F1 GP de Abu Dhabi, Q1: Lewis Hamilton eliminado

Por a 7 Dezembro 2024 14:28

Lewis Hamilton não terá grandes recordações da sua última qualificação com a Mercedes. Com um pino preso por baixo do seu carro, o campeão britânico viu o seu esforço arruinado. Charles Leclerc foi o mais rápido, seguido de Bottas e Sainz.

A última sessão de qualificação de 2024 começou com 26 °C de temperatura do ar e 30 °C de temperatura na pista. A McLaren chegava a esta qualificação com o rótulo de favorita, tendo liderado o TL2 e o TL3.

Com o sol posto e as luzes do traçado de Yas Marina ligadas, começava a qualificação que poderia tornar-se fundamental nas contas do título por equipas num duelo McLaren vs Ferrari, que pende para a McLaren. Pela vantagem pontual, pela performance até agora, e pela penalização de 10 lugares de Charles Leclerc.

Lance Stroll foi o primeiro a ir para a pista, enquanto os mecânicos da Alpine trabalhavam no carro de Pierre Gasly, com alguma tensão no ar. O primeiro tempo foi de Stroll, no segundo 24, ainda com muitos pilotos na via das boxes. O segundo tempo foi assinado por Pérez, já no segundo 23, tempo que foi apagado por exceder os limites de pista.

Verstappen passou pela liderança da tabela, sendo destronado por Carlos Sainz, com Kevin Magnussen em terceiro lugar, não muito longe do tempo de Sainz. Oscar Piastri e Lando Norris eram quarto e quinto, respetivamente.

A meio da sessão, Jake Doohan, Liam Lawson, Alex Albon, Sergio Pérez (sem tempo) e Franco Colpainto (sem tempo) estavam na zona de eliminação. No entanto, o tempo de Pérez foi readmitido, com o mexicano a ficar com o terceiro tempo.

As últimas voltas da Q1 começaram com Valtteri Bottas a subir ao primeiro lugar, mostrando a evolução da pista nesta altura. Pierre Gasly fez o quarto tempo, com Leclerc a fazer o melhor registo, ainda com várias voltas por concluir. No final da Q1, ficavam eliminados Alex Albon, Zhou Guanyu, Lewis Hamilton, Franco Colapinto e Jack Doohan.

Charles Leclerc foi o mais rápido, seguido de Bottas, Sainz, Verstappen e Gasly. Piastri foi oitavo à frente de Russell e Norris, que fechou o top 10. Hamilton teve muito azar, pois Magnussen, a tentar desviar-se de outros pilotos, atirou um pino delimitador para a pista, que ficou preso por baixo do carro de Hamilton, arruinando a sua volta.

O homem com mais poles da história terminou a sua última qualificação com a Mercedes em 18º.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pity
Pity
14 dias atrás

A volta do Hamilton não estava a ser espectacular, mas a culpa da eliminação foi do Magnussen, que lhe “atirou” com um pino para debaixo do carro… 😀
Quando as coisas começam a correr mal, tudo acontece.

Pity
Pity
Reply to  Pity
14 dias atrás

Dois fãs do Magnussen sem sentido de humor?

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado