F1 GP de São Paulo, Corrida Sprint: Oscar Piastri dá a vitória a Lando Norris

Por a 2 Novembro 2024 14:43

Lando Norris foi o vencedor da corrida Sprint em Interlagos. O piloto da McLaren beneficiou da colaboração do seu colega de equipa, Oscar Piastri, que abriu a porta a Norris, a pensar nas contas do título do britânico. Piastri fez questão de adiar o máximo possível, dando um claro sinal. Em terceiro lugar, Max Verstappen, depois de uma luta quente com Charles Leclerc, com o piloto da Ferrari a não ter argumentos para se defender do neerlandês perto do final. No entanto, Verstappen foi chamado aos comissários por uma potencial infração no recomeço da corrida após VSC.

Depois da qualificação chegou a Corrida Sprint do fim de semana de Interlagos. Com Oscar Piastri e Lando Norris na linha da frente, esperava-se uma luta acesa nas primeiras voltas, com Charles Leclerc e Max Verstappen na segunda linha e Carlos Sainz e George Russell na terceira linha. Com 10% de probabilidade de chuva, a temperatura do ar era de 28 °C e a temperatura da pista estava nos 45,9 °C.

Max Verstappen tinha vencido todas as sprint até agora, mas os homens da McLaren estavam em excelente posição para interromper a sequência do piloto da Red Bull. Todos os pilotos começavam a corrida com os pneus médios montados nos seus monolugares. Fernando Alonso, Lance Stroll e Zhou Guanyu largavam da via das boxes depois de mudanças na afinação do carro em parque fechado.

Na largada, Piastri conseguiu aguentar o primeiro lugar com um início de corrida pouco animado, sendo que não houve mudanças no top 8 da grelha. Os McLaren foram-se afastando da concorrência enquanto Max Verstappen atacava Charles Leclerc, com Carlos Sainz em quinto a tentar aproximar-se desta luta. Um pouco mais atrás, Russell liderava um grupo constituído por Pierre Gasly, Liam Lawson, Nico Hülkenberg, Oliver Bearman e Sergio Pérez.

Na volta 5, Lando Norris dizia que estava perto, o que podia ser um pedido para Piastri aumentar o ritmo ou para deixar passar o seu colega de equipa. Norris cometeu um pequeno erro e isso permitiu que Leclerc se aproximasse. Oscar Piastri não parecia com vontade de ceder o lugar ao colega de equipa. Mais atrás, Bearman tinha passado Hulkenberg, que também não teve argumentos para segurar Pérez, que tratou de passar segundo Haas, aproximando-se de Liam Lawson.

Na frente e a meio da corrida, Max Verstappen voltava a atacar Leclerc, enquanto Norris deixava de estar pressionado, com a dupla da McLaren com alguma margem, numa altura em que a gestão de pneus começava a dar dores de cabeça aos pilotos.

A McLaren confirmava que a troca de pilotos aconteceria na última volta com a distância para Leclerc agora estabilizada. Atrás, Pérez atacou Lawson, mas falhou a travagem e o neozelandês manteve o oitavo posto.

Na volta 18, Verstappen conseguiu passar Leclerc e agarrou o terceiro lugar e tentava o ataque a Norris.

Na volta 21, Hulkenberg ficou parado na curva 10, com um problema no seu monolugar. Na volta seguinte, e com o risco de Safety Car, a troca anunciada na frente concretizou-se. Norris subiu ao primeiro lugar, e segundos depois, já com Verstappen a tentar o ataque a Piastri, o Virtual Safety Car foi acionado e, com apenas uma volta para o fim da prova. Ainda tivemos três quartos de volta com bandeira verde, com Verstappen quase a conseguir passar Piastri. O australiano da McLaren conseguiu defender-se até ao fim da prova.

A bandeira de xadrez foi mostrada e Lando Norris foi o vencedor, seguido de Oscar Piastri e Max Verstappen. Chalres Leclerc, Carlos Sainz, George Russell, Pierre Gasly e Sergio Pérez completaram o top 8

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
44 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
2020
2020
19 dias atrás

Desta vez “******” o max!… “Esperaram” que o Piastri deixasse passar o Norris para o scvirtual… .. Volta e meia á espera para que a prova terminasse sem tentativas de ultrapassagens…
Um pouco nojento, diga-se.

