F1, GP de Itália: Helmut Marko agradece a “ajuda” da McLaren
A Red Bull Racing teve um fim de semana desafiante no Grande Prémio de Itália, em Monza, com a liderança do campeonato de Max Verstappen a diminuir depois de Lando Norris ter terminado em terceiro e ter estabelecido a volta mais rápida. No entanto, o conselheiro da Red Bull, Helmut Marko, encontrou algum alívio no facto de Norris não ter vencido a corrida.
Apesar das dificuldades da Red Bull durante a corrida, Marko felicitou a Ferrari pela sua vitória e elogiou a McLaren pelo seu “desportivismo”, que ajudou a aliviar a situação da Red Bull. Ele continua confiante de que Verstappen, que ele considera o piloto mais forte mental e qualitativamente, ainda garantirá o título mundial.
“Um resultado dececionante? Nem pensar. Já tínhamos previsto isto e quero felicitar a Ferrari pela vitória e agradecer à McLaren pelo seu desportivismo. Agradeço-lhes e isso melhora um pouco a nossa situação. Mentalmente e também qualitativamente, Max ainda é o piloto mais forte no campo.”
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Desta vez ficaste a 38 segundos mas do Leclerc…
Em Zandvoort diziam que o Max tirou o pé para poupar o motor para Monza.
Só falta saber se o Max tirou o pé para poupar o motor para Baku! 🤔
e a quase 32 do Norris e a 15 do Hamilton.
Marko o melhor a fazer era tentares perceber porque em menos de meio ano passas-te de um domínio absoluto para a 4º equipa do pelotão. Depois da qualificação também dizia o Marko que acreditava na vitória do Max, hoje o Max ficou a 37segundos do Leclerc, e ficou a mais de 31 segundos do Lando o piloto que está em melhor condição para poder tirar o Max do primeiro lugar. Eu compreendo que um líder deve manter a calma a todo o custo, e esta declaração do Marko só posso entender dessa forma. A equipa está em queda livre já… Ler mais »
A propósito da queda livre. Não seria boa ideia a FIA devia dar a conhecer a todos as directivas técnicas e não mantê-las sob o manto do sigilo? É assim que nascem as suspeitas. Porque a RB da noite para o dia deixou de dominar? Porque os motorizados MB deram um salto repentino ? Num “desporto” onde os progressos se contam em milésimos ou centésimos, aparece algum e ganha décimos é lícito haver desconfiança, não existem milagres ou “crises místicas” que te fazem sair do pódio. E temos depois o Horner que vai contando que o Domenicali – o qual… Ler mais »
E qd foi a Ferrari a “cortarem-lhe” as pernas?… Foi o gozo e a gargalhada total…
Agora tiraram o tapete a estes… Chama-se a isso comer do prato que cuspiu
2020, a Unicredit novo sponsor da Ferrari.
Cuidado, não lhe vá cair um dentinho com a piada.
😂😂😂 Tal e qual!!!
Para além de não ter visto muito sentido no seu ponto de vista, permita-me o abuso de dizer que a palavra “holandês” também já não se aplica há uns anos. Diz-se neerlandês, que vem de Netherlands, que em português significa Países Baixos.
Nederland. O inglês não é ali língua oficial.
Sim, correcto. Ainda assim a ligação para o neerlandês ficou clara. Obrigado pela errata.
Ironia em relação ao “desportivismo”. Mas na McLaren não há mesmo “ordens de equipa” ou algo parecido? Não levem a mal os admiradores do Lando, mas será que não houve mesmo a preocupação da equipa em favorecê-lo? É que este antecipou as suas 2 paragens, e por causa de erros na pista. E a questão é que em consequência paravam a seguir o Piastri fora do tempo.. Dava a ideia que estavam preocupados em provocar o undercut a favor do Lando. E assim arruinando a corrida do australiano em termos de vitória, pois podia estar em posição para adiantar o… Ler mais »
A 1ª paragem cedo do Norris foi claramente uma tentativa de undercut ao Leclerc, numa altura em que o pressionava, não teve nada a veer com o Piastri. Quanto à 2ª, Stella tb disse que teve de antecipar a do Norris por um um bloqueio numa travagem e sabemos por ele e pela rádio do Piatri que este foi consultado para ver se queria arriscar numa só paragem. Infelizmente a McLaren não tomou nenhum decisão para favorecer o Norris, como devia, se quer tentar ganhar o título de pilotos.
O Norris disse que tinha granulação no pneu esquerdo da frente antes da segunda paragem.
Pois ora aí está uma boa razão para ter antecipado a sua 2a paragem, como aliás refiro no comentário acima. E daí a segunda dúvida: E à conta disso não alteraram, manipularam, o timing do segundo pit stop do Piastri ? Porque meteram o Norris e deixaram o outro na pista seis voltas (V.32 /V.38?) ? Já com o 1º pit stop dos 2 reduziram a distância em quase 2 segundos… E já agora, porque é que o Norris tem sempre a primazia de entrar 1º ele nas boxes mesmo se atrás do colega, quando lhe convém? Porque é que… Ler mais »
A 1ª paragem do Norris foi à 15ª das 63…Undercut tão cedo, e quando estava quase no DRS do Leclerc? E o erro em Lesmo antes de ir às boxes não terá influído no timing, isto é, não a terá antecipado? E a sua ida às boxes manipulou ou não o timing do Piastri, que entrou na 17ª ? É essa a 1ª dúvida. Mas verei 1º os cronos. De uma forma ou outra, o Norris no fim parecia um cão maltratado. E o Piastri tinha a cara de quem não digeriu nada bem o que se passou. Problema deles.… Ler mais »
Desta vez o Helmut tem Toda a razão…
Dr. Marko: bye bye título de construtores da tua equipa.
Também, ao que parece, tinha mais um carro ilegal… já não bastava o orçamento… e já não bastava o comportamento antidesportivo dos seus pilotos.
Já agora, não tendo nada a ver, o Perez tornou-se um piloto sujo. Nada como o colega, mas ainda assim sujo.