F1 GP de São Paulo, Corrida Sprint: Oscar Piastri dá a vitória a Lando Norris
Lando Norris foi o vencedor da corrida Sprint em Interlagos. O piloto da McLaren beneficiou da colaboração do seu colega de equipa, Oscar Piastri, que abriu a porta a Norris, a pensar nas contas do título do britânico. Piastri fez questão de adiar o máximo possível, dando um claro sinal. Em terceiro lugar, Max Verstappen, depois de uma luta quente com Charles Leclerc, com o piloto da Ferrari a não ter argumentos para se defender do neerlandês perto do final. No entanto, Verstappen foi chamado aos comissários por uma potencial infração no recomeço da corrida após VSC.
Depois da qualificação chegou a Corrida Sprint do fim de semana de Interlagos. Com Oscar Piastri e Lando Norris na linha da frente, esperava-se uma luta acesa nas primeiras voltas, com Charles Leclerc e Max Verstappen na segunda linha e Carlos Sainz e George Russell na terceira linha. Com 10% de probabilidade de chuva, a temperatura do ar era de 28 °C e a temperatura da pista estava nos 45,9 °C.
⚫️⚫️⚫️⚫️⚫️
⚫️⚫️⚫️⚫️⚫️
LIGHTS OUT IN #F1SPRINT!!!
Piastri flies off the line and leads at Turn 1 followed by Norris – the perfect start for McLaren #F1 #BrazilGP pic.twitter.com/LKn4rpxC1P
— Formula 1 (@F1) November 2, 2024
Max Verstappen tinha vencido todas as sprint até agora, mas os homens da McLaren estavam em excelente posição para interromper a sequência do piloto da Red Bull. Todos os pilotos começavam a corrida com os pneus médios montados nos seus monolugares. Fernando Alonso, Lance Stroll e Zhou Guanyu largavam da via das boxes depois de mudanças na afinação do carro em parque fechado.
Na largada, Piastri conseguiu aguentar o primeiro lugar com um início de corrida pouco animado, sendo que não houve mudanças no top 8 da grelha. Os McLaren foram-se afastando da concorrência enquanto Max Verstappen atacava Charles Leclerc, com Carlos Sainz em quinto a tentar aproximar-se desta luta. Um pouco mais atrás, Russell liderava um grupo constituído por Pierre Gasly, Liam Lawson, Nico Hülkenberg, Oliver Bearman e Sergio Pérez.
Na volta 5, Lando Norris dizia que estava perto, o que podia ser um pedido para Piastri aumentar o ritmo ou para deixar passar o seu colega de equipa. Norris cometeu um pequeno erro e isso permitiu que Leclerc se aproximasse. Oscar Piastri não parecia com vontade de ceder o lugar ao colega de equipa. Mais atrás, Bearman tinha passado Hulkenberg, que também não teve argumentos para segurar Pérez, que tratou de passar segundo Haas, aproximando-se de Liam Lawson.
Na frente e a meio da corrida, Max Verstappen voltava a atacar Leclerc, enquanto Norris deixava de estar pressionado, com a dupla da McLaren com alguma margem, numa altura em que a gestão de pneus começava a dar dores de cabeça aos pilotos.
LAP 13/24
Oooh, it's tight between the top four 👀
Don't go anywhere! #F1Sprint #BrazilGP pic.twitter.com/qN0lQQ22f6
— Formula 1 (@F1) November 2, 2024
A McLaren confirmava que a troca de pilotos aconteceria na última volta com a distância para Leclerc agora estabilizada. Atrás, Pérez atacou Lawson, mas falhou a travagem e o neozelandês manteve o oitavo posto.
Na volta 18, Verstappen conseguiu passar Leclerc e agarrou o terceiro lugar e tentava o ataque a Norris.
Na volta 21, Hulkenberg ficou parado na curva 10, com um problema no seu monolugar. Na volta seguinte, e com o risco de Safety Car, a troca anunciada na frente concretizou-se. Norris subiu ao primeiro lugar, e segundos depois, já com Verstappen a tentar o ataque a Piastri, o Virtual Safety Car foi acionado e, com apenas uma volta para o fim da prova. Ainda tivemos três quartos de volta com bandeira verde, com Verstappen quase a conseguir passar Piastri. O australiano da McLaren conseguiu defender-se até ao fim da prova.
LAP 22/24
The McLarens swap places! 🔀
Norris leads. Piastri will have to fend off Verstappen #F1Sprint #BrazilGP pic.twitter.com/4sA1SLE72r
— Formula 1 (@F1) November 2, 2024
A bandeira de xadrez foi mostrada e Lando Norris foi o vencedor, seguido de Oscar Piastri e Max Verstappen. Chalres Leclerc, Carlos Sainz, George Russell, Pierre Gasly e Sergio Pérez completaram o top 8
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Desta vez “******” o max!… “Esperaram” que o Piastri deixasse passar o Norris para o scvirtual… .. Volta e meia á espera para que a prova terminasse sem tentativas de ultrapassagens…
Um pouco nojento, diga-se.
Nojento porquê? Nojento foi o que se passou há uns anos, quando um piloto foi obrigado a dar a vitória ao colega que estava em primeiro no campeonato, com uma enorme vantagem sobre o segundo classificado, e a meio da época.
Mais, o Piastri já tinha dito que deixaria o Norris passar.
Pensei que era só eu que me lembrava desse episódio lamentavel. Mas foi apenas mais um, relativamente a esse personagem. Teria aqui uma lista….
Esse personagem foi aplaudido vezes sem conta antas de mudar de equipa, tal como outro personagem (esse francês) que era apelidado de “professor” até ao dia em que vestiu outra camisola…
Devem pensar que andamos a dormir.
Quantos e quais foram aqueles levados ao colo … Essa sim uma enorme lista.
Na F1 nunca ninguém foi obrigado a dar a vitória ao colega, querem ver….
… Além de que eu não falei da “manobra” do Piastri, que seria lógica!… Acho que o tempo de decisão do scvirtual foi tardio apenas depois dessa manobra ter sido efectuada.
Foi nojento e decisivo para o desfecho final…
Lá vão vocês falar do passado mas só quando vos interessa falar … Dp não gostam de ouvir as verdades.
Ai não se referia à troca de posições? Pois parecia. Mas se é sobre o VSC, vá ver quantas vezes ele demorou a sair. E veja também sobre o SC. Depois falamos.
É caso para perguntar. Hulk da Ferrari 2 estacionou ali a mando de quem?
Foi do Putin.
A mando do motor, que resolveu não colaborar.
Perguntem ao “Zé Castanho”…
Se calhar este tifossi esperava que o Max ganhasse a corrida. Seria mesmo? Mclaren fez o jogo perfeito. E Piastri só não foi embora para dar DRS e defender Norris. Essa é que é a verdade. Vamos ver no restante do fim de semana, quem é quem.
Ora bem vindo!… Há 3 provas que não dava á costa….
” De férias, claro…”
Mais do mesmo!… E o chorão com um carro “mau” vai limpar esta bandalhice, onde as melhores provas do campeonato foram:
A, M, I, states e M…
Coitadinho!!!!
Malhaxuxas!!!!!!… Há quanto tempo!…
Indisposição?… Insónias?…
Ok só aparece quando dá jeito… Já tinha visto.
Depende do grid😂😂😂😂😂😂😂😂 Se convier aparece, senão desaparece.
Como grande adepto da Ferrari, tens ideia do que é isso de tifossi?
😅😅😅
Ele sabe lá o que é um “tifossi”!… Nem eu nem ninguém sabe?…
Algum familiar do “Rossi”?!?…
:):)
😁
Grande corrida…..
…..do Alonso
Julguei que o Alonso não tivesse corrido… Só se viram 4 carros!… Ok 5, pronto.
1- Piastri a mandar.
2- Max à frente da Ferrari
Malhaxuxas… Isso para passar de vez, é perder a cabeça, comprar uma viagem até Maranello, falar com uma serie de ” t…..” e ir ao museu da Ferrari e á fábrica…
Muda logo de ideias… É como ir á Luz!
Abençoado VSC que demorou a ser acionado, só o sendo após se permitir haver troca de posições entre os companheiros de equipa e quando o piloto que seguia em terceiro estava prestes a iniciar o ataque ao segundo após a tal troca.
Excelente prova de Checo a recuperar muito e bem várias posições.
“abençoado mesmo”…
Cheguei a esperar um “beijinho” ou uma “estalada” entre o Leclerc e o Verstappen, mas não aconteceu. A troca entre os McLaren demorou um bocadinho demais, a meu ver.
De realçar a muito má prestação dos Aston Martin, que conseguiram a proeza de terminarem atrás do Zhou.
Isso era o que muitos queriam “troca de galhardetes” entre max e Charles… Eu tb esperava que o Charles passasse o Norris e depois houvesse “beijinhos” entre o inglês e o holandez, mas não deu, pena.
Não é agradável ver este tipo de jogo, mas é o que tinha que ser feito, sendo que até não foi executado na perfeição pois deveriam ter trocado cedo para depois dar Drs ao leclerc para garantir mais um ponto
A troca entre colegas de equipas é normal e expectável. Agora a direcção de corrida atrasar o VSC para que esta manobra aconteça…muito se disse sobre Abu Dhabi 2021, mas hoje metem todos a viola ao saco? Afinal manda o espectáculo ou não?
Foi quase a mesma coisa.
Quantas vezes a direcção de corrida já demorou a declarar VSC? Ou mesmo um SC real, ou até uma bandeira amarela? Vai-me dizer que há sempre segundas intenções?
Penso que a intenção é sobretudo legitimar o título de 2021.
O que é que tem uma coisa a ver com a outra? Esta mania de ver conspirações em tudo, irrita-me a sério.
Não vale a pena 😉
Não, aqui não vale mesmo a pena… Tempo perdido
Não é mania, é a realidade… Neste desporto basta ver a maneira como determinadas coisas se têm passado ultimamente.. somos livres de pensar o que seja… E normalmente bate certo.
Mentira?!?…
As histórias da RBull tb era conspiração e olhem no que deu…
Mas isso não entra aqui…
Qt á irritação, existem coisas MT mais importantes na vida para se irritar, de certeza.
Aturar palermas irrita-me muito.
A mim então há palermas em demasia…. E sabemos os nomes
A mim então há palermas em demasia…. Quer que diga os nomes?
Claro, o crime tem compensado
Claro, o crime tem compensado… Para não falar do que se passou em 2023, entre outras coisas…
Há.
Pois assim já não gostam de ouvir .. que se critique quando der jeito.