F1, GP de São Paulo: Adeptos invadiram a pista antes do fim da prova
Vivemos num mundo onde a estupidez e o egoísmo parecem prevalecer cada vez mais em detrimento do respeito e do bom senso. E ontem, no GP do Brasil, voltamos a ver cenas que em nada dignificam o desporto, que colocam em causa a segurança das pessoas e que mostram uma faceta pouco recomendável de certos adeptos.
Foi solicitado a um representante da organização do GP de São Paulo que se apresentasse aos comissários da FIA para responder pela invasão de adeptos à pista ainda antes do fim da corrida, informou a FIA.
Os comissários desportivos afirmaram, em comunicado, que um grande grupo de espetadores acedeu à zona de saída da pista na curva 1 enquanto os carros ainda estavam em pista, no final do GP de São Paulo. A organização do São Paulo F1 (SPF1) “admitiu candidamente as falhas em termos de protocolos de segurança e medidas de proteção”, acrescentaram. “A SPF1 declarou, em mitigação, que iria conduzir uma investigação completa e tomar medidas para remediar a tempo para o próximo evento no Brasil”.
No fim de semana em que o contrato entre a F1 e Interlagos foi prolongado até 2030, custa ver certas imagens de adeptos que forçam a sua entrada em pista. Para quê e porquê desta forma? Essa pode ser a pergunta que talvez a maioria dos leitores fará. Depois das agressões nas bancadas do GP do México, temos a invasão no GP de São Paulo. Não devemos generalizar e os eventos de desporto motorizado continuam a proporcionar ambientes sadios, mas este tipo de atitudes dever ser evitada e alvo de repreensão para que não voltem a acontecer. É que o Desporto Motorizado é perigoso e as medidas de segurança tomadas são para permitir que todos possam ir às corridas e regressar a casa sem qualquer mazela. As bancadas de Interlagos são quase sempre as que mais cor dão as provas. Que essa bela tradição não se estrague por ações irrefletidas.
Estuve en el GP, y desde el sector A paso lo mismo. pic.twitter.com/ZfmnJOYE51
— Javier Martinez Salazar (@mauzzer) November 6, 2023