em força e voltou a baralhar as contas. Verstappen ficou com a pole, e terá como companhia na grelha de partida Nico Hulkenberg, que volta assim à primeira linha da grelha de partida, numa grande volta na Q3. Fernando Alonso e Lewis Hamilton estarão na segunda linha da grelha de amanhã, seguidos de George Russell e Esteban Ocon.

Com 18 °C de temperatura da pista e 16.3 °C de temperatura no ar, os pilotos enfrentaram o molhado asfalto do Circuito Gilles Villeneuve, palco do GP do Canadá. Os níveis de aderência eram baixos. Com 90% de probabilidade de chuva nesta sessão, os primeiros minutos da Q1 foram feitos sem chuva, e com os pneus intermédios instalados nos monolugares, que foram para a pista assim que a luz verde se mostrou no fim da via das boxes.

Q1

A sessão começou da pior forma para Zhou Gunayu, com o seu Alfa Romeo sem potência. Zhou parou o carro em pista e era o fim da qualificação para o chinês. Com isso, a sessão foi interrompida e as bandeiras vermelhas foram mostradas. No entanto, Zhou conseguiu reiniciar os sistemas e regressar às boxes por meios próprios. A interrupção foi curta e assim que Zhou conseguiu regressar às boxes, os carros regressaram ao pit lane, enquanto esperavam pela luz verde, que se acendeu 2 minutos depois.

A chuva parecia estar a querer aparecer e as primeiras voltas seriam importantes para decidir a passagem à Q2. Nesta fase, havia uma trajetória minimamente seca. Max Verstappen tratou de colocar o melhor tempo com o registo de 1:24.106, seguido de Alex Albon e Logan Sargeant. Nico Hulkenberg passou para segundo lugar e os tempos começavam a cair a um ritmo elevado. Fernando Alonso passou para a frente, entrando no segundo 22, seguido de perto por Verstappen, Leclerc, Hulkenberg e Kevin Magnussen.

A meio da sessão, na zona de eliminação estavam Albon, Zhou, Nyck de Vries, Valtteri Bottas e Logan Sargeant.

Max Verstappen foi o primeiro a entrar no segundo 21, numa altura em que a maioria dos pilotos entrou para as boxes para colocar novos pneus intermédios. Lando Norris, com os mesmo pneus com que começou, passou para o segundo lugar, enquanto Lance Stroll entrou na zona de eliminação. A sessão chegou ao fim e de fora da Q2 ficavam Yuki Tsunoda, Pierre Gasly, Nyck de Vries, Logan Sargeant e Zhou Gunayu. O melhor tempo ficou para Max Verstappen com o registo de 1:20.851, seguido de Fernando Alonso, Lewis Hamilton, George Russell e Charles Leclerc. Pierre Gasly estava furioso por ter sido atrapalhado por Carlos Sainz, que ficou parado no meio da pista na entrada da última curva, estragando a volta lançada ao francês.

Q2

A chuva ameaçava, mas não caia e a pista ia secando. Havia zonas completamente secas e outras ainda muito molhadas. A escolha entre pneus intermédios e os pneus seco era agora a grande dúvidas. Alex Albon foi o primeiro a colocar pneus macios no seu carro para tentar um bom tempo. Lando Norris e Charles Leclerc queriam pneus slicks, mas as equipas pediram uma volta lançada para garantir pelo menos um tempo. Max Verstappen colocou logo um tempo no segundo 20, deixando a concorrência longe. Lance Stroll perdeu o carro na sua volta lançada e ficava pressionado.

A primeira volta de Alex Albon não foi muito entusiasmante, mas a segunda poderia ser melhor, com mais temperatura nos pneus. Max Verstappen colocou os pneus macios também e todas as equipas começavam a reagir e a colocar pneus para piso seco. Na segunda volta, Albon passou para a frente, sendo o primeiro a entrar no segundo 19. Fernando Alonso entrou também no segundo 19, com pneus intermédios. Albon, na terceira volta lançada, entrou no segundo 18, na altura em que a chuva começava a cair. Na zona de eliminação estavam Sergio Pérez, Hulkenberg, Stroll, Magnussen e Bottas.

A cinco minutos do fim, Albon liderava, seguido de Verstappen, Norris, Piastri e Alonso, todos com pneus macios. Charles Leclerc e Pérez estavam na zona de eliminação a três minutos do fim e pressionados, com a chuva a cair e os pneus macios a serem uma pior opção.

Com a chegada do fim da sessão, ficavam eliminados na Q2 Charles Leclerc (má opção estratégica da Ferrari), Sergio Pérez (péssima prestação), Lance Stroll, Kevin Magnussen e Valtteri Bottas. Alex Albon foi o homem mais rápido na Q2 como tempo de 1:18.725. Seguiam-se Verstappen, Norris, Piastri, Alonso, Sainz, Russell, Hulkenberg, Ocon e Hamilton.

Albon foi o mais inteligente e apostou nos slicks no momento certo, Pérez e Leclerc deixaram escapar a oportunidade e foram eliminados na Q2 pela segunda corrida consecutiva.

Q3

A primeira corrida na Q3 foi para encontrar o melhor lugar para sair da via das boxes. Com a chuva a cair de forma constante, os pilotos saíram para a pista com os pneus intermédios “calçados”. Com a chuva a piorar, a primeira volta de Verstappen foi no segundo 27. Alonso ficou a dois décimos do tempo de Verstappen, com Hamilton em terceiro, Russell em quarto e Norris em quinto. Max Verstappen melhorou o seu tempo na segunda volta e entrou no segundo 25, seguido de Hulkenberg, segundos antes de ver as bandeiras vermelhas, motivadas pela saída de pista de Oscar Piastri, que ficou parado no meio da pista. Havia ainda sete minutos para o fim da sessão, mas com a chuva a continuar, a grelha ficava decidida logo nas primeiras voltas. A ordem era Verstappen, Hulkenberg, Alonso, Hamilton, Russell, Ocon, Norris, Sainz, Piastri e Albon. A chuva caia de forma constante e a probabilidade de melhorar os tempos era agora nula. Verstappen viu a sua pole confirmada pouco depois, seguido de Hulkenberg e Fernando Alonso.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
14 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
jacinto-18
1 ano atrás

Os pilotos Ferrari são os que mais brilham pela negativa. Numa situação destas quando se pode tirar um coelho da cartola, como fez Hulkuenberg passam a vida a discutir e pilotar pouco. Ferrari acorda estão lá pilotos em equipas pequenas bem melhores.

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  jacinto-18
1 ano atrás

Lol. Os pilotos na Ferrari são sempre maus. A culpa é sempre do boss meu caro e se você mandar alguma coisa no seu trabalho despeça-se imediatamente a contar de agora! É por causa de pessoas como você que a inflação está constantemente a subir. Tem sorte não estarmos na idade média se não lançava-lhe um feitiço elemental que você andava três meses a correr para a casa de banho.

Daniel Sousa
Daniel Sousa
Reply to  sr-dr-hhister
1 ano atrás

*errata*
A inflação está sempre a subir porque o modelo económico moderno implica obrigatoriamente que a inflação esteja sempre a subir; acredita-se que é esta subida que faz a humanidade avançar.
Peço desculpa pelo comentário não ligado ao automobilismo.

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  Daniel Sousa
1 ano atrás

Obrigado. Pensei que a culpa era do Jacinto!
Um gajo está sempre a aprender.

jacinto-18
Reply to  sr-dr-hhister
1 ano atrás

Auga. Benta

Chapman-F1
Chapman-F1
Reply to  jacinto-18
1 ano atrás

Trocar de pilotos? Concordo que o Sainz seja mediano, mas é muito combativo, em relação ao Leclerc, este é um dos cinco melhores que lá estão, e se erra é porque quer levar o carro a um patamar acima do que vale. Só mesmo a Ferrari e os tifosi é que não parecem querer ver isso.

leandro.marques
1 ano atrás

Eis aquilo que me parece a grande diferença entre a Red bull e as outras equipas que lhe tentam fazer frente. Enquanto a equipa austríaca ouve os pilotos que sentem melhor que ninguém o carro e a pista as outras confiam mais nos dados do quem está no volante. Se a Ferrari tivesse ouvido Leclerc se calhar até tinham conseguido a pole. Assim tiveram resultado negativo nesta qualificação.

Os atuais responsáveis da F1 devem estar em êxtase com esta Q2. Para eles quem lhes dera que isto acontecesse mais vezes.

Pity
Pity
1 ano atrás

Qualificação com chuva dá sempre uns resultados “esquisitos” 😀. Amanhã, se não chover, lá vai o Hulkenberg “ladeira” abaixo.
Em corrida, com pista molhada, não há DRS, mas em qualificação parece que há, estou a ver alguns on boards em que se vê a activação do DRS. Acho estranho.

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  Pity
1 ano atrás

Isso deve ser memória muscular em acção.

GuiMoreiraMclaren
GuiMoreiraMclaren
1 ano atrás

Mais uma qualificação previsível e com desfeito infelizmente esperado com a pole do max e da red bull RB19 mais uma em 2023! Alonso a colocar o aston martin no top 3 na temporada 2023 da f1, esperemos que amanhã consiga pelo menos o pódio, Hulkenberg e a haas novamente a serem uma enorme surpresa à chuva, albon na Q3 com o williams também, e os 2 papaya da mclaren! Podemos tirar ilações que o perez não merece continuar na red bull em 2024, piloto muito inconsistente em diversas pistas e na chuva, a red bull merece mais e melhor… Ler mais »

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
1 ano atrás

Grande Hulk, grande Albon.

Como é que a Ferrari consegue sempre surpreender um gajo com a variedade de tiros nos pés? Não há festa aborrecida com estes artistas.

Daniel Sousa
Daniel Sousa
1 ano atrás

Dentro dos carros não batoteiros, que são aqueles que comentarei, Alonso e a Mercedes novamente muito bem. Hulkenberg foi também Excelente.
Gasly severamente prejudicado por pilotos amadores e por uma direção de corrida que não consegue tomar decisões na hora. Lamentável.
Quero também voltar a elogiar Piastri. Temos piloto sem dúvida. Que entrada na F1. Mesmo à campeão.

Last edited 1 ano atrás by Daniel Sousa
leandro.marques
Reply to  Daniel Sousa
1 ano atrás

Plágio é crime. Que andas tu a fazer a comentar coisas ilegais que dizes que não farias, Dolly?

Phil1971
Phil1971
1 ano atrás

Este tipo de condições climatéricas origina sempre grelhas de partida diferentes. Em primeiro Verstappen o que tem sido normal mas prova que está num grande momento de forma, Hulkenberg muito bem, Alonso regular mais uma vez, Norris também bem face ao que tem sido o desempenho do seu carro, Hamilton e Russell assim como a Sainz acho que se exigia melhor

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado