GP de Espanha F1: Siga a corrida aqui
Volta 66 – VITÓRIA DEMOLIDORA DE MAX VERSTAPPEN! E duplo pódio da Mercedes.
Volta 62 – Penalização de 5 segundos para Yuki Tsunoda por levar Zhou Guanyu a sair de pista na discussão pela posição.
Volta 60 – Novo aviso para Max Verstappen sobre os limites de pista.
Volta 57 – Grande luta entre Yuki Tsunoda e Zhou Guanyu pelo nono posto, com o piloto japonês a segurar bem a sua posição e o piloto da Alfa Romeo teve de seguir pela escapatória.
Volta 55 – George Russell é avisado pela equipa para gerir os pneus porque Sergio Pérez vai estar na luta com o britânico pelo pódio nas últimas voltas da corrida. O mexicano é também informado para manter os pneus em bom estado para tirar o melhor partido na fase final da prova.
Volta 53 – Pérez deixa para trás com facilidade Sainz e é um risco agora para Russell. O piloto mexicano está na luta pelo pódio.
Volta 53 – Para o líder da corrida, mas mantém 15s de vantagem sobre Lewis Hamilton. Passa a ter pneus macios para o final da corrida, depois de algumas queixas sobre os pneus duros.
Volta 52 – Defesa com os cotovelos de fora ao ataque de Fernando Alonso pelo sétimo posto. O piloto espanhol teve sucesso na sua manobra, mas o francês obrigou-o quase a ir à relva.
Volta 51 – Mercedes chama Lewis Hamilton. À semelhança do seu companheiro de equipa, regressa à pista com pneus macios. Também a Red Bull parou Sergio Pérez, reagindo aos Mercedes.
Volta 49 – Com os pneus macios, Russell é o piloto mais rápido em pista, mas tem de gerir os pneus até ao fim da corrida.
Volta 47 – Max Verstappen tem já dois avisos por exceder os limites de pista.
Volta 46 – Mercedes chama George Russell à box para reentrar na corrida com pneus macios e na quarta posição, com grande distância para Carlos Sainz.
Volta 43 – Verstappen comunica à sua equipa que sente que os pneus dianteiros estão a sobreaquecer, quando tem 16s de vantagem sobre Hamilton.
Volta 42 – Carlos Sainz parou pela segunda vez e regressou à corrida com pneus duros e na sexta posição. Charles Leclerc parou pouco depois.
Volta 42 – Ainda não há sinal da chuva que se previa… A corrida está entretida, mas na frente os Mercedes parecem bem confortáveis nos lugares de pódio e não parece que terão concorrentes tão cedo.
Volta 40 – Top 10:
- Max Verstappen
- Lewis Hamilton, 15.6s
- George Russell, 25.1s
- Carlos Sainz
- Sergio Pérez
- Fernando Alonso
- Oscar Piastri
- Pierre Gasly
- Charles Leclerc
- Nyck de Vries
Volta 37 – Carlos Sainz pede à equipa para encontrar a melhor forma de bater Sergio Pérez, que ocupa o quinto lugar que previa a Red Bull para o final da corrida, e está a encurtar a distância para o piloto da Ferrari.
Volta 35 – George Russell ultrapassou Carlos Sainz e alcança o terceiro posto da classificação.
Volta 33 – A situação a meio da corrida
Max Verstappen numa corrida diferente do resto do pelotão
Volta 31 – Lewis Hamilton ultrapassou Carlos Sainz e Russell deixou para trás Lance Stroll. O #44 é segundo, Sainz é terceiro e Russell quarto, a espreitar a possibilidade de alcançar um duplo pódio para a Mercedes
Volta 27 – Max Verstappen controla as operações. Parou para montar pneus duros e saiu na mesma na liderança do pelotão, com 6.1s de vantagem para o seu companheiro de equipa, que ainda não parou.
Volta 26 – George Russell parou no final da volta 25 e regressou à pista com pneus médios e no sexto posto da classificação.
Volta 25 – Hamilton tem agora 2.6s de terreno para recuperar ao piloto espanhol da Ferrari pela luta do que pode ser o segundo posto da classificação. Sergio Pérez, George Russell e Max Verstappen ainda não pararam. Hamilton tem agora pneus médios montados no W14.
Volta 25 – Mercedes chama Lewis Hamilton à box com cerca de 10s de vantagem para Sainz.
Volta 24 – Boa ultrapassagem de Pierre Gasly na trajetória exterior da curva 1 por parte de Pierre Gasly a Nyck de Vries pelo 14º posto.
Volta 21 – Russell pede à equipa para não fazer já a paragem e apenas uma durante a corrida, afirmando que há ainda mais performance para retirar deste jogo de pneus macios.
Volta 19 – George Russell diz à sua equipa ainda estar satisfeito com o desempenho dos pneus macios ao fim de 19 voltas. Os Mercedes parecem rápidos com este composto e nesta fase da corrida.
Volta 17 – Charles Leclerc parou e a Ferrari retirou o composto médio do carro, montando pneus duros.
Volta 15 – A Ferrari chamou Carlos Sainz, o que permitiu a Hamilton subir ao segundo posto e Russell ao terceiro.
Volta 14 – A Aston Martin teve de parar Lance Stroll para anular a tentativa de undercut de Ocon, deixando Lewis Hamilton e George Russell no terceiro e quarto posto, respetivamente.
Volta 13 – Esteban Ocon para. Regressa à pista em 13º posto e com pneus médios. Ao reentrar em pista à frente do trio formado por Hülkenberg, Yuki Tsunoda e Zhou Guanyu, fez com que a luta entre os três pilotos tivesse um momento mais quente.
Volta 12 – Nico Hülkenberg foi o mais rápido em pista na volta anterior, tirando partido dos novos pneus médios que montou na sua paragem.
Volta 11 – George Russell ultrapassou Esteban Ocon e segue no quinto posto, a 2.5s de Lance Stroll.
Volta 10 – TOP10:
- Max Verstappen
- Carlos Sainz
- Lewis Hamilton
- Lance Stroll
- Esteban Ocon
- George Russell
- Fernando Alonso
- Sergio Pérez
- Yuki Tsunoda
- Oscar Piastri
Zhou Guanyu parou no final da volta 9 e perdeu o seu lugar entre os dez primeiros. Regressou em 16º.
Volta 9 – Russell não será investigado pela situação logo após a partida
Volta 8 – Lewis Hamilton ultrapassou Lance Stroll depois de Russell ter feito o mesmo a Fernando Alonso na volta anterior. Hamilton está a 2.0s de Sainz.
Volta 6 – Valtteri Bottas foi o segundo piloto a parar na box. Regressa com pneus duros e no 19º lugar, com Norris atrás de si.
Volta 5 – A passagem de George Russell pela escapatória nos primeiros metros da corrida foi anotada pela direção de corrida. Nessa passagem, o britânico ultrapassou cinco adversários.
Volta 3 – Pierre Gasly perdeu várias posições e ocupa o 14º posto. Sergio Pérez é 10º e George Russell subiu ao sétimo posto depois de ter saído mais largo na curva 1 após a partida.
Volta 2 – Nova asa da frente para Lando Norris e pneus duros, mas o piloto demorou muito tempo para sair do seu lugar. Para já, Hamilton ainda não comunicou qualquer dano no W14.
Volta 1 – Toque entre Lando Norris e Lewis Hamilton, com danos no McLaren, pelo menos. Max Verstappen lidera, seguido de Carlos Sainz e Lance Stroll
13:59 – Max Verstappen é o único piloto entre os 10 primeiros a partir de pneus médios, os restantes com os macios. Sergio Pérez e Logan Sargeant também com médios, enquanto Charles Leclerc tem pneus duros montados no SF-23.
ℹ️ Starting tyres for the #SpanishGP 🇪🇸#Fit4F1 pic.twitter.com/f39TTEl7vo
— Pirelli Motorsport (@pirellisport) June 4, 2023
13:54 – Grelha de partida (Leclerc e Sargeant arrancam do pitlane):
13:52 – Condições antes da corrida:
Vento: 5,8 km/h S
Temperatura da pista: 36º C
Temperatura do ar: 22.9º C
Humidade: 63.0%
Risco de chuva: 40%
13:28 – Problemas para George Russell na saída para o seu lugar na grelha de partida.
George Russell finds himself in the gravel on his way to the grid 🫣#SpanishGP #F1 pic.twitter.com/MHymMB1gWG
— Formula 1 (@F1) June 4, 2023
13:14 – Possíveis estratégias para a corrida… em caso de pista seca!
E os pneus disponíveis para cada piloto
13:00 – Charles Leclerc e Logan Sargeant arrancam do pitlane. Mais aqui e aqui.
Günther Steiner ‘safa-se’ com uma repreensão
Günther Steiner recebeu uma repreensão pelos comentários feitos sobre os Comissários durante a sua conferência de imprensa no Grande Prémio de Espanha. (Ler mais, aqui)
Foto: David Ramos/Getty Images/Red Bull Content Pool
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI