F1, GP de Abu Dhabi: Max Verstappen pediu desculpa a Oscar Piastri
Max Verstappen pediu desculpa a Oscar Piastri depois de uma colisão na Curva 1 durante o Grande Prémio de Abu Dhabi, mas criticou o sistema de penalizações da Fórmula 1 após receber uma penalização de 10 segundos.
O incidente, que ocorreu quando Verstappen tentou uma manobra por dentro, fez com que Piastri caísse para o fundo do pelotão. Apesar disso, a McLaren ainda garantiu o campeonato de construtores após 26 anos de espera, graças à vitória de Lando Norris e à recuperação de Piastri para o 10º lugar.
Verstappen admitiu a culpa, explicando que avaliou mal a distância e tentou travar demasiado tarde. Embora tenha aceitado a responsabilidade e pedido desculpa a Piastri, questionou sarcasticamente a gravidade da penalização, referindo-se aos comissários de pista como “idiotas”. No final, terminou a corrida em 6º lugar.
“O meu arranque foi bom e depois tentei passar pelo interior e rapidamente me apercebi, assim que me comprometi com a manobra, que a distância estava a diminuir. Tentei travar, porque não queria, naturalmente, bater com o Oscar”, disse ele. “Mas, infelizmente, ainda chocámos um com o outro, mas já pedi desculpa ao Oscar. Não é o que se quer que aconteça, especialmente com ele. Ele é um tipo fantástico, mas aconteceu e foi um pouco infeliz”.
“O que se passa é que, quando estamos naquela posição, estamos concentrados no carro da frente… comprometemo-nos. Quando se começa em primeiro ou segundo, nunca se olha para trás. Por isso, fui em frente e depois apercebi-me que ele não me estava a ver. Por isso, estava a tentar sair da situação, mas mesmo assim chocámos.”
“Claro que a culpa é minha. Mas eu estava à espera de 20 segundos, 30 segundos, não sei, stop & go!”, disse sarcasticamente. “Por isso, talvez seja algo a falar para a próxima vez. Já não percebo nada, mas está tudo bem, tanto faz. Não me vou zangar com essas coisas. Não vale o meu tempo e sim, fiz uma pausa. Como eu disse, o mais importante é pedir desculpa ao Óscar e pronto.”
Foto: Philippe Nanchino / MPSA
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Fica-lhe muito bem pedir desculpa ao Piastri, mas escusava de vir com piadinhas sobre a penalização.
Quem não está habituado depois de tanta “coisa” que fez sem nada lhe acontecer, é normal e triste para a competição. deveria haver critérios iguais em situações iguais, e os mesmos comissários, podendo estes serem penalizados por alguém superior (se é que há interesse nisso)
Mais uma vez a culpa é do mundo, não é dele.
E é!… só este mundo é que o atura e lhe dá créditos…
Desculpas não se pedem, evitam-se.
Nunca pediu desculpas a ninguém, está visto… foi sempre certinho… ele pediu desculpas porque tudo está resolvido a seu favor!… se o campeonato estivesse a meio (como varias vezes aconteceu) ia-se queixar ao “marko” ou ao padrinho dele na FIA!… é tipico neste menino
O Max tem TODA a razão, ele estava habituado a meter os colegas de profissão fora de pista e nada acontecia. E por isso acha estranho este tipo de penalizações.
Fica-lhe bem pois foi claramente culpado de uma situação que calculou mal a manobra.
Como várias vezes já o fez e disseram que “eram incidentes de corrida”, entre outras coisas… sem ter havido penalizações, apenas – reprimendas – o que é grave e decidiu muitas corridas á conta disso… e isso é justo?… sem comentários e com isso perde a credibilidade, ele e toda a equipa com tudo o que se passou num passado recente, manchando a competição.
Para manobras ‘delinquentes’ como as que costuma efectuar, sendo useiro e vezeiro, num sistema menos tolerante e com mais rigor, ao fim de algumas penalizações deste teor tinha que ser mandado para casa uma prova. Desculpou-se… ahh, mas lixou a corrida ao outro piloto que perdeu oportunidade de melhor resultado. O MV nem devia ter a audácia de comentar penalizações, que bem merece. O facto é que esta até lhe saiu de borla. Voltou a armar-se em rufia e saiu na boa.
Neste momento, ele está com oito pontos na caderneta. Dependendo de quando irão começar a ser descartados, ele vai começar a ter mais cuidado.
Os primeiros desaparecerão em junho.
O triste disto tudo, é que com essas atitudes, á conta disso venceu provas e titulos sem nunca lhe acontecer nada e a outros que nem lutam pelos titulos são logo penalizados… só isso.
Sim, mas o esquema é muito alongado. Tem de ser mais incisivo, mais pronto e disciplinador. Não gosto de comparações, mas no foot os cartões são um sistema que deixa os ‘afoitos’ e caceteiros de fora num ápice.
Nunca é tarde, mas já é tarde
Para manobras ‘delinquentes’ como as que costuma efectuar, sendo useiro e vezeiro, num sistema menos tolerante e com mais rigor, ao fim de algumas penalizações deste teor tinha que ser mandado para casa uma prova. Desculpou-se… ahh, mas lixou a corrida ao outro piloto que perdeu oportunidade de melhor resultado. O MV nem devia ter a audácia de comentar penalizações, que bem merece. O facto é que esta até lhe saiu de borla. Voltou a armar-se em rufia e saiu na boa.
Merece o prémio ‘Dick Dastardly’ da temporada…
Ainda assim considero-o o maior imbecil de todos os tempos.
Não faltam por aqui aziados frustrados. Até mete dó.
partindo do pressuposto que “aziados frustrados” são aqueles que dizem mal do Verstappen, no qual o meu comentário se inclui, fica a saber que não é uma questão de azia, mas é uma questão de frustração e alguma revolta. A única coisa que o teu carácter infelizmente não deverá conseguir perceber, é que essa frustração não se deve aos resultados do Verstappen, mas sim à conduta própria e da sua equipa que são uma autêntica vergonha percebes? É muito vergonhoso o que se tem visto. E o Verstappen tem andado a ser levado ao colo, e ganho títulos com isso,… Ler mais »
Excelente texto, mas será apenas tempo perdido.
Azia vêm de causas estomacais, a má educação de falta de ‘chá’.
Uma ameniza-se com sais de Seltz ou Epson. A outra com uns puxões de orelhas, no extremo com uma boa ‘surra’.
A primeira normalmente origina-se em ingredientes indigestos, que frequentemente são do tipo da segunda, absolutamente intoleráveis e desnecessários.
É um caso de pedigree, sabe.
Não faltam por aqui comentários de aziados frustrados. Até mete dó.
Ainda bem que “apareces” pouco “por aqui”.