F1 GP de São Paulo, o Herói Esquecido: Alpine

Por a 4 Novembro 2024 13:48

Não é apenas o “Herói Esquecido”… São os Heróis da Alpine. Numa época miserável em que os maus resultados se acumularam e a instabilidade aumentou, os homens e mulheres que trabalham em Enstone (e já agora em Viry-Châtillon) mantiveram-se firmes, continuaram a trabalhar em busca de soluções. A redenção chegou no Brasil.

O projeto Alpine passa por uma reestruturação profunda. Com o fim do projeto F1 em Viry-Châtillon, a Alpine vai deixar de receber motores da “casa-mãe” Renault, passando a ser fornecida pela Mercedes a partir de 2026. 2024 estava a ser a pior época desde que o nome Alpine entrou no Grande Circo com a instabilidade (que sempre foi constante na equipa) a levar a mais mudanças na liderança. Performances muito abaixo do desejável, problemas internos, e poucos pontos acumulados. Tudo o que podia correr mal, estava a correr mal. Mas a chuva abençoada de Interlagos tratou de diminuir as diferenças entre carros e os pilotos mais afoitos aproveitaram.

Pierre Gasly já vinha num momento de forma assinalável e nesta tripla jornada (EUA, México e Brasil) foi dos pilotos que mais se evidenciou nestas últimas provas. Esteban Ocon estava a ser mais discreto, mas o francês já mostrou no passado que gosta de pista molhada. A equipa aproveitou o talento dos pilotos e arriscou na estratégia. Deu-se bem, conquistou 35 pontos de uma assentada e subiu do nono ao sexto lugar na tabela dos construtores. De 14 pontos, passaram para 49 e estão agora na luta pelo sexto lugar com a Haas e a RB, sabendo que assegurando o lugar, os cofres da equipa ficam muito mais recheados.

Foi um momento marcante ver Gasly e Ocon abraçados, esquecendo as desavenças do passado para celebrar um feito que ninguém teria adivinhado antes da corrida. Mas foi ainda melhor ver a festa dos homens e mulheres da Alpine, que festejaram efusivamente o duplo pódio francês, algo que não acontecia desde 1997. Quanto ao pessoal de Enstone, desde os tempos da Lotus que não viam dois pilotos seus no pódio. Mais uma prova que este desporto que nos apaixona a cada corrida é capaz das mais loucas reviravoltas.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
2020
2020
16 dias atrás

Então onde andam os ” fanáticos” do Ocon que só lhe desejam despedimento

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado