F1, GP de São Paulo: Notas AutoSport
Estas são as notas atribuídas aos pilotos pelas suas prestações no GP de São Paulo:
Max Verstappen – Nota 10
Perfeito mais uma vez. Enfrentou duas largadas e respondeu sempre à altura. A partir daí foi gerir a corrida e principalmente os pneus. Ainda teve de aguentar um primeiro ataque de Lando Norris, mas depois foi cavando o fosso. Mais uma excelente corrida do neerlandês, o melhor piloto da atualidade.
Lando Norris – Nota 9
Excelente corrida de Lando Norris. Uma largada impressionante, subindo de sexto a segundo em 200 metros. Ainda tentou pressionar Verstappen, mas o andamento do Red Bull não o permitiu. Não cometeu erros e conquistou o sétimo pódio da temporada. Norris é um grande piloto, mas a primeira vitória continua a escapar. Mas com esta qualidade toda, parece impossível que ela não aconteça.
Fernando Alonso – Nota 10
Enorme! Talento, garra, determinação. Uma corrida sofrida, sempre pressionado, mas conseguiu levar a Aston Martin de novo ao pódio, numa altura em que a equipa precisava muito deste bálsamo. Uma corrida estupenda, num dos melhores duelos do ano, com Alonso a sair por cima. O espanhol é especial e no Brasil voltou a mostrar por quê.
Sergio Pérez – Nota 8
Boa corrida de Pérez, numa prova que terá servido para aumentar mais um pouco os níveis de confiança, algo necessário para aguentar o segundo lugar no campeonato. A Mercedes continua muito inconstante, por isso não sabemos que Flechas de Prata teremos nas duas últimas corridas do ano. A corrida foi boa, mas não nos podemos esquecer que terminou a 34 segundos do colega de equipa. Mas a pressão foi sacudida, o que era mais importante.
Lance Stroll – Nota 8
Excelente corrida de Stroll. A Aston Martin usou uma versão híbrida do carro com peças novas e antigas e resultou na perfeição, com Stroll a não desiludir. Andou na luta pelo top3, mas ficou-se pelo quinto lugar, um bom resultado. Não tem o talento nem a garra de Alonso mas conseguiu trazer bons pontos para casa, depois de uma série muito negativa. Mentalmente mostrou solidez.
Carlos Sainz – Nota 7
Mais um fim de semana duro para a Ferrari. Com Charles Leclerc arredado ainda antes da corrida começar, coube a Sainz trazer pontos para a Scuderia, o que fez com sucesso. O arranque foi afetado por uma embraiagem que segundo Sainz “tem de ir para o lixo” e no final com problemas de travões. O sexto lugar acaba por ser um bom resultado olhando a todas as contrariedades.
Pierre Gasly – Nota 7
Conseguiu o sétimo lugar numa corrida algo discreta (a animação na frente levou a atenção para longe das lutas do meio da tabela), mas conseguiu bater-se com Mercedes e até com Ferrari, numa corrida boa do francês.
Lewis Hamilton – Nota 6
Fez o que pôde com o material à disposição. Hamilton está desejoso de se despedir de um carro que não dá confiança, e cuja performance varia demasiado. Na sua segunda casa, Hamilton lutou para conseguir um bom resultado, mas não conseguiu mais que o oitavo posto.
Yuki Tsunoda – Nota 7
Depois de ter cometido um erro grave no México, redimiu-se em Interlagos. Conquistou pontos importantes, aproveitando o bom andamento do AlphaTauri, que parece ter encontrado argumentos para lutar com a Williams pelo sétimo posto nos construtores.
Esteban Ocon – Nota 6
Ocon foi o único a levar até ao fim uma estratégia de três paragens, mas a ideia claramente não resultou, com o francês a ficar longe do seu colega de equipa. A estratégia mais agressiva não foi a melhor e Ocon também não tirou total partido dela. Valeu o ponto depois de mais uma passagem polémica por Interlagos, pista onde costuma ser notícia e nem sempre pelos melhores motivos.
Logan Sargeant – Nota 5
Nico Hulkenberg – Nota 5
Daniel Ricciardo – Nota 6
Oscar Piastri – Nota 5