F1, GP de Itália: Pierre Gasly e Fernando Alonso defendem Kevin Magnussen
Pierre Gasly pediu que os comissários do Grande Prémio de Itália reconsiderem a suspensão de uma corrida de Kevin Magnussen, que foi desencadeada depois de a sua pequena colisão ter levado Magnussen a atingir o máximo de 12 pontos de penalização na sua superlicença.
O incidente ocorreu quando os dois pilotos tiveram um ligeiro contacto na chicane Variante della Roggia, fazendo com que ambos falhassem a curva. Mais tarde, Magnussen recebeu uma penalização de 10 segundos e dois pontos de penalização, o que o levou a atingir o limite de proibição.
Gasly minimizou a gravidade do incidente, descrevendo-o como “nada” e expressando surpresa com a penalização. Ofereceu-se para defender Magnussen junto dos Comissários Desportivos, considerando a penalização “injusta”.
“Alguém me disse que ele recebeu uma penalização de 10 segundos. Estou um pouco surpreendido com isso, porque ele tentou, mas foi um pouco roda com roda e, no final, não perdi tempo nenhum. Estou um pouco surpreendido. Espero que, de alguma forma, eles possam reverter essa situação, porque isso seria definitivamente injusto. Terei todo o gosto em fazê-lo [defender Magnussen perante os comissários de pista] – vou ver o que posso fazer. Será muito injusto, tendo em conta o incidente que aconteceu”.
Fernando Alonso também simpatizou com Magnussen, criticando o sistema de pontos de penalização por penalizar infrações menores que não envolvem necessariamente uma condução perigosa:
“Se entendo a posição do Magnussen? 100% porque os pontos de penalização, como discutimos muitas vezes, devem ser para a condução perigosa. Algo que é um perigo para o desporto e para os outros”, disse Alonso. “E penso que alguns dos pontos que ele acumulou, não tenho a certeza, não tenho a lista aqui, mas por vezes são apenas pisar a linha branca do pitlane, unsafe releses, todo este tipo de coisas”.
O diretor da equipa Haas, Ayao Komatsu, absteve-se de fazer comentários públicos, sugerindo que é melhor discutir estes assuntos diretamente com os comissários.
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Muito bonito da parte do Gasly.
Para que serve a GPDA? Ou já não existe? Esta é uma das situações em que devia intervir.
Se os pilotos entendem que é injusto…
Sempre achei o Gasly um bom piloto, mas nunca simpatizei muito com ele (especialmente na sua passagem pela RB). Ultimamente vem tendo atitudes que muito respeito. É o caso desta. Hats off!
Já teve situações de condução perigosa não penalizada como este ano no Mónaco e agora esta que é um incidente leva a uma suspensão. Não faz sentido. Enquanto a aplicação dos critérios não for uniforme. Deveria haver um colégio de comissários fixo para todas as provas.
Mas no Mónaco a Doutrina oficial determinou que fosse um “incidente de corrida” tendo em conta quem foi o outro interveniente ( o mesmo que foi massacrado nos media durante 1 semana por ter tido o descaramento de ultrapassar o Button à saída do Túnel anos antes)..