F1, GP de Singapura: Siga a corrida AQUI
O piloto espanhol geriu bem a corrida para ter terreno suficiente para os seus adversários e vencer, é o primeiro piloto não-Red Bull a conquistar o triunfo este ano.
Segundo lugar para Lando Norris e terceiro para Lewis Hamilton.
Volta 62: George Russell bate!
O piloto da Mercedes bateu no muro lateral do circuito de Marina Bay e seguiu em frente, ficando parado nas barreiras.
Volta 60: Luta aguerrida entre Norris, Russell e Hamilton.
Volta 59: Alexander Albon ficou parado em pista, obrigando a bandeira amarela por alguns instantes. O piloto tailandês prosseguiu e passa a rodar em 14º. Pérez estará envolvido em algum toque no piloto da Williams e será investigado depois de terminar a prova.
Volta 58: Cinco voltas para o final da corrida e Max Verstappen passa a ser o sexto classificado, enquanto mais à frente, Russell está mais próximo de Norris, logo seguido de Hamilton.
Volta 56: George Russell recuperou terreno para Norris, mas o alvo do britânico da Mercedes é Carlos Sainz e a possível vitória do GP de Singapura. Será possível?
Who's winning this one?! 🤯#F1 #SingaporeGP
— Formula 1 (@F1) September 17, 2023
Volta 55: O outro piloto da McLaren, Oscar Piastri, foi ultrapassado por Max Verstappen, que com pneus médios tem recuperado posições e roda agora em 7º.
Volta 54: Sem se conseguir defender do ataque de Hamilton, Leclerc perdeu outra posição e passa para o quinto posto da classificação. Os dois pilotos da Mercedes têm agora Lando Norris como alvo.
Volta 53: George Russell pressionou e ultrapassou Charles Leclerc, que passa a ter outro Mercedes colado à traseira do seu SF-23. Russell voltou aos lugares do pódio.
Volta 51: Verstappen ascende ao oitavo posto, deixando Liam Lawson no nono posto. O jovem neozelandês procura pontuar pela primeira vez na Fórmula 1.
Volta 50: FIA informa que Alexander Albon e Sergio Pérez podem ter infringido as regras do Virtual Safety Car, que será investigado o incidente depois da corrida.
Volta 49: Max Verstappen sobe mais uma posição, depois de ultrapassar Nico Hülkenberg.
Volta 47: Pião de Fernando Alonso e Max Verstappen ultrapassou Zhou pelo 10º posto. Alonso é agora 17º classificado.
Volta 46: A corrida regressa à condição de bandeira verde, com o seguinte top 10:
- Carlos Sainz
- Lando Norris
- Charles Leclerc
- George Russell
- Lewis Hamilton
- Pierre Gasly
- Oscar Piastri
- Liam Lawson
- Nico Hülkenberg
- Zhou Guanyu
Volta 45: Paragem dos dois Mercedes para pneus médios novos. Faltam 17 voltas para o final da corrida e baixam para o 4º e 5º postos, respetivamente.
Alonso parou, cumpriu a penalização e regressa à pista com pneus macios usados, numa paragem muito lenta com problemas novamente no macaco traseiro.
Volta 44: Virtual Safety Car para remover o Alpine.
Apenas Alexander Albon parou logo nesta altura.
Volta 43: Paragem de Esteban Ocon em pista, no final da via de saídas das boxes. Estava no sexto posto e a fazer uma boa corrida. Pode haver lugar a novo Safety Car.
Volta 40: Max Verstappen é chamado à box, uma volta depois do seu companheiro de equipa. Os dois pilotos da Red Bull baixam na classificação, para fora das posições pontuáveis.
Volta 39: Ultrapassagem de Esteban Ocon a Sergio Pérez. O piloto mexicano tem muitas dificuldades para aguentar o carro em pista e foi imediatamente ultrapassado por Fernando Alonso e Pierre Gasly. No final desta volta, Pérez entra na box, regressando com pneus médios.
Volta 37: Grande luta a 3, entre Sergio Pérez, Fernando Alonso e Esteban Ocon. O piloto da Red Bull mantém o sétimo posto, mas Ocon ultrapassou Alonso e subiu ao 8º posto. O piloto espanhol da Aston Martin ficou agora pressionado pelo segundo Alpine de Pierre Gasly.
Volta 36: Nova saída de pista de Magnussen, mas desta vez sem interferência de ninguém. Foi ultrapassado por Gasly e vários outros pilotos. Baixou para 16º, tendo apenas Valtteri Bottas e Logan Sargeant atrás de si.
Volta 34: Pierre Gasly ultrapassou Kevin Magnussen, mas o dinamarquês regressou à 10ª posição. A manobra do piloto francês levou o dinamarquês a sair de pista.
Volta 32: Max Verstappen queixa-se do equilíbrio do RB19, enquanto à sua frente, os quatro primeiros estão separados por 4.3 segundos.
Volta 30: Sainz lidera, Russell em perseguição.
Volta 29: Luta entre antigos companheiros de equipa: Esteban Ocon e Fernando Alonso. O piloto espanhol saiu de pista e seguiu pela escapatória na curva 1 e ficou prontamente pressionado pelo francês.
Volta 28: Ultrapassagem de Charles Leclerc a Max Verstappen.
Volta 27: Bandeira preta e branca para Kevin Magnussen por levar um adversário a sair de pista.
Ultrapassagem de Hamilton a Verstappen. A corrida dos Red Bull não é muito diferente do que vimos nas restantes sessões do GP de Singapura.
Volta 26: George Russell pressiona o líder do pelotão, Carlos Sainz.
Volta 25: Valtteri Bottas foi outro piloto a não parar e alcançou o décimo posto, mas caiu agora para 16º.
Volta 24: Lewis Hamilton deixou Pérez para trás, mas mesmo no limite da pista.
Volta 23: Charles Leclerc atrasou a travagem e quase batia na traseira de Norris, sendo ultrapassado por Lewis Hamilton ao perder o controlo do monolugar.
Russell ultrapassou Verstappen e Lando Norris fez o mesmo a Pérez. Também Hamilton quis aproveitar a manobra do seu compatriota, mas não conseguiu nesta altura.
5 segundos de penalização para Fernando Alonso.
Volta 23: Saída do Safety Car e Carlos Sainz agrupou o pelotão… e afastou-se dos adversários.
Volta 21: A classificação nesta altura é: Sainz, Verstappen, Russell, Pérez, Norris, Leclerc, Hamilton, Alonso, Ocon e Bottas.
Fernando Alonso pode ser penalizado, uma vez que saiu da via de acesso às boxes e reentrou, pisando a linha e os corretores lá instalados.
Volta 20: A direção de corrida decidiu limpar a pista e manda entrar o SC para dar oportunidade aos comissários.
Leclerc teve uma paragem lenta, tendo que deixar passar vários carros na via mais rápida do pitlane e Russell ultrapassou-o na box, assim como Lando Norris.
Max Verstappen e Sergio Pérez não pararam.
Volta 20: Safety Car em pista, Leclerc atrasa e dá espaço a Sainz para pararem os dois?
Volta 19: Logan Sargeant exagerou na curva 8 e bateu nas proteções do traçado de Marina Bay. O piloto norte-americano prosseguiu, mas há bocados de carbono pela pista, com a asa dianteira a raspar no chão por baixo do Williams FW45.
Volta 19: McLaren avisa Oscar Piastri que pode chover durante a corrida.
Volta 18: Ferrari pede a Leclerc para dar 5 segundos de diferença para Sainz em 5 voltas.
Volta 12: Mercedes avisa George Russell que a Ferrari vai sacrificar Leclerc. Enquanto isso, Verstappen é oitavo e persegue Esteban Ocon e Pérez é 13º.
Volta 11: Volta apagada a Pierre Gasly por excesso dos limites de pista na curva 7.
Volta 10: O engenheiro de Leclerc pede-lhe para se manter longe de Sainz, a 3 segundos é o objetivo.
Volta 8: 0.8s dividem Carlos Sainz e Charles Leclerc. George Russell está distante do piloto monegasco e não tem DRS para usar.
Volta 6: Consumada a ultrapassagem de Verstappen a Magnussen.
Volta 5: Pelas repetições da partida, é possível perceber que houve um toque entre Sergio Pérez e Yuki Tsunoda, resultando num furo no AlphaTauri AT04 e desistência do japonês.
Volta 4: Max Verstappen é nono classificado, lutando com Kevin Magnussen pelo oitavo posto.
Hamilton deixou Norris passar.
Volta 3: Devolução da posição de Lewis Hamilton a George Russell, com queixas de Lando Norris, que segue na traseira dos dois Mercedes, a pedir que o mais velho dos britânicos também o deixe passar, uma vez que ganhou vantagem ao sair de pista na curva 1.
Volta 3: Paragem de Zhou Guanyu na box para troca de pneus. Macios por duros, possivelmente até ao final da corrida.
Volta 2: Bandeira amarela, Yuki Tsunoda ficou parado em pista. Desistência do piloto japonês, com o carro numa zona de extração, não sendo necessário mais do que a bandeira amarela naquela zona da pista.
⚫️⚫️⚫️⚫️⚫️
⚫️⚫️⚫️⚫️⚫️
LIGHTS OUT IN SINGAPORE!!!
Great start from the two Ferraris 💪
Sainz keeps the lead, Leclerc is up to second! #F1 #SingaporeGP pic.twitter.com/RGyCYT7T7V
— Formula 1 (@F1) September 17, 2023
Volta 1: Bom arranque dos dois pilotos da Ferrari e má partida para George Russell, que viu o seu companheiro de equipa ao seu lado na primeira curva. Lewis Hamilton teve de seguir pela escapatória, reentrando à frente de Russell.
Começa a volta de formação.
Quanto à escolha de pneus, Charles Leclerc, Oscar Piastri, Yuki Tsunoda e Zhou Guanyu arrancam de pneus macios, enquanto Valtteri Bottas, Max Verstappen e Sergio Pérez com pneus duros. Todos os outros saem para a corrida com pneus médios.
Minuto de silêncio cumprido em Marina Bay pelas vítimas do terramoto em Marrocos e das inundações na Líbia.
Temperaturas
Temperatura da pista: 37.9ºC
Temperatura do ar: 29.8ºC
Humidade: 70%
Probabilidade de chuva para esta corrida: 10%
Dados da Pista:
Primeira corrida –2008
Comprimento da pista – 4.94km
Distância de corrida – 308.052 km
Nº de voltas – 62 voltas
Volta recorde – 1:21.046 Rubens Barrichello (2004)
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI