F1 GP de Las Vegas: George Russell vence a corrida, Max Verstappen tetracampeão

Por a 24 Novembro 2024 07:27

A cidade do Pecado transformou-se na cidade da celebração na F1. Na antepenúltima corrida de 2024, Max Verstappen carimbou o seu quarto título consecutivo, cravando nos livros de história mais um feito tremendo, numa época que começou bem, mas acabou com lutas muito renhidas. No final, a qualidade de Max Verstappen destacou-se novamente. George Russell também poderá ir para o Casino festejar, com um triunfo inquestionável, numa corrida em que a Mercedes dominou, de tal forma que Lewis Hamilton recuperou do 10.º até ao 2.º posto, com a Mercedes a conquistar uma dobradinha. Em terceiro lugar, Carlos Sainz, numa corrida forte da Ferrari, mas não forte o suficiente para tentar a vitória.

Foi um triunfo dominante de George Russell. O piloto da Mercedes largou da pole e não largou o primeiro lugar, controlando as operações de fio a pavio. Uma prestação tremenda de Russell e da Mercedes, com Lewis Hamilton a fazer uma excelente recuperação. Depois de ontem ter falhado completamente na Q3, Hamilton conseguiu subir do décimo, ao segundo posto, dando uma excelente dobradinha aos Flechas de Prata. Nesta montanha-russa que tem sido a época 2024 para a Mercedes, Las Vegas deu as condições ideais para que Russell e Hamilton brilhassem. A tarefa de Russell ficou facilitada com a qualificação de Hamilton. Com os dois na luta desde início, talvez a corrida tivesse sido mais apimentada. Mas a Mercedes conseguiu uma das melhores prestações do ano na fria Las Vegas.

Para a Ferrari também foi um fim de semana positivo. Esperava-se que a Scuderia desse um pouco mais de luta pela vitória, mas Russell acabou por não ser incomodado. Carlos Sainz terminou em terceiro, à frente de Charles Leclerc, numa corrida em que degradação dos médios acabou por ser mais elevada do que o esperado, o que retirou os carros vermelhos da luta pela vitória. Apesar de este poder parecer um resultado menos positivo, a Ferrari conseguiu ganhar pontos importantes à McLaren e a luta pelo título de construtores aquece ainda mais, com apenas 24 pontos de diferença entre as duas equipas.

A McLaren teve um fim de semana cinzento, com Norris a ficar em sexto e Piastri em sétimo. Os monolugares papaya são gentis com os pneus e no frio de Las Vegas essa caraterística acabou por não os ajudar, com mais dificuldade em aquecer os pneus. Na corrida, os McLaren acabaram por ficar em terra de ninguém, sem ritmo para atacar o pódio e demasiado rápidos para serem pressionados pela restante concorrência. Não foi uma corrida brilhante e o resultado da Ferrari deixa a equipa de Woking pressionada para as duas últimas corridas do ano.

Nico Hülkenberg vai deixar muitas saudades na Haas. Depois de uma excelente qualificação, manteve-se sempre na luta pelos lugares pontuáveis e terminou em oitavo, um lugar acima do que conquistou na qualificação. Hülkenberg poderá estar a atravessar a melhor forma da sua carreira na F1 e esta exibição acabou por demonstrar isso.

Yuki Tsunoda também rubricou uma boa corrida. Apesar de ter perdido dois lugares face à sua posição inicial. Tsunoda manteve-se sempre rápido e ficou muito à frente do seu colega de equipa, parecendo quase numa liga aparte. Mais uma excelente prestação, depois de algumas menos conseguidas, provando que quando não está desestabilizado, consegue ser muito competitivo.

Sergio Pérez terminou no décimo lugar, conseguindo um ponto para a equipa. Largando de 15º, envolveu-se em lutas intensas, mas conseguiu subir na classificação e terminar no top 10.

Falta apenas falar do campeão. Max Verstappen carimbou o quarto título consecutivo, numa época que acabou por parecer mais renhida que a anterior. No entanto, Verstappen é campeão quando faltam duas corridas para o final. Apesar da concorrência se ter aproximado, Verstappen nunca deixou que Lando Norris materializasse essa vantagem competitiva. Os McLaren foram rápidos, mas Verstappen foi sempre regular. A primeira metade da época foi fundamental para este resultado, mas é preciso dar mérito ao #1. A Red Bull deixou de ter o carro mais rápido da grelha, mas ainda assim, Verstappen foi capaz de o colocar nos lugares mais altos da tabela, mesmo em fins de semana em que a concorrência foi mais forte. O primeiro título foi conquistado na raça, os dois seguintes com facilidade e este foi conquistado graças a uma excelente capacidade de gestão. Verstappen cometeu alguns excessos com Lando Norris, mas fazem parte da personalidade do piloto, que não dá um milímetro aos adversários. Talvez também por isso esteja a festejar agora o tetracampeonato. Verstappen junta-se a Alain Prost e Sebastian Vettel na restrita lista de pilotos quatro vezes campeões do mundo.

Em atualização

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
12 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Vespamax
Vespamax
28 dias atrás

A Mercedes substituiu a Mclaren, grande vitória do Russell.
O Max lá conseguiu ser campeão com o terceiro ou quarto melhor carro.
O Norris deve estar com um melão, assim de repente lembro-me do que ele disse ao Hamilton à cerca do melhor carro…

Pity
Pity
Reply to  Vespamax
28 dias atrás

Hoje, o Norris não está com nenhum melão, porque não foi hoje que ele perdeu as hipóteses, remotas, de ser campeão. Ele perdeu-as no Brasil. Triste, sim, estará.
E escreve-se “acerca”, tudo junto. “à cerca” significa “à volta”.

dannyricfanclub
dannyricfanclub
Reply to  Pity
28 dias atrás

Não, o Norris não perdeu o campeonato no Brasil. Perdeu-o – juntamente com a equipa – no início da época, que foi demasiado fraco para candidatos ao título, e perdeu-a também com as más partidas e outros erros próprios, e com a tibieza da McLaren na estratégia. Não é num GP que se ganha ou perde um campeonato.
Quanto ao «à cerca», só digo isto: ainda bem que o acento no artigo «à» está para o lado certo…

Pity
Pity
Reply to  dannyricfanclub
28 dias atrás

Sim, mas foi no Brasil que morreram, em definitivo, as hipóteses de título. Depois de Abu Dhabi sou capaz de fazer uma análise mais objectiva deste ano da McLaren.

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
28 dias atrás

Pela boca morre o peixe. Norris, mesmo com o melhor carro, a ser humilhado. Afinal é preciso algo mais!
Quarto título para Max e bem merecido.

Las Vegas, a Sodoma moderna! Onde está o demiurgo quando é preciso? Enfim.

asfalto
asfalto
27 dias atrás

Parabéns ao Max, quatro títulos dois sem ter o melhor carro, excepcional. Com a corrida que fez no Brasil a mostrar quem merece o título este ano.

manuel.moita
manuel.moita
Reply to  asfalto
27 dias atrás

Você acredita no que escreveu claro que tem o Melhor Carro o resto tem sido só areia para os Olhos de Totos à 4 anos que os Títulos estão Comprados no Supermercado do Circo DOS Corruptos da FIA é tudo um grande filme para, entreter o Pagode

asfalto
asfalto
Reply to  manuel.moita
27 dias atrás

Peço desculpa mas não tinha percebido que o meu comentário poderia provocar azia.

chicanalysis
Reply to  manuel.moita
27 dias atrás

Olha, outro que não sabe distinguir há de à .

Pity
Pity
27 dias atrás

Agora que já vi a corrida por inteiro ( o malvado do meu despertador não tocou, e eu só acordei às 6,20), já a posso comentar. Para começar, parabéns ao Max. Falarei mais sobre ele no lugar próprio. Gostei da corrida, foi bem animada, e não tivemos nem uma bandeira amarela! Não esperava um domínio tão avassalador da Mercedes, mas é sabido que ela sempre se deu melhor com o frio. Russell esteve muito bem e o Hamilton parecia esfomeado (de bons resultados). A Ferrari não teve andamento para a Mercedes (pneus?), mas conseguiu ganhar pontos à concorrência, na luta… Ler mais »

driver-on-track
driver-on-track
27 dias atrás

Max a fazer calar os detratores com inteligência e talento .. aceitem… vá lá dói muito menos … a sua vitoria no campeonato a desmontar todo o lobby inglês e seus prós…. que melão …. calou também alguns que o tentaram destabilizar como o Zak Brown e o Tótó … o grande derrotado em toda a linha chama-se Lando e mais uma vez se viu que ainda é Landinho falta-lhe ainda comer mais uns Danoninhos….. hoje todos os anti-Max estão caladinhos que nem ratos metidos na toca … cortem o melão as fatias e bom proveito… de facto 4 títulos… Ler mais »

Phil1971
Phil1971
27 dias atrás

Em primeiro lugar parabéns ao novo campeão do mundo, e num dos campeonatos mais disputado dos últimos anos com varias marcas a ganhar corridas. Em segundo lugar parabéns ao Russell que grande fim de semana.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado