F1, GP de Singapura: FIA explica o caso da asa da McLaren
A FIA explicou a sua decisão de não tomar medidas em relação à asa traseira da McLaren na sequência de queixas durante o Grande Prémio do Azerbaijão, onde as imagens a bordo mostraram a asa a fletir a alta velocidade, potencialmente aumentando o desempenho em linha reta.
A McLaren insistiu que a asa era legal e confirmou que seriam efetuadas alterações antes de voltar a utilizar a configuração em Las Vegas. O diretor de monolugares da FIA, Nikolas Tombazis, afirmou que a McLaren passou em todos os testes e cumpriu os regulamentos técnicos, pelo que não foi considerada necessária qualquer ação. Também referiu que todas as equipas, incluindo as que apresentaram queixas, beneficiaram de interpretações semelhantes das regras no passado.
“Discutimos o evento após a corrida de Baku”, disse Tombazis à Sky Sports Italy. “Normalmente, as equipas que se queixam de outras configurações vêm ter connosco na sexta-feira para discutir. É preciso dizer que a McLaren passou em todos os testes, o que é importante, e cumpriu tudo o que estava escrito nas diretivas técnicas. Por isso, com base nisso, não nos pareceu apropriado, em retrospetiva, agir desta forma. Todas as equipas, sem exceção, mesmo as que falam mais alto hoje em dia, beneficiaram por vezes desta abordagem.”
“Na minha opinião, foi a coisa certa a fazer de forma desportiva e não merecia este exagero”, disse. “Depois é natural porque o campeonato é muito disputado. Em Baku houve sol numa determinada direção, o que realçou mais este fenómeno. Não foi o caso em Monza e Spa, onde ninguém notou. Talvez se alguém tivesse vindo ter connosco, teríamos agido um pouco mais cedo.”
Foto: Philippe Nanchino /MPSA
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Mais areia prós olhos