F1, GP do Azerbaijão: Pilotos descontentes com a gestão do incidente

Por a 16 Setembro 2024 12:51

Três pilotos experientes de Fórmula 1 – Nico Hülkenberg, George Russell e Max Verstappen – criticaram a forma como a FIA lidou com o acidente entre Sergio Perez e Carlos Sainz durante a penúltima volta do GP do Azerbaijão.

Hulkenberg ficou surpreendido com o facto de a direção da corrida não ter mostrado imediatamente bandeiras vermelhas, referindo que a pista estava cheia de detritos e que uma breve mudança de bandeiras amarelas para verdes causou confusão.

“Estou surpreendido”, admitiu o piloto da Haas, Nico Hülkenberg. “Um acidente enorme, uma zona de guerra com destroços por todo o lado. Houve uma dupla bandeira amarela e, de repente, verde novamente, o que me surpreendeu. Fui apanhado de surpresa e perdi algumas posições”, disse ele. “Também bati em algo grande e não sabia bem o que tinha acontecido à minha asa dianteira. Sim, as duas últimas voltas foram surreais.”

Russell fez eco das preocupações, classificando a situação de “louca” e questionando o atraso na ativação do safety car virtual, enquanto Verstappen expressou incredulidade pelo facto de um safety car não ter sido ativado mais cedo, dada a gravidade do acidente e os destroços na pista.

“Acelerar a fundo contra uma parede de fibra de carbono na penúltima volta”, disse ele quando lhe perguntaram qual foi o momento mais marcante da sua experiência no GP do Azerbaijão. “Quero dizer, foi uma loucura”, acrescentou Russell. “O sol estava a pôr-se. Não se conseguia ver nada. Fiquei chocado pelo safety car ou o VSC não terem sido acionados mais cedo. Os carros podiam estar em qualquer lado. Por isso, fico contente por ver que toda a gente ficou bem.”

“Deveria ter sido um safety car imediatamente”, disse o piloto da Red Bull. “Não percebo nada disto. Dois carros tinham acabado de embater no muro a alta velocidade. Não percebo porque é que eles [Comissários] demoraram tanto tempo. E depois dão duplas amarelas. Tinham de acionar o safety car! Exclamou Verstappen. “De qualquer forma, não vai acontecer mais nada e a pista está cheia de lixo e peças. Então porque é que temos um safety car virtual?”, questionou.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
8 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Cágado1
2 meses atrás

Acho que têm toda a razão. A reacção demorou imenso. Se não fosse SC imediato, ou bandeira vermelha, devia ter sido pelo menos logo VSC A pista ficou seriamente obstruída com detritos, foi um risco evitável.

Last edited 2 meses atrás by Cágado1
Pity
Pity
Reply to  Cágado1
2 meses atrás

O problema é o “trauma” de não quererem terminar uma corrida em safety car, nem em bandeira vermelha. Se percebo a questão da bandeira vermelha, pois a classificação teria de ser a da volta anterior e, assim, os acidentados pontuavam,(*) já para não accionarem o safety car não encontro justificação.
(*) a não ser que fizessem como em Abu Dhabi, mas neste caso o pôr do sol não o permitiria.

Cágado1
Reply to  Pity
2 meses atrás

Entendo que não pusessem bandeira vermelha, pois os beneficiados seriam precisamente os 2 ‘desastrados’ que provocaram o acidente, mas pelo menos VSC imediato.

2020
2020
Reply to  Cágado1
2 meses atrás

Só falta dizer que o acidente foi de propósito para ser dada bandeira vermelha e o resultado final o da volta anterior…
Para mim, a 2 voltas do fim era bandeira vermelha de imediato… Tb não o fazem qd são treinos?…

Pity
Pity
Reply to  2020
2 meses atrás

Treinos não dão pontos, mas no tempo do “tio” Bernie, era bandeira vermelha sim.

2020
2020
Reply to  Pity
2 meses atrás

Para mim bandeira vermelha de imediato total como fazem nos treinos mesmo no fim e treino terminado … Aqui prova terminada com resultado final da volta anterior…
SC seria horrível e para nada.

Daniel Sousa
Daniel Sousa
Reply to  2020
2 meses atrás

Pelo que estou a entender o sc era a única forma de manter os pilotos em segurança e haver verdade desportiva. Com bandeira vermelha beneficiava-se os infratores. Portanto não percebo bem como é que diz que o sc não seria para nada.

Pity
Pity
Reply to  Daniel Sousa
2 meses atrás

Não percebe? É fácil, basta responder às seguintes questões: Em que equipa corre o Sainz? Por qual equipa torce o 2020?

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado