F1, GP de Singapura, Q1: Yuki Tsunoda foi o mais rápido, Lance Stroll com acidente assustador
A sessão de qualificação ficou marcada pelo acidente de Lance Stroll que acabou com a Q1 mais cedo do que o esperado, quando os pilotos faziam as derradeiras voltas. Yuki Tsunoda acabou por ser o mais rápido, numa pista que evoluiu muito nas últimas voltas. McLaren, Ferrari e Mercedes mostraram velocidade e a Red Bull também provou que pode lutar pela pole, mas as margens são muito curtas e tudo pode acontecer.
Com as luzes a iluminarem o traçado de Marina Bay, em Singapura, os 20 pilotos, das dez equipas de F1, enfrentaram o desafio da qualificação, num dos traçados citadinos mais exigentes do mundo. A temperatura em pista era de 34,6ºC por altura do arranque da Q1, com o ar a 30ºC e a humidade a chegar aos 77%.
A Ferrari chegava a esta qualificação com o rótulo de favorita, com a Mercedes e a McLaren em bom plano. A dúvida era a Red Bull, com problemas nos treinos, com a afinação longe do ideal, com problemas técnicos nas passagens de caixa do carro #1 de Max Verstappen.
O trânsito acumulou-se na saída da via das boxes, com a maioria dos carros a sair cedo das boxes para tentar ganhar o melhor lugar nos primeiros instantes da qualificação. Todos os pilotos saíram com pneus macios e ninguém assumiu o risco de tentar passar à Q2 com um conjunto de médios.
Logan Sargeant foi o primeiro tempo a ir para a tabela, mas Kevin Magnussen tratou de colocar o melhor tempo no segundo 33, para pouco depois Lando Norris tirar mais de meio segundo, deixando Sergio Pérez e Max Verstappen atrás de si. Sainz também não conseguiu ficar à frente dos Red Bull e apenas Charles Leclerc tratou de destronar Norris, apenas por 0.033 seg. George Russell tratou de tirar 0.045 segundos ao tempo de Leclerc e assumia a primeira posição, com Hamilton em quinto.
Com dez minutos para o fim, todos os carros estavam em pista a tentar fazer o melhor tempo possível. Na segunda tentativa, Max Verstappen conseguiu o melhor tempo, tirando 0.080 seg. para ser destronado por Sainz, por apenas 0.059. As margens eram curtas e o top 5 era agora Sainz, Verstappen, Leclerc, Russell e Norris.
No final das primeiras tentativas, estavam na zona de eliminação Lance Stroll, Logan Sargeant, Alex Albon, Valtteri Bottas e Zhou Guanyu. Sargeant estava sob investigação por atrapalhar a volta de Stoll.
O fim da sessão foi caótico, com a pista a melhorar e a atirar Yuki Tsunoda para o topo, com Hulkenberg e Magnussen a entrar no top 3. Sergio Pérez não consegui melhor que o segundo lugar e Liam Lawson foi quarto, numa altura em que Lance Stroll falhou a abordagem à última curva, terminando de forma prematura com a sessão.
Tsunoda ficou com o melhor tempo (1:31.991). De fora da Q2 ficavam Bottas, Piastri, Sargeant, Zhou e Stroll.
Foto: Philippe NANCHINO / MPSA
#F1 #SingaporeGP Big crash for Lance Stroll, but thankfully he is OK pic.twitter.com/OB163g4Nji
— efko261 (@FildaN9uyen) September 16, 2023
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
“Bela” cacetada. Felizmente não se magoou. E digamos que o único prejudicado terá sido o Piastri, os outros eliminados foram os habituais.