F1, GP de Singapura: Zak Brown questiona volta rápida de Daniel Ricciardo
O diretor-executivo da McLaren, Zak Brown, expressou preocupação depois de Daniel Ricciardo ter feito a volta mais rápida no Grande Prémio de Singapura, o que beneficiou a Red Bull ao impedir Lando Norris de ganhar um ponto extra.
Ricciardo, ao serviço da RB, propriedade da Red Bull, fez uma paragem tardia do 18º lugar para garantir a volta mais rápida, reduzindo o ganho de pontos de Norris sobre Max Verstappen. Brown questionou a justiça do facto de a Red Bull possuir duas equipas, sugerindo que esta medida exemplifica o problema.
“Foi uma boa jogada de equipa A/B que não pensei que fosse permitida…” disse Brown à SiriusXM. “Mas não é a primeira vez que o vemos e provavelmente não será a última. Vou certamente fazer algumas perguntas. É algo de que já falei no passado e penso que ilustra o que acontece, porque penso que não teriam feito aquela paragem nas boxes. Não vai dar um ponto a ninguém, por isso acho que ilustra bem a questão em torno desse tema.”
O chefe de equipa da Red Bull, Christian Horner, rejeitou qualquer controvérsia, afirmando que as equipas agem de forma independente e que Ricciardo se limitou a tentar a volta mais rápida. Reconheceu, no entanto, que a estrutura de propriedade da Red Bull convida a um exame minucioso.
Norris minimizou o ponto perdido, felicitando Ricciardo e observando que era impossível bater um carro com pneus macios novos enquanto ele estava com pneus duros mais velhos.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Com este tipo de batota legal, depois queixem-se que as audiencias baixem.
Deve ser isso…a malta vai toda de deixar ver F1 por causa do ponto da VMR… Já ouvi dizer que está tudo a cancelar a F1 TV e as bancadas vão estar vazias nos próximos GP´s…
Ninguém vai cancelar F1 TV e as bancadas vão estar cheias!
Agora o que o Zak disse tem razão, e não é por um ponto, é simplesmente por no campeonato um dono tem duas equipas, numa votação a Red Bull tem sempre dois votos , o seu voto e o da RB2.
Não é a primeira vez que o Zak fala sobre este tema.
Na minha opinião isto de duas equipas pertencerem ao mesmo dono ou empresa devia ser proibido.
Estava a ser irónico… sobre a RB ter duas equipas já falei abaixo.
Zak Brown ficou muito incomodado com a VMR de DR, devia ter ficado mais incomodado com os pontos que a equipa perdeu em Monza por exemplo…
Por outro lado, já não há pachorra para tanto choro dos anti-Max… Desde quando é proibido um piloto esteja em 1º ou em último e seja ele qual for tentar fazer a VMR??? Afinal de contas DR era último e deste modo levou a VMR para casa naquela que terá sido a sua última corrida.
Quando Zhou (16º classificado) no Bahrein 2023 fez a VMR não vi este choro colectivo…
O choro como o Sr. diz, é devido a volta mais rápida ter sido feita por um piloto que tem como patrão o mesmo que tem o Max, mas correm por equipas diferentes. E a pergunta que fazem é: será legal um proprietário ter duas equipas??? A questão é esta, podia ser outro piloto a fazer a volta mais rápida, mas se fosse da RB seria sempre levantada a questão.
Há quantos anos a Red Bull tem duas equipas? E a questão é esta: Se a legalidade em ter duas equipas está em causa, o que é que as outras equipas andaram a fazer estes anos todos? A dormir? Facto: O choro só acontece porque Max foi beneficiado, mais nada! Os anti Max só sabem chorar, até por um mísero ponto e antes que me venham falar no 1/2 ponto de 1984, só em Monza Lando perdeu 10… e estou perfeitamente à vontade para falar disto pois gostava muito que Lando fosse campeão!
Alguém acredita que se fosse o Max a liderar a corrida o Visa Coiso ou lá como se chama tinha parado para montar os Soft? Devia era ser proibido 2 equipas com o mesmo proprietário. E logo a começar pelo Toto que tem o seu cabeça de ferro na Williams. Dito isto, é o cúmulo da hipocrisia este Brown da McL… vir com isto. É certo que a maioria dos seguidores da F1 é embalado pelos favoritismos dos jornalistas desta área e por isso nem se apercebeu, mas foi o mesmíssimo Norris, que bloqueou o RB em Baku impedindo-o possivelmente… Ler mais »
E que não viesse a Mercedes chamada à questão.
Se a lei é ou devia ser igual para todos porque apontar um e não não todos? A RB tem um estatuto à parte?
Isto é tão fácil resolver, nem é preciso inventar nada dado que já vários campeonatos de desportos motorizados o utilizam, o ponto da volta mais rápida é dado ao piloto mais rápido entre os 10 primeiros classificados.
Continuo a afirmar que há muito que a RBR é a única equipa que tem 4 carros a competir e só não vê quem não quer e a complacência das outras equipas permitiu também que nada fosse feito para encostar esses senhores à parede e quando assim é o circo continua, sendo o seu melhor 🤡 esse tal Christian Horner!