F1, GP de Singapura: Lando Norris faz a pole em Q3 desastrosa da Ferrari

Por a 21 Setembro 2024 15:28

Lando Norris confirmou o seu favoritismo e conseguiu a pole para o GP de Singapura. O piloto da McLaren foi constantemente o mais rápido e apenas circunstancialmente não esteve na liderança das operações.

A McLaren está forte e Norris está muito rápido. Max Verstappen ficou em segundo, sem argumentos para a pole, tal como Lewis Hamilton, muito melhor que ontem, com a Mercedes a encontrar soluções para os problemas encontrados nos treinos.

As desilusões foram a Ferrari, com o acidente de Carlos Sainz na Q3 e a volta apagada de Charles Leclerc, Sergio Pérez eliminado na Q2, tal como os dois Williams que tinham impressionado nos treinos e Daniel Ricciardo, eliminado na Q1,

Q1

Lando Norris foi o mais rápido na Q1, seguido de perto por Max Verstappen e Oscar Piastri. Daniel Ricciardo foi eliminado, aumentando a especulação sobre a sua potencial saída da F1.

Com 32,7 °C de temperatura do asfalto e 29,5 °C de temperatura do ar (79% de humidade), os pilotos preparavam-se para uma das qualificações mais importantes do ano. As caraterísticas deste circuito minimizam as oportunidades de ultrapassagem e uma boa posição de largada é fundamental para um bom resultado amanhã.

Lando Norris era o favorito para a pole, mas Ferrari e Red Bull iriam aproveitar todas as oportunidades para contrariar esse favoritismo. A Q1 era a primeira fase da qualificação a eliminar, com os cinco mais lentos a ficarem pelo caminho.

Os pilotos iniciaram a qualificação a um ritmo muito baixo nas voltas de saída

Esteban Ocon foi o primeiro piloto a colocar um tempo na tabela, no segundo 32, muito longe da referência do TL3 e muito longe do tempo de Chalres Leclerc, que começou a Q1 no segundo 30.

Lando Norris começou forte e tirou 0,172 ao tempo do #16 da Ferrari. A volta de Carlos Sainz começou mal, com uma ligeira saída de pista. A segunda tentativa do vencedor da corrida do ano passado deu o quarto lugar ao espanhol, imediatamente à frente de Alex Albon, que era quinto.

As primeiras voltas da Mercedes não eram alvo de grande ânimo, com Lewis Hamilton a seis décimos da referência e George Russell ainda mais atrás. Max Verstappen fez o segundo tempo na sua primeira tentativa, a 0,130 seg. de Norris. Leclerc aproximou-se mais ainda de Norris, ficando a apenas 0.062 seg. do #4 da McLaren.

Na zona de eliminação estavam Pierre Gasly, Valtteri Bottas, Zhou Guanyu, Franco Colapinto e Lance Stroll, quando faltavam cinco minutos para o fim da Q1.

Na frente, Alex Albon destronou Norris, mas foi por pouco tempo, tirando 0,677 segundos ao tempo do piloto da Williams. Oscar Piastri subiu ao segundo lugar e a McLaren (que fez as segundas voltas com pneus usados, aproveitando a evolução da pista) estava bem instalada para passar à Q2. A evolução da pista ia ajudando nas alterações na ordem.

Daniel Ricciardo, Lance Stroll, Pierre Gasly, Valtteri Bottas e Zhou Guanyu ficaram eliminados. No topo da tabela, Lando Norris com o melhor tempo (1:30.002), seguido de Verstappen e Piastri.

Q2

Oscar Piastri foi o mais rápido na Q2 do GP de Singapura, mas Lando Norris abortou a sua segunda tentativa, estando a salvo de qualquer dissabor. Eliminados ficaram os homens da Williams (desilusão, esperava-se mais), Esteban Ocon, Kevin Magnussen e Sergio Pérez.

Depois de uma Q1 em que a evolução da pista deu-nos um final animado, a Q2 começou com a McLaren em vantagem, que precisou apenas de um conjunto de pneus macios para passar à Q2, ao contrário do resto das equipas em que cada piloto precisou de dois conjuntos de pneus marcados a vermelho.

O primeiro tempo da Q2 pertenceu a Sergio Pérez, entrando no segundo 30 (altos), enquanto Max Verstappen apanhou um grande susto na última curva, com uma saída de pista que podia ter custado muito caro (o tempo da volta foi apagado).

Lando Norris ficou à porta do segundo 29 deixando Charles Leclerc em segundo, Oscar Piastri em terceiro e com Hulkenberg e Tsunoda no top 5. Os Mercedes iniciaram as suas voltas já depois da concorrência ter terminado as primeiras voltas. E a estratégia parece ter resultado, com Lewis Hamilton a entrar no segundo 29, e Russell em terceiro.

Na zona de eliminação estavam Alonso, Albon, Colapinto, Ocon e Verstappen.

Na sua segunda volta lançada, Verstappen conseguiu o melhor tempo, retirando Hamilton do primeiro lugar. Mas foi por pouco tempo, pois Piastri subiu ao primeiro posto, enquanto Leclerc conseguiu apenas o terceiro tempo.

Sergio Pérez não conseguiu melhorar o seu tempo e ficou em 13º, consequentemente eliminado da Qualificação. Com o mexicano ficaram Alex Albon, Franco Colapinto, Kevin Magnussen e Esteban Ocon.

No topo da tabela, Oscar Piastri (1:29.640), com Lando Norris a abortar a sua segunda tentativa. Verstappen e Leclerc completaram o top 3, Hamilton

Q3

A Q3 começou praticamente com o acidente de Carlos Sainz. No arranque da sua volta rápida, Sainz perdeu o controlo da traseira do carro na última curva da pista e acabou contra as proteções, o que motivou bandeiras vermelhas. Apenas Oscar Piastri e Nico Hülkenberg ficaram com o tempo na tabela. Max Verstappen viu o seu tempo apagado. Isto significa que haverá apenas uma tentativa para os pilotos tentarem chegar à pole.

A sessão ficou apenas com oito minutos e seria complicado para as equipas colocarem duas voltas lançadas nesta qualificação. O recomeço da sessão deu-nos a resposta a esta dúvida. Todos ficaram nas boxes e, como tal, teríamos apenas uma volta para a maioria dos pilotos na Q3.

Nas derradeiras voltas, Lando Norris subiu ao primeiro lugar e ficou com a pole provisória, seguido de Ocar Piastri (+0.4 seg.) Leclerc não consegui mais que o quarto tempo, atrás de Hulkenberg. A volta de Charles Leclerc foi apagada e por isso a Scuderia largará amanhã de 10º e 9º. Nem Max Verstappen, nem Lewis Hamilton tiveram argumentos para discurtir a pole com Norris, e tiveram que contentar-se com o top3.

Lando Norris ficou com a pole, seguido de Max Verstappen e Lewis Hamilton. George Russell e Oscar Piastri ficaram no top 5. Seguiram-se Hulkenberg, Alonso (grande qualificação) e Tsunoda (excelente performance).

Foto: Philippe Nanchino /MPSA

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
6 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
GuiMoreiraMclaren
GuiMoreiraMclaren
2 horas atrás

Incrível como a Ferrari é tão burra e tão incompetente com 2 pilotos tão maus que só fazem erros e não são consistentes, o Leclerc tinha carro e obrigação para ficar na primeira linha e lutar pela pole com o Norris pqp do azar e burrice! O piastri é tão bom que com o carro mais rápido atual da f1 foi batido largamente pelo red bull e Mercedes, afinal o Lando não é assim tão mau como diziam seus desonestos e haters! Incrível como o max a red bull e os cagões da Mercedes depois do dia de ontem e… Ler mais »

Scirocco
Scirocco
Reply to  GuiMoreiraMclaren
2 horas atrás

O teu post devia ser analisado por algum grupo de psicólogos.

Pity
Pity
Reply to  Scirocco
2 horas atrás

Pelo menos teve a virtude de fazer um post “curtinho” (para os padrões dele)

joaolima
joaolima
Reply to  GuiMoreiraMclaren
1 hora atrás

AutoSport, para quando deixar de ser permitido comentários como este, que são recorrentes neste utilizador. Há um mínimo de respeito a manter num fórum!

Pity
Pity
1 hora atrás

Eu gosto muito de citar a frase do Hakkinen “as corridas são assim”, neste caso, as qualificações. Um pequeno erro pode deitar tudo a perder… e hoje aconteceu. Mais uma vez se provou que não podemos confiar nos resultados dos treinos livres, em especial das sextas-feiras. É só ver os resultados de Mercedes e Verstappen, ontem e hoje. Já Perez… até ficou atrás dos Williams. Pena o pequeno erro do Piastri, que lhe tirou a hipótese duma primeira fila inteiramente McLaren, Muito azar para a Ferrari, com o acidente do Sainz e a volta anulada ao Leclerc, sem ter tempo… Ler mais »

917/30
1 hora atrás

Nesta Q houve Lando e mais 19! Max deu espectáculo ao andar no limite e foram muitas as vezes que por pouco não bateu- Alonso e Hulk em muito bom plano. De destacar o bom andamentos dos Williams em especial de Colapinto que continua a andar muito, mas muito bem. Sobre a SF quase nem vale a pena dizer nada, Sainz foi o que se viu e Leclerc na Q3 foi para a pista com os pneus da frente frios devido a avaria nos cobertores de aquecimento…

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado

Instale a APP AutoSport

aqui
×