F1 GP de Abu Dhabi, Zak Brown: “As piores duas horas da minha vida”
A McLaren tem uma história tremenda, feita também graças a personagens muito fortes. Se do lado dos pilotos há vários nomes que merecem ser mencionados, do lado da chefia, há também nomes fortes. Bruce McLaren é o primeiro a ser mencionado, por ter dado início a uma das equipas mais bem sucedidas da história da F1. Teddy Mayer assumiu a equipa quando perdeu o seu líder. Ron Dennis que transformou a McLaren numa potência desportiva e numa marca prestigiada e Zak Brown, que acabou de colocar o seu nome na história da equipa.
Brown pegou na equipa num dos pontos mais baixos da sua história, depois de uma parceria falhada com a Honda que levou a estrutura para o fundo. Brown, com o seu entusiasmo e visão, tratou de reestruturar a equipa. E apesar de um início difícil, encontrou a fórmula do sucesso. Ultimamente, as mudanças na equipa têm sido sempre cirúrgicas, acrescentando ao grande potencial humano que a equipa já tinha. As opções de pilotos, de chefe de departamentos, a organização interna… peça a peça, a McLaren conseguiu reerguer-se e tornar-se novamente numa equipa de topo. Muitos nomes devem ser referidos nesta caminhada que começou em 2018, mas Brown é o timoneiro e, o grande responsável. Conseguiu transformar a equipa numa estrutura vencedora, numa grande família onde todos querem estar e todos se sentem bem. Falta agora o último passo que é cimentar esta evolução e preparar a equipa para lutar de forma regular pelo título, algo que este ano revelou ainda algumas fragilidades. Mas Brown pode festejar hoje os frutos do seu trabalho.
No final, o americano estava radiante com o título de construtores:
“Foram as piores duas horas da minha vida, de longe. O Lando conduziu de forma brilhante. Foi uma pena o que aconteceu ao Oscar no início, mas a equipa esteve impecável. Executaram a paragem nas boxes muito bem. E acho que eu era o único que estava pronto para ter um ataque cardíaco durante cerca de duas horas”.
Sobre o desempenho de Lando Norris:
“Naquela corrida, ele carregou-nos. Não cometeu erros, e nós estávamos preocupados com os Safety Cars, eu estava preocupado com tudo, e ele conduziu sem falhas, como tem feito. Por isso, a seguir, é tentar repetir o título de construtores e ganhar o de pilotos. Vou deixar o Óscar e o Lando resolverem isso.”
Sobre a declaração de Norris de que o próximo ano é “o seu ano”:
“Ele vai dar tudo o que tem. E dado o momento em que se encontra, não apostaria contra ele”.
Sobre o impacto de Andrea Stella como chefe de equipa:
“Ele é um líder inacreditável. Dá o exemplo, dá poder às pessoas, é muito técnico e incentiva toda a gente a dar o melhor de si. E foi isso que se viu esta noite.”
LET'S GOOOOOOO!!! 🏆🏆 pic.twitter.com/qeO2lMxvnU
— McLaren (@McLarenF1) December 8, 2024
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Ganhou e merece parabêns por isso, e por ter arriscado em 2 jovens pilotos sem experiência, mas em termos de carisma este americano (que parece ser o dono do team), está longe do que foi um Ron Dennis, um Teddy Meier, para já não falar do fundador de tudo, Bruce Mclaren.Outros tempos.
o Ron Denis?… mas ainda há alguém que admire esse cromo depois do que ele fez de aldrabices?… enfim, opiniões, mas o RoRon foi um ácaro mafioso
aplauso merece… mas longe muito longe do Ron Dennis esse sim um homem de tomates grandes , não cherry como os do Zak…
O RonRon?… o vígaro das fotocópias a cores da equipa rival de sempre?… palhaço.
Artigo de opinião. Bem redigido. Mas a questão não é essa. A questão é que num site (mais um entre muitos) que nunca se poupou em artigos a ligar a falta de vitórias da Ferrari à presença de italianos, para gáudio da maioria dos leitores, era inevitável que o nome do Stella fosse menosprezado… E lembremo- nos que um McL já não conseguia este troféu desde 1991 ( quantos foristas já eram nascidos?)
Errado. Era desde 1998, com Hakkinen e Coulthard.
Errado. Era desde 2007 quando roubaram o campeonato pela triste figura do Alonso.
Se foram desclassificados, não conta, não acha?
Pró xuxas os do lado dele está sempre certo, os outros é que estão mal… não ligar.
Duplo erro. Confundi com o ano de 2008, em que a Ferrari e um piloto com um Ferrari ganharam os títulos.
Piloto com um Ferrari ganhou o título? Em que universo paralelo?
Desta vez não houve lapso. Sim, guiava um Ferrari.
Que eu saiba, em 2008 ganhou o Hamilton, de McLaren…
Não seja como o outro, que considera a McLaren vencedora em 2007
Foi com um Ferrari prateado. Não seja como o outro, que só lia o ‘ Pravda’.
Se diversificar as suas leituras verá que há mihares de pessoas que com credibilidade sustentam tal. Basta aceder à fundamentação – bem detalhada- do acórdão sobre os crimes da McL… para chegar a essa conclusão. A menos que tenham feito uma lobotomia aos técnicos do verme Dennis e apagado todos os dados informáticos respeitantes aos roubos ( impossível).
Há alguma prova, concreta, do que escreveu, ou é a sua veia Ferrarista a falar? O Ron Dennis era arrogante, mas não era parvo. Não acredito que, depois de ter sido desclassificado em 2007, insistisse na cópia no ano seguinte, até porque devia estar sob o olhar atento da FIA.
Não use a sua ignorância para fazer dos outros parvos. Faz comentários diariamente sobre F1 há décadas (?) e não sabe com que antecedência é projectado um carro ? Sabe ao menos quais eram as funções do Stepney em 97? Tem a mínima noção do conteúdo das 780 folhas sobre os segredos técnicos da Ferrari q esse inglês entregou em Barcelona ao seu amigo Coughlan da McLa….? Tem a noção que foi provado que essas informações circularam na McLa… Acha que esses conhecimentos adquiridos não valem um chavo para o futuro ou q podem ser apagados da cabeça ou do… Ler mais »
Então porque é que a FIA não desclassificou a McLaren, também, em 2008? Sobre o conteúdo das páginas, não, não sei, nunca trabalhei na loja onde foram tiradas as fotocópias.
E já agora, quando quiser chamar ignorante a alguém, faça-o a alguém que conheça pessoalmente.
Eu , há 30!
😁