Last edited 19 dias atrás by simiao jms
Pity
Pity
Reply to  2020
19 dias atrás

Nojento porquê? Nojento foi o que se passou há uns anos, quando um piloto foi obrigado a dar a vitória ao colega que estava em primeiro no campeonato, com uma enorme vantagem sobre o segundo classificado, e a meio da época.
Mais, o Piastri já tinha dito que deixaria o Norris passar.

Last edited 19 dias atrás by Pity
hellrun
hellrun
Reply to  Pity
19 dias atrás

Pensei que era só eu que me lembrava desse episódio lamentavel. Mas foi apenas mais um, relativamente a esse personagem. Teria aqui uma lista….

2020
2020
Reply to  hellrun
19 dias atrás

Esse personagem foi aplaudido vezes sem conta antas de mudar de equipa, tal como outro personagem (esse francês) que era apelidado de “professor” até ao dia em que vestiu outra camisola…
Devem pensar que andamos a dormir.
Quantos e quais foram aqueles levados ao colo … Essa sim uma enorme lista.

2020
2020
Reply to  Pity
19 dias atrás

Na F1 nunca ninguém foi obrigado a dar a vitória ao colega, querem ver….
… Além de que eu não falei da “manobra” do Piastri, que seria lógica!… Acho que o tempo de decisão do scvirtual foi tardio apenas depois dessa manobra ter sido efectuada.
Foi nojento e decisivo para o desfecho final…
Lá vão vocês falar do passado mas só quando vos interessa falar … Dp não gostam de ouvir as verdades.

Pity
Pity
Reply to  2020
19 dias atrás

Ai não se referia à troca de posições? Pois parecia. Mas se é sobre o VSC, vá ver quantas vezes ele demorou a sair. E veja também sobre o SC. Depois falamos.

malhaxuxas
malhaxuxas
Reply to  2020
19 dias atrás

É caso para perguntar. Hulk da Ferrari 2 estacionou ali a mando de quem?

hellrun
hellrun
Reply to  malhaxuxas
19 dias atrás

Foi do Putin.

Pity
Pity
Reply to  malhaxuxas
19 dias atrás

A mando do motor, que resolveu não colaborar.

2020
2020
Reply to  malhaxuxas
19 dias atrás

Perguntem ao “Zé Castanho”…

malhaxuxas
malhaxuxas
Reply to  2020
19 dias atrás

Se calhar este tifossi esperava que o Max ganhasse a corrida. Seria mesmo? Mclaren fez o jogo perfeito. E Piastri só não foi embora para dar DRS e defender Norris. Essa é que é a verdade. Vamos ver no restante do fim de semana, quem é quem.

2020
2020
Reply to  malhaxuxas
19 dias atrás

Ora bem vindo!… Há 3 provas que não dava á costa….
” De férias, claro…”

2020
2020
Reply to  malhaxuxas
19 dias atrás

Mais do mesmo!… E o chorão com um carro “mau” vai limpar esta bandalhice, onde as melhores provas do campeonato foram:
A, M, I, states e M…

malhaxuxas
malhaxuxas
Reply to  2020
19 dias atrás

Coitadinho!!!!

2020
2020
Reply to  malhaxuxas
19 dias atrás

Malhaxuxas!!!!!!… Há quanto tempo!…
Indisposição?… Insónias?…
Ok só aparece quando dá jeito… Já tinha visto.

Thor
Thor
Reply to  2020
19 dias atrás

Depende do grid😂😂😂😂😂😂😂😂 Se convier aparece, senão desaparece.

Last edited 19 dias atrás by Thor
Thor
Thor
Reply to  2020
19 dias atrás

Como grande adepto da Ferrari, tens ideia do que é isso de tifossi?
😅😅😅

2020
2020
Reply to  Thor
19 dias atrás

Ele sabe lá o que é um “tifossi”!… Nem eu nem ninguém sabe?…

Algum familiar do “Rossi”?!?…
:):)

Thor
Thor
Reply to  2020
19 dias atrás

😁

malhaxuxas
malhaxuxas
19 dias atrás

Grande corrida…..
…..do Alonso

2020
2020
Reply to  malhaxuxas
19 dias atrás

Julguei que o Alonso não tivesse corrido… Só se viram 4 carros!… Ok 5, pronto.

malhaxuxas
malhaxuxas
19 dias atrás

1- Piastri a mandar.
2- Max à frente da Ferrari

2020
2020
Reply to  malhaxuxas
19 dias atrás

Malhaxuxas… Isso para passar de vez, é perder a cabeça, comprar uma viagem até Maranello, falar com uma serie de ” t…..” e ir ao museu da Ferrari e á fábrica…
Muda logo de ideias… É como ir á Luz!

Leandro Marques
19 dias atrás

Abençoado VSC que demorou a ser acionado, só o sendo após se permitir haver troca de posições entre os companheiros de equipa e quando o piloto que seguia em terceiro estava prestes a iniciar o ataque ao segundo após a tal troca.
Excelente prova de Checo a recuperar muito e bem várias posições.

2020
2020
Reply to  Leandro Marques
19 dias atrás

“abençoado mesmo”…

Pity
Pity
19 dias atrás

Cheguei a esperar um “beijinho” ou uma “estalada” entre o Leclerc e o Verstappen, mas não aconteceu. A troca entre os McLaren demorou um bocadinho demais, a meu ver.
De realçar a muito má prestação dos Aston Martin, que conseguiram a proeza de terminarem atrás do Zhou.

2020
2020
Reply to  Pity
19 dias atrás

Isso era o que muitos queriam “troca de galhardetes” entre max e Charles… Eu tb esperava que o Charles passasse o Norris e depois houvesse “beijinhos” entre o inglês e o holandez, mas não deu, pena.

jo22101626
jo22101626
19 dias atrás

Não é agradável ver este tipo de jogo, mas é o que tinha que ser feito, sendo que até não foi executado na perfeição pois deveriam ter trocado cedo para depois dar Drs ao leclerc para garantir mais um ponto

Scb
Scb
19 dias atrás

A troca entre colegas de equipas é normal e expectável. Agora a direcção de corrida atrasar o VSC para que esta manobra aconteça…muito se disse sobre Abu Dhabi 2021, mas hoje metem todos a viola ao saco? Afinal manda o espectáculo ou não?

Thor
Thor
Reply to  Scb
19 dias atrás

Foi quase a mesma coisa.

Pity
Pity
Reply to  Scb
19 dias atrás

Quantas vezes a direcção de corrida já demorou a declarar VSC? Ou mesmo um SC real, ou até uma bandeira amarela? Vai-me dizer que há sempre segundas intenções?

Thor
Thor
Reply to  Pity
19 dias atrás

Penso que a intenção é sobretudo legitimar o título de 2021.

Pity
Pity
Reply to  Thor
19 dias atrás

O que é que tem uma coisa a ver com a outra? Esta mania de ver conspirações em tudo, irrita-me a sério.

Thor
Thor
Reply to  Pity
19 dias atrás

Não vale a pena 😉

2020
2020
Reply to  Thor
19 dias atrás

Não, aqui não vale mesmo a pena… Tempo perdido

2020
2020
Reply to  Pity
19 dias atrás

Não é mania, é a realidade… Neste desporto basta ver a maneira como determinadas coisas se têm passado ultimamente.. somos livres de pensar o que seja… E normalmente bate certo.
Mentira?!?…

Last edited 19 dias atrás by simiao jms
2020
2020
Reply to  Pity
19 dias atrás

As histórias da RBull tb era conspiração e olhem no que deu…
Mas isso não entra aqui…
Qt á irritação, existem coisas MT mais importantes na vida para se irritar, de certeza.

Last edited 19 dias atrás by simiao jms
Pity
Pity
Reply to  2020
19 dias atrás

Aturar palermas irrita-me muito.

2020
2020
Reply to  Pity
19 dias atrás

A mim então há palermas em demasia…. E sabemos os nomes

2020
2020
Reply to  Pity
19 dias atrás

A mim então há palermas em demasia…. Quer que diga os nomes?

2020
2020
Reply to  Thor
19 dias atrás

Claro, o crime tem compensado

2020
2020
Reply to  Thor
19 dias atrás

Claro, o crime tem compensado… Para não falar do que se passou em 2023, entre outras coisas…

2020
2020
Reply to  Pity
19 dias atrás

Há.

2020
2020
Reply to  Scb
19 dias atrás

Pois assim já não gostam de ouvir .. que se critique quando der jeito.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado