GP de Espanha F1: Siga a corrida aqui

Por a 4 Junho 2023 12:59

Volta 66 – VITÓRIA DEMOLIDORA DE MAX VERSTAPPEN! E duplo pódio da Mercedes.

Para ler, aqui.

Volta 62 – Penalização de 5 segundos para Yuki Tsunoda por levar Zhou Guanyu a sair de pista na discussão pela posição.

Volta 60 – Novo aviso para Max Verstappen sobre os limites de pista.

Volta 57 – Grande luta entre Yuki Tsunoda e Zhou Guanyu pelo nono posto, com o piloto japonês a segurar bem a sua posição e o piloto da Alfa Romeo teve de seguir pela escapatória.

Volta 55 – George Russell é avisado pela equipa para gerir os pneus porque Sergio Pérez vai estar na luta com o britânico pelo pódio nas últimas voltas da corrida. O mexicano é também informado para manter os pneus em bom estado para tirar o melhor partido na fase final da prova.

Volta 53 – Pérez deixa para trás com facilidade Sainz e é um risco agora para Russell. O piloto mexicano está na luta pelo pódio.

Volta 53 – Para o líder da corrida, mas mantém 15s de vantagem sobre Lewis Hamilton. Passa a ter pneus macios para o final da corrida, depois de algumas queixas sobre os pneus duros.

Volta 52 – Defesa com os cotovelos de fora ao ataque de Fernando Alonso pelo sétimo posto. O piloto espanhol teve sucesso na sua manobra, mas o francês obrigou-o quase a ir à relva.

Volta 51 – Mercedes chama Lewis Hamilton. À semelhança do seu companheiro de equipa, regressa à pista com pneus macios. Também a Red Bull parou Sergio Pérez, reagindo aos Mercedes.

Volta 49 – Com os pneus macios, Russell é o piloto mais rápido em pista, mas tem de gerir os pneus até ao fim da corrida.

Volta 47 – Max Verstappen tem já dois avisos por exceder os limites de pista.

Volta 46 – Mercedes chama George Russell à box para reentrar na corrida com pneus macios e na quarta posição, com grande distância para Carlos Sainz.

Volta 43 – Verstappen comunica à sua equipa que sente que os pneus dianteiros estão a sobreaquecer, quando tem 16s de vantagem sobre Hamilton.

Volta 42 – Carlos Sainz parou pela segunda vez e regressou à corrida com pneus duros e na sexta posição. Charles Leclerc parou pouco depois.

Volta 42 – Ainda não há sinal da chuva que se previa… A corrida está entretida, mas na frente os Mercedes parecem bem confortáveis nos lugares de pódio e não parece que terão concorrentes tão cedo.

Volta 40 – Top 10:

  1. Max Verstappen
  2. Lewis Hamilton, 15.6s
  3. George Russell, 25.1s
  4. Carlos Sainz
  5. Sergio Pérez
  6. Fernando Alonso
  7. Oscar Piastri
  8. Pierre Gasly
  9. Charles Leclerc
  10. Nyck de Vries

Volta 37 – Carlos Sainz pede à equipa para encontrar a melhor forma de bater Sergio Pérez, que ocupa o quinto lugar que previa a Red Bull para o final da corrida, e está a encurtar a distância para o piloto da Ferrari.

Volta 35 – George Russell ultrapassou Carlos Sainz e alcança o terceiro posto da classificação.

Volta 33 – A situação a meio da corrida

Max Verstappen numa corrida diferente do resto do pelotão

Volta 31 – Lewis Hamilton ultrapassou Carlos Sainz e Russell deixou para trás Lance Stroll. O #44 é segundo, Sainz é terceiro e Russell quarto, a espreitar a possibilidade de alcançar um duplo pódio para a Mercedes

Volta 27 – Max Verstappen controla as operações. Parou para montar pneus duros e saiu na mesma na liderança do pelotão, com 6.1s de vantagem para o seu companheiro de equipa, que ainda não parou.

Volta 26 – George Russell parou no final da volta 25 e regressou à pista com pneus médios e no sexto posto da classificação.

Volta 25 – Hamilton tem agora 2.6s de terreno para recuperar ao piloto espanhol da Ferrari pela luta do que pode ser o segundo posto da classificação. Sergio Pérez, George Russell e Max Verstappen ainda não pararam. Hamilton tem agora pneus médios montados no W14.

Volta 25 – Mercedes chama Lewis Hamilton à box com cerca de 10s de vantagem para Sainz.

Volta 24 – Boa ultrapassagem de Pierre Gasly na trajetória exterior da curva 1 por parte de Pierre Gasly a Nyck de Vries pelo 14º posto.

Volta 21 – Russell pede à equipa para não fazer já a paragem e apenas uma durante a corrida, afirmando que há ainda mais performance para retirar deste jogo de pneus macios.

Volta 19 – George Russell diz à sua equipa ainda estar satisfeito com o desempenho dos pneus macios ao fim de 19 voltas. Os Mercedes parecem rápidos com este composto e nesta fase da corrida.

Volta 17 – Charles Leclerc parou e a Ferrari retirou o composto médio do carro, montando pneus duros.

Volta 15 – A Ferrari chamou Carlos Sainz, o que permitiu a Hamilton subir ao segundo posto e Russell ao terceiro.

Volta 14 – A Aston Martin teve de parar Lance Stroll para anular a tentativa de undercut de Ocon, deixando Lewis Hamilton e George Russell no terceiro e quarto posto, respetivamente.

Volta 13 – Esteban Ocon para. Regressa à pista em 13º posto e com pneus médios. Ao reentrar em pista à frente do trio formado por Hülkenberg, Yuki Tsunoda e Zhou Guanyu, fez com que a luta entre os três pilotos tivesse um momento mais quente.

Volta 12 – Nico Hülkenberg foi o mais rápido em pista na volta anterior, tirando partido dos novos pneus médios que montou na sua paragem.

Volta 11 – George Russell ultrapassou Esteban Ocon e segue no quinto posto, a 2.5s de Lance Stroll.

Volta 10 – TOP10:

  1. Max Verstappen
  2. Carlos Sainz
  3. Lewis Hamilton
  4. Lance Stroll
  5. Esteban Ocon
  6. George Russell
  7. Fernando Alonso
  8. Sergio Pérez
  9. Yuki Tsunoda
  10. Oscar Piastri

Zhou Guanyu parou no final da volta 9 e perdeu o seu lugar entre os dez primeiros. Regressou em 16º.

Volta 9 – Russell não será investigado pela situação logo após a partida

Volta 8 – Lewis Hamilton ultrapassou Lance Stroll depois de Russell ter feito o mesmo a Fernando Alonso na volta anterior. Hamilton está a 2.0s de Sainz.

Volta 6 – Valtteri Bottas foi o segundo piloto a parar na box. Regressa com pneus duros e no 19º lugar, com Norris atrás de si.

Volta 5 – A passagem de George Russell pela escapatória nos primeiros metros da corrida foi anotada pela direção de corrida. Nessa passagem, o britânico ultrapassou cinco adversários.

Volta 3 – Pierre Gasly perdeu várias posições e ocupa o 14º posto. Sergio Pérez é 10º e George Russell subiu ao sétimo posto depois de ter saído mais largo na curva 1 após a partida.

Volta 2 – Nova asa da frente para Lando Norris e pneus duros, mas o piloto demorou muito tempo para sair do seu lugar. Para já, Hamilton ainda não comunicou qualquer dano no W14.

Volta 1 – Toque entre Lando Norris e Lewis Hamilton, com danos no McLaren, pelo menos. Max Verstappen lidera, seguido de Carlos Sainz e Lance Stroll

13:59 – Max Verstappen é o único piloto entre os 10 primeiros a partir de pneus médios, os restantes com os macios. Sergio Pérez e Logan Sargeant também com médios, enquanto Charles Leclerc tem pneus duros montados no SF-23.

13:54 – Grelha de partida (Leclerc e Sargeant arrancam do pitlane):

13:52 – Condições antes da corrida:

Vento: 5,8 km/h S

Temperatura da pista: 36º C

Temperatura do ar: 22.9º C

Humidade: 63.0%

Risco de chuva: 40%

13:28 – Problemas para George Russell na saída para o seu lugar na grelha de partida.

13:14 – Possíveis estratégias para a corrida… em caso de pista seca!

E os pneus disponíveis para cada piloto

13:00 – Charles Leclerc e Logan Sargeant arrancam do pitlane. Mais aqui e aqui.

Günther Steiner ‘safa-se’ com uma repreensão

Günther Steiner recebeu uma repreensão pelos comentários feitos sobre os Comissários durante a sua conferência de imprensa no Grande Prémio de Espanha. (Ler mais, aqui)

Foto: David Ramos/Getty Images/Red Bull Content Pool

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